O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias Cao Hamburger

Resenhas - O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Eduarda.Brandes 30/12/2023

Foi o primeiro roteiro oficial que li. A descrição dos movimentos, localizações e expressões dos personagens tornam a imaginação da história muito mais vivida, ainda mais este exemplar que conta até mesmo com a imagem dos personagens. Pretendo ler mais roteiros, são uma forma diferente e específica de escrita, mas que é muito interessante. Outro fator de destaque é a história contada, em que pode-se observar a inocência do garoto diante da situação vivida na ditadura.

joanzitos 18/12/2023

Que gostosinho de ler esse roteiro! acabei lendo em 2 horas pro vestibular mas me surpreendi, a história foi muito bonita, contando a ditadura militar no brasil por outra visão

paolla.torrilhas 01/12/2023

Leitura ufsc
Mt massa fiquei curiosissima pra estudar e entender mais tanto o contexto quanto a escrita em si

segundo roteiro que li e aos poucos a gnt se acostuma, entao vale a pena ler e entrar em contato com esse formato

Cams 15/11/2023

É um livro em forma de roteiro, então no inicio pode parecer meio estranho e confuso, mas depois que vc se acostuma vira uma leitura mt boa, que traz conhecimento sobre o acontecia tanto na vida de pessoas ?normais? quanto naquelas que sofriam com a ditadura da época

Vini Laux 12/10/2023

Bem feito
Primeiro roteiro de cinema que li, por ser requisito de leitura obrigatória da UFSC. Gostei muito da alma mais "moleque" do filme, da ótica infantil sobre um momento horroroso na vida do próprio Mauro e do nosso país. O pano de fundo envolvendo futebol, ainda mais o melhor do nosso futebol (Copa de 1970), dá um gostinho mais saboroso para a leitura.

gi 16/09/2023

Aos olhos de uma criança
Nunca tinha lido um roteiro, e acredito que esse todos deveriam ler. A sensibilidade da escrita ao narrar os ?anos de chumbo? pelos olhos inocentes de uma criança é cativante e te faz não querer mais parar. É lindo ler assuntos religiosos, políticos e relações sociais interligarem-se.

mariaalink 18/08/2023

Leitura de prova!
Nunca tinha ouvido falar nem no livro e nem o filme, mas gostei muito da história! Nunca tinha lido um roteiro, gostei da experiência, e tbm gostei bastante da história em si!

impriscilinha 25/07/2023

Mais uma leitura obrigatória que eu gostei bastante!!!!
nunca tinha lido um livro em forma de novela, no começo estranhei muito mas fui me acostumando.
A história fala sobre a ditadura militar no Brasil, junto com a Copa do Mundo. Fala sobre os jovens militantes, que foram oprimidos e como suas famílias acabaram sendo prejudicadas também.
gostei bastante.

Isadora.Valerim 25/07/2023

Passou a Copa
Gostei muito da história, toca num ponto sensível da história brasileira pelos olhos de uma criança. O medo, a propaganda governamental e a censura pairam sobre desenrolar da trama. Diria que é uma história que reflete a vida de muitos Mauros e Mauras na década de 70.

Se você não gosta de ler roteiros, recomento que ao menos assista ao filme (que é muito bom também). Acredito que todos podemos tirar lições dessa obra.

Eduarda.Segatti 24/07/2023

O que é issoooo
Meu deus sensacional, nunca tinha lido um roteiro (li por causa da UFSC) mas nossa. MUITO bom. Triste, emotivo,empático. A história é linda, rápida e emotiva.

amei muito

Lua 08/04/2023

"Solitário como um goleiro"
Primeiro li o roteiro e depois vi o filme, o que me permitiu prestar mais atenção aos detalhes de cada cena depois de ja ter imaginado.
Os personagens são bem construídos e se desenvolvem bem com a história. É muito bonito ver o Mauro criando laços com as pessoas do bairro mesmo em um período tao difícil longe dos pais.

Também tem um forte contraste entre a emoção e animação da copa do mundo de 70 e a censura antidemocrática; o futebol como válvula de escape da tensão da ditadura. Tudo isso pelas lentes do olhar infantil de Mauro, mas nem por isso desatento.

"... E mesmo sem querer, nem entender direito, acabei virando uma coisa chamada exilado. Eu acho que exilado quer dizer quem tem um pai tão atrasado, mas tão atrasado que nunca volta pra casa"

beatriz 04/04/2023

Quem diria que uma leitura de vestibular me faria chorar
Uau, uau, UAU! Esse é o primeiro roteiro que eu leio na vida e... uau-
Que história fantástica!! Essa junção da ditadura militar com a copa dos anos 70 foi muito bem feita. Eu amei todos os personagens e senti que todos foram extremamente bem construído. Me apeguei muito ao Mauro e senti toda sua agonia e desespero. Por ser um roteiro, essa leitura é muito rápida e flui muito bem (demorei um pouquinho mais de 2 horas pra terminar). A única coisa que eu senti que faltou um pouquinho foi uma explicação melhor do porquê certas coisas acontecem com o Shlomo mais pro final. Tirando isso ta perfeito! Mal posso esperar para ver o filme!
Isadora.Valerim 24/07/2023minha estante
Vestibular da UFSC?

beatriz 25/07/2023minha estante
isso mesmo kkkkk

Isadora.Valerim 25/07/2023minha estante
Terminei esse hj, agora só faltam 3 ???