A peste

A peste Albert Camus

Resenhas - A Peste

Elaine Messias 01/01/2022

Um retrato das reações humanas
Uma cidade isolada enquanto está contaminada pela peste. Pessoas morrendo. Indecisão das autoridades. Diferentes atitudes médicas. Humano, demasiado humano, assim como o que estamos vivendo atualmente.

Sílvia 31/12/2021

Sem palavras para descrever essa maravilha
Já ouvi dizer que os grandes autores de todos os tempos às vezes são tidos como profetas, pois conseguem apreender as diversas nuances de seu próprio tempo e projetar possíveis resultados futuros. Foi o que Camus fez ao produzir esta obra. Tirando a parte tecnológica, parece que ele está falando dos nossos dias atuais de tão acurado que ele foi ao redigir o texto de A peste. O medo dos políticos em tomar medidas antipopulares, a hipocrisia religiosa, os médicos perdidos,a burocracia da máquina administrativa, a festa dos jornalistas, a dor de quem está sozinho ou separado dos familiares, a corrupção do comércio e da segurança pública, o eterno contrabando que o dinheiro proporciona a quem o tem. No texto, tudo começa com um rato morto, a peste está instalada numa pequena cidade marítima que fica de costas para o mar, só lendo para entender, as primeiras pessoas doentes, a suspeita que corre de boca em boca, as tentativas de fuga do estado de sítio. Uma leitura fascinante de tão atual

Adriana1090 27/12/2021

A peste
"Na verdade, ao ouvir os gritos de alegria que vinham da cidade, Rieux lembrava-se de que essa alegria estava sempre ameaçada. Porque ele sabia o que essa multidão eufórica ignorava e se pode ler nos livros: o bacilo da peste não morre nem desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido nos móveis e na roupa, espera pacientemente nos quartos, nos porões, nos baús, nos lenços e na papelada. E sabia, também, que viria talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz."

Magasoares 20/12/2021

A Peste
Acho que li esse livro na hora errada. Como estou saturada de ouvir falar sobre o COVID19, não dá para avaliar direito se não gostei por isso, ou por a estória ser mesmo cansativa. Portanto não recomendo você ler, estando nós numa pandemia.

Wellington Carneiro 19/12/2021

A eterna peste
Um livro infelizmente atual. Consegue fazer um paralelo muito bom com todo o caos que estamos passando nos últimos anos.
A leitura é um pouco desa e pesada, mas vale bastante a pena.

Lorem 05/12/2021

Qualquer semelhança com a realidade...
Primeiro de tudo, um salve a meu amigo que pedi uma recomendação de livro para relaxar e esquecer os problemas, e ele me mandou esse em plena pandemia.
Obrigada, te odeio.
Mas vamos ao ponto. Depois de terminar esse livro (e ter uma crise pela segunda vez ao ler um livro de Albert Camus), fui pesquisar sobre o momento histórico em que ele foi criado, e o fato de a peste no livro ser um simbolismo sobre a invasão das ideias doentes durante a guerra. O que faz todo sentido, porém enquanto eu lia tudo em que conseguia pensar era em como a situação me soava tão familiar. Negação? Pessoas se aproveitando da situação para lucrar? Embate entre Religião e ciência? Pessoas se ajudando no pior da situação? Check.
E tudo isso na escrita realista de Albert Camus, na maneira quase seca de como os eventos se desenrolam.
Ao fim da leitura não estava relaxada como queria, mas ainda assim agradeço pela recomendação.
Me senti em Orã, aqui também por falta de tempo e reflexão somos obrigados a amar sem saber.

João Sales 27/11/2021

A Peste
Escrito em 1947, A Peste virou um best seller em 2020 com a pandemia visto a similaridade do ambiente descrito por Albert Camus na fictícia cidade de Orã.

Segundo algumas leituras que fiz sobre o livro a doença seria uma alegoria do nazismo. Sinceramente percebi isso em poucas situações e ainda forçando a barra pra identificar essa relação.

O livro é muito bom. Não a toa pesou na escolha de Camus pra ganhar o nobel 1957.

Veri 25/11/2021

Difícil tempo de pandemia
Albert Camus escreveu A Peste em 1947. Mas o conteúdo é tão atual. Se passa em Orã, na Algeria, que é tomada pela peste e fica em isolamento do resto do mundo por muitos muitos meses. Apesar da doença do livro ser bem diferente da Covid-19, as questões humanas retratadas não poderiam ser mais conhecidas por nós em 2020/21.

?? parece que os nossos concidadãos tinham dificuldade em compreender o que lhes acontecia. Havia os sentimentos comuns, como a separação ou o medo, mas continuavam a colocar em primeiro plano as preocupações pessoais. Ninguém aceitara ainda verdadeiramente a doença.?

?A primeira reação, por exemplo, era culpar as autoridades.?

?Já não havia então destinos individuais, mas uma história coletiva que era a peste e sentimentos compartilhados por todos.?

Flávio 24/11/2021

Entre a vida e a liberdade
A peste foi escrito em 1947 e conta como os cidadãos de Orã enfrentam uma epidemia de peste bulbônica causada pela pulga do rato, sob a ótica do médico Bernard Rieaux. Os habitantes vivem seus dilemas e conflitos, quando a cidade é fechada, e sozinhos, lutam dezesperadamente pela vida e sua liberdade.

Luciana Luz 20/11/2021

A Peste
Este livro foi escrito em 1947, mas poderia ser 2020.
Camus escreve com sensibilidade e profundidade sobre o ser humano. Mais do que sobre a peste, sobre o ser humano.
Me impressionou identificar cenas e situações da pandemia que vivemos nas páginas do livro. Muito além da doença, mas das reações humanas nos momentos de crise, isolamento, dor e morte eminente.
Alguém poderá realmente sair ileso?
Fica a questão.

Alex 05/11/2021

Foi difícil no começo, mas..
No começo foi bem difícil de ler e manter o foco, mas do meio para o final a história melhorou muito, e apesar de ser um livro antigo, o assunto bem atual

Flávia.Heleno 30/10/2021

"O mais forte desejo de nossos concidadãos era e seria agir como se nada tivesse mudado e que, portanto, nada, em certo sentido, seria mudado, mas que, em outro sentido, não se pode esquecer tudo, mesmo com a vontade necessária, e a peste deixaria vestígios, pelo menos nos corações."
Impossível não ler esse livro e comparar com a atualidade.

MarcosQz 29/10/2021

Apesar da época do lançamento dó livro, é uma história perfeitamente atual, mais atual do que gostaria para falar a verdade. A vivência e a convivência durante uma pandemia, aqui chamada de peste, é igual ao viemos passando desde o início da pandemia de covid, a época é outra, a situação é a mesmo. A diferença é que a peste atinge uma cidade apenas após ratos saírem de seus cantos escuros para morrerem na rua. É o bastante para o fim.
O interessante não é nem a peste, mas como se dá as relações, as amizades, os amores, as tentativas de fuga, o instinto e o desejo de cada personagem.
Uma boa leitura.

César Ricardo Meneghin 21/10/2021

Intrigante...
Tenho certeza que Camus, fez uma viagem no tempo até 2020. E depois voltou e escreveu este livro.
Os paralelos são vários. E não podemos deixar de ver o lado mais profundo.
O ser humano, é sua incapacidade de aprender e entender a vida.

DIÓGENES ARAÚJO 09/10/2021

Pode parecer uma leitura um pouco difícil, mas nem tanto.
O livro foi escrito como uma alegoria ao nazismo, mas para quem lê durante a atual pandemia do covid (como eu), esse paralelismo acaba sendo mais difícil de se perceber, acabamos associando as similaridades com a pandemia atual e nos afastando do sentido original do autor.
Abordagens como negação, fé, esperança, desespero, controle estatal, escassez, racionamento, distanciamento familiar, entre outros, são algumas das similaridas da peste vividas pelos habitantes de Oran (Cidade assolada pela peste) e nossa sociedade atual.
Vale muito a pena a leitura e reflexão.