Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Thailinne 25/07/2022

Crash: uma breve história da economia
Que leitura excelente! A escrita é muito fluida e extremamente didática sem te fazer parecer um idiota ahhahahha O autor da bastante conceitos e explica a história de uma forma muito, muito boa. Nem sei dizer pq eu demorei tanto pra terminar. Leitura mais do que recomendada.
JAlia 25/07/2022minha estante
Me deu vontade de ler!

Thailinne 28/07/2022minha estante
Vai ser divertir! O autor é todo engraçadinho hahaha

Igor 16/10/2023

Didático e ao mesmo tempo super informativo!
Excelente livro! mto didático e ao msm tempo super informativo. reconendo não só p/ quem tem interesse em entender a história da economia global mas tb p quem ja tem conhecimento e quer aprofundar ainda mais.
os capitulos d inflação, credito bancario e DI sao mto bons aliás
Julyana 19/10/2023minha estante
amei a resenha! Vou ler ????

ancamo 20/09/2011

Absolutamente sensacional este livro! É inimaginável o qto dsomos privados da verdadeira História, a História real! Não a que nos é passada pelos livros didáticos! Mas as veradeiras razões que fizeram a grandeza de Roma, que financiaram a expedição de Cabral e outros eventos importantes.
E como a economia atual não passa de um reflexo do passado. De um passado, as vezes, milenar! Basta dizer que o Plano Cruzado dos anos 1980, que visava o controle da inflaçao através do congelamento de preços, teve sua origem na Roma antiga! E que o mercado de ações surgiu na Holanda para financiar expedições para a Índia em busca de especiarias!
Nada que apareçe em livros didáticos. Por razões , muitas vezes com fundo "acadêmico", se prefere divulgar apenas o lado "oficial" desses fatos, omitindo o que eles tem de curioso e fascinante.
E isso acontece em todas as áreas do conhecimento. Pouca gente percebe o qto certos eventos influenciam outros. O qto um simples software de rede social (Facebook) pode gerar um impacto tanto na economia qto na sociedade.
E é isso que este livro se propõe. Relacionar estes eventos para explicar a economia de forma mais didática e menos maçante, sem as teorias e o jargão incompreensível do economês. Como está escrito numa das orelhas do livro "100% sem jargão".
Leitura despretenciosa, para aqueles que curtem passar o tempo de forma agradável, como ir ao cinema ou ouvir música. Mais que recomendado.

Alan 14/09/2011

Vale a pena
Quem em sã consciência escolheria um livro sobre historia da Economia para como um livro divertido de se ler?
Alguém que conhecesse o Alexandre Versignassi pelos textos dele na Superinteressante, pelo menos suspeitaria...
Mas o livro é melhor: O texto é leve e flui de uma maneira que, quando vc vê, leu, aprendeu e se divertiu com 100 páginas, deixou o arroz queimar, esqueceu daquele relatório chato, perdeu um IPO... e tem a certeza que, pela leitura, valeu a pena!

luke2109 16/02/2012

Surpreendente
Está aí um livro sobre economia que é realmente surpreendente. Normalmente as pessoas torcem o nariz quando falam sobre economia. Isso porque os economistas falam dela de uma maneira tão hermética tornando-a incompreensível para a grande maioria das pessoas.
A meu ver, o grande mérito de Alexandre Versignassi, foi tornar um assunto enfadonho e obscuro uma coisa de fácil compreensão e ao mesmo tempo muito divertida.
Ele vai abordando os acontecimentos econômicos, ao longo da história, de uma maneira tão hilária que ao mesmo tempo que você se diverte com a leitura você vai tendo a sensação que algo vai sendo descortinado ante seus olhos.
Um dos melhores livros sobre economia que eu já li. Recomendo tanto para os que gostam do assunto quanto para aqueles que sempre viram economia como uma obscuridade enfadonha.

Rodrigo 07/07/2012

Muito bom.
Eu pensava que sabia alguma coisa de economia e depois que li esse livro percebi que não sabia nada!
O livro é muito bom e dá uma verdadeira aula de economia.
Apesar de tratar de assuntos que a maioria da população considera complicados e de vários termos técnicos, o autor escreve com tanta clareza que torna o livro de leitura muito fácil.
Muito bom as comparações que são feitas ao longo do livro e prinpalmente a proximidade com que o escritor tem com o leitor durante todo o livro.
Além de todo o conhecimento, há ainda espaço para uma pitada de humor muito bem colocada.
"pode isso arnaldo?" Acreditem se quiser, mas ele usa esse termo no livro! hahaha
Além disso, aproveitem para ler logo que o livro é super atual(2011)
Mereceu 5 estrelas e boa leitura!

Eduardo 12/05/2012

O livro CRA$H é chamativo pela capa, e logo que comecei a ler, ficou acima de TODAS as expectativas - Um dos MELHORES livros que já vi! Mostra como a economia evoluiu ao longo do tempo, espaço e da história, desde as cavernas, Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento, Europa, EUA.

A escrita é interessante, fácil de compreender e repleta de conhecimento. Achei hilárias as referências à biologia, psicologia, física e até cultura pop. Extremamente inteligente e instigante. Tudo o que parece complexo se une de forma jamais vistas em qualquer livro didático ou noticiário.

Importante para entender como as coisas funcionam, dinheiro, trabalho, sociedade, bancos, governo. Tudo está interligado e influencia diretamente no resto. O livro também não deixou perder o lado curioso das coisas, é incrível. Bem atual (2011), explica a situação brasileira, americana, mundial. Ótimo para compreender o impacto social daquelas notícias de economia que pareciam tediosas. Além disso, um estímulo inspirador para conhecer o quão fascinante é o mundo do dinheiro, assunto ainda banal para a maioria do público.

Crash é indicado para QUALQUER pessoa, fez entender de verdade o que é o dinheiro, porquê é assim, e ainda, porquê funciona. Uma leitura muito agradável e esclarecedora. Eu estou recomendado para todo mundo! Parabéns e obrigado ao autor Alexandre Versignassi e à editora Leya por esta obra incrível, extraordinária!

vinimcdba 28/05/2012

Livro de fácil leitura,agradável e educativo
Muito bem escrito por Alexandre, que conseguiu criar uma sequencia histórica sobre a origem do dinheiro de forma muito simples para o público geral, dispensando pré-requisitos de conhecimentos específicos de economia por parte do leitor. São conhecimentos básicos para todos que querem aprender como funciona a mecanica do dinheiro na economia, e de forma leve, até divertida às vezes...

Recomendo a leitura e inclusive pretendo rele-lo em breve!

compre ele pelo Buscapé:

Jaime 26/10/2012

Li, estou relendo, e provavelmente irei ler de novo futuramente ... o livro é fascinante do inicio ao fim!!! esclarece muitos assuntos, e trás a economia ao entendimento de "meros mortais"!!!
o mais impressionante é que ele é divertido, parece que você esta conversando despojadamente com um amigo!!!
altamente recomendado !!!

wrodriguesst 06/10/2012

Clássico
Excelente livro, leitura obrigatória para quem quer conhecer a história da economia mundial......

Danilo.Brizida 09/02/2024

Livro sensacional, autor extremamente didático, exemplos práticos e com uso de termos facilmente entendido pelo leitor não habituado a economia/mercado financeiro. Em poucas páginas adquirimos uma boa bagagem sobre economia e finanças.

Ricardo 06/05/2013

Esse não é um livro de História
História é diferente de passado. História não tem a pretensão de revelar a verdade sobre o passado. História é mais do que um conjunto de curiosidades agrupadas sobre o passado. História é uma produção humana do presente de escrever sobre o passado, baseando-se em evidências documentais e consenso historiográfico. Por esses motivos, esse não é um livro de História. Não que isso seja algo ruim, só é ruim ser vendido ou entendido pelos leitores como um livro de História.

Se por um lado, o jornalista tem fluidez na escrita, capacidade de prender o leitor e atingir um público amplo. Por outro lado, peca pela falta de citação das fontes na maior parte do livro, pela generalização, pela ênfase em curiosidades e pela perspectiva de que a História relata a VERDADE sobre o passado. Além disso, causa incomodo a simplificação e a linguagem teen descolada, ao estilo revista Super Interessante.

Dito isso, é um livro didático e útil para entender um pouco sobre o mercado de ações e seu surgimento.

Paulo Silas 16/06/2013

Excelente!
O autor conta a história da economia de uma forma cativante e arrojada, com uma escrita que prende a atenção do início ao fim.

Livre de jargões, o livro faz com que o leitor tente entender (ou pelo menos chegue perto disso) o caótico e confuso mundo da economia, elucidando o funcionamento do sistema financeiro, política monetária e vários fatos históricos marcantes, como a Grande Depressão de 1929, a Crise de 2008, o Período de Grande Inflação no Brasil, entre muitos outros.

A análise, num estilo próprio, sobre fatos e acontecimentos do mundo da economia, resulta numa melhor compreensão de como essa ciência inexata funciona.

Recomendadíssimo!

Kadu 26/10/2013

Fantástico
Livro fantástico! Para mim, que sempre gostei de economia e sempre quis entender como esse mundo complexo funciona, este livro abriu minha mente. Não esperava menos, e superou todas as minhas expectativas. Alexandre Versignassi falou de algo tão complexo com uma clareza impressionante, que ao final do livro, deu aquele sentimento de "poxa... acabou..." rs