A Anatomia do Estado

Resenhas - A Anatomia do Estado

Johny Cash 20/11/2020

Abridor de mente
Indispensável.
Confesso que fico revoltado com o Estado depois de ler todos esse pequeno grandioso livro.

Tatiana Hollanda 03/11/2020

Rothbard, o ancap raiz
Rothbard é um dos maiores expoentes do movimento libertário, em contraposição ao minarquista Mises, ambos dentro do espectro do liberalismo.

Suas ideias são bem sedutoras (o Estado como um mal desnecessário que deve sair de cena em prol das liberdades individuais), embora utópicas, na minha opinião.

Vale muito a leitura.

lluar 02/11/2020

Acreditei que nessa leitura encontraria novas perspectivas, boas ou ruins, sobre as fundações estatais. Porém, me enganei. Mesmo assim, o compilado histórico e o embasamento político-sociológico da obra são enriquecedores.

Jeimer 12/11/2022minha estante
Rothbard expõe nesse livro a instituição Estado. O objetivo não é apresentar soluções. Se quiser soluções baseado no que Rothbard expôs sugiro alguns como 'O que deve ser feito' de Hoppe e o magnum opus de Rothbard: 'Homem, Economia e Estado'.

Gabriel 20/09/2020

Falou pouco, mas disse tudo
O legado de Rothbard é monumental, profundo e impactante. Neste livro, porém, seu foco foi responder com muita objetividade e sem rodeios questões como "O que é o estado?" e "Como ele mantém seu poder?"

Para um libertário, os ensinamentos deste livro servem como um guia, pela clareza e simplicidade da argumentação. No entanto, para quem se depara com esta obra sem ter conhecimento da filosofia libertária, as palavras do autor chocam, soam como loucura ou simplesmente causam estranheza, e por esta razão o livro deve ser tratado como uma introdução.

Seja como for, recomendo a leitura para todos!

Beatriz Machado 16/09/2020

Certas questões do livro são compreensíveis, principalmente os capítulos iniciais (o que o Estado não é, o que o Estado é e o que ele faz para se manter). Concordo em boa parte com o que foi exposto, principalmente o que o Estado faz para continuar sólido. Eu fiquei muito "meio a meio" diante da leitura... não concordo com 100% do que foi exposto, mas deu para ter uma breve entendimento (não completo, por óbvio são poucas páginas, bem compacto) do que os libertários pensam. Serviu como uma introdução.

rafaelrochax 13/09/2020

"O Estado é a organização social que visa a manter o monopólio do uso da força e da violência em uma determinada área territorial; especificamente, é a única organização da sociedade que obtém a sua receita não pela contribuição voluntária ou pelo pagamento de serviços fornecidos mas sim por meio da coerção."

"Enquanto os outros indivíduos ou instituições obtém o seu rendimento por meio da produção de bens e serviços e da venda voluntária e pacífica desses bens e serviços ao próximo, o estado obtém o seu rendimento através do uso da coerção; isto é, pelo uso e pela ameaça de prisão e pelo uso das armas."

"O 'meio político' desvia a produção para um indivíduo ? ou grupo de indivíduos ? parasita e destrutivo; e este desvio não só subtrai da quantidade produzida como também reduz o incentivo do produtor para produzir além da sua própria subsistência."

"Dado que a produção tem sempre que preceder qualquer depredação, conclui-se que o livre mercado é anterior ao estado. O estado nunca foi criado por um ?contrato social?; ele sempre nasceu da conquista e da exploração."

"Outra potente força ideológica é desaprovar e rebaixar o indivíduo e exaltar a coletividade da sociedade. Pois uma vez que qualquer tipo de domínio implica uma aceitação da maioria, qualquer perigo ideológico para o domínio pode começar apenas a partir de um ou de poucos indivíduos que demonstrem ter pensamento independente. A ideia nova, e principalmente a ideia nova e crítica, só pode ter início como uma pequena opinião minoritária; como tal, o estado tem de cortar a ideia pela raiz, ridicularizando qualquer ponto de vista que desafie a opinião das massas."

Micael 13/07/2020

Vale a pena
Rápido, fácil e com bom resumo da formação do Estado.

Matheus.Araujo 07/07/2020

Por uma nova Liberdade
Numa retórica destruidora ao longo de 7 ótimos capítulos, Murray Rothbard leva o leitor às origens do Estado e demonstra como ele impõe, preserva e transcende o monopólio do uso da força. Rothbard demonstra como a tendência natural do homem é a produção e troca e como a única forma de renda do Estado é o roubo dessas relações privadas da sociedade. O governo autera a mentalidade social, nos fazendo acreditar que dependemos dele, que devemos adorá-lo, que devemos pensar como um coletivo patriota e que o capital privado é sinônimo de egoísmo e ganância. Apesar de diversas tentativas de controle do poder estatal ao longo da história (a Constituição sendo a mais famosa), Rothbard demonstra como o Estado perverteu todos esses limites e os utiliza ao seu favor, sendo improvável a limitação desse poder por meios políticos. Escrito em 1974, é uma análise atemporal de todo e qualquer Estado, do passado e do futuro.
Fooks 07/07/2020minha estante
Com uma resenha dessas dá até vontade de ler uma terceira vez

Raissa kethreen 05/07/2020

Uma visão diferente
Sim, Rothbard destrincha o que seria o Estado em sua visão liberal e nos faz pensar fora da caixinha, contemplando desde o início do contrato, aquele que estudamos na escola, até às configurações atuais.
Honestamente, esse livro trás muitas verdades, coerência e não tem rodeios, deixando bem claro que as trocas voluntárias e mútuas e a produtividade são essenciais em uma sociedade pra se ter uma melhora no padrão de vida.

"A maior ameaça ao Estado é a crítica intelectual independente"

Boa Leitura!
Jamile.Almeida 05/07/2020minha estante
Vai entrar na minha lista!

Raissa kethreen 06/07/2020minha estante
Vai fundo!

Luan.Cordeiro 04/07/2020

Desde quando Leviatã assina contratos?
Será que em cada favela do RJ ou SP existe um "contrato social" firmado entre seus moradores e as milícias que ali dominam ou pra isso ainda falta a falsidade intelectual da proteção e do cuidado?

Tríade básica do libertarianismo, aqui Rothbard faz uma retrospéctiva histórica e filosófica sobre os diversos Estados e suas formações. Faz uma crítica sobre quais os mecanismos utilizados por tais grupos que cuminaram em sua aceitação social e quais os verdadeiros interesses de tais grupos dominadores: a proteção do outrem ou sua parasitagem?

Como sempre, Rothbard entrega uma leitura fácil e rápida, mas envolvente e com ideias radicais sobre a sociedade em que vivemos e quais as forças que estão por traz de tais arranjos. Uma afronta a qualquer estadista ou àqueles que pensam que podem montar sob o Leviatã sem ao final serem engolidos pelo monstro.

Renisson 02/07/2020

Você não é o Estado!
Murray Rothbard é bem direto neste livro esplando com uma linguagem simples sobre o tema.
O livro tem notas no rodapé que enfatiza ainda mais o que o autor quer falar, e a linguagem do livro super fácil

Júlio 21/06/2020

Um must-read para qualquer libertário

Neste breve livro, Rothbard faz um trabalho magistral em apontar concisamente como o Estado detém do monopólio da violência e nos agride sistematicamente, tornando sua mera existência anti-ética pelo ponto de vista libertário. O único problema, vejo eu, é que falta sutileza na argumentação de Rothbard - em que pra exemplificar seus pontos - ele passa a falar sobre períodos históricos cujo o leitor pode não estar familiarizado, e por consequência, pode se perder na leitura.

Reccanello 15/06/2020

Poderoso!
Um livro que deveria ser obrigatório em todas as escolas! A força do pensamento de Rothbard é assustadora, atraente e, se não leva inexoravelmente ao libertarianismo, cria no leitor aquela aversão sadia e necessária à excessiva intervenção estatal na vida das pessoas.