A Barca dos Amantes,Romance

A Barca dos Amantes,Romance Antônio Barreto

Resenhas - A Barca dos Amantes

Ak4me 16/06/2022

É um livro comum, não gostei muito por conta das páginas brancas (eu odeio páginas brancas, tenho muito preconceito com elas) mas é um bom livro, leiam

Bia 29/04/2021

Lembro que quando li, aos treze anos, achei-o bem chato. Mas, curiosamente, esse livro nunca saiu da minha cabeça e, mesmo sem relê-lo, fui mudando de opinião. Tudo bem que o Tomás Antônio Gonzaga provavelmente era um mala e arrumou outra na vida real depois que foi exilado, enquanto a Maria Dorotéia ficou esperando ele pra sempre (acho né, às vezes ela nem foi boba assim), mas, no livro, o romance deles é lindo e triste. Uma das partes de que mais gosto é, no início do livro, quando o autor diz que, no final do amor, os amantes devem colocar na barca tudo aquilo que nunca disseram um ao outro e jogar no rio ou no mar, para ser levado pelas águas até a outra pessoa (ou alguma coisa assim). Fiquei tão envolvida com esse trecho, achei tão poético, que, quando o meu namoradinho da época terminou comigo, escrevi uma carta pra ele, fiz um barquinho de papel e queria porque queria jogar na correnteza quando chovesse (o surto). Graças a Deus, algum bom senso de última hora me impediu de poluir a rua, mas ainda tenho o barquinho guardado, com muito carinho, de lembrança de um dos meus primeiros amores.

Tainá 08/01/2019

Desperdício de um tema interessante.
Livro sem graça. Uma história que tem elementos que me interessam, pois adoro uma ficção histórica. Mas uma condução da história bem mediana. Personagens femininas superficiais, só existem na história em função do macho. Marília não diz uma única palavra em todos os seus capítulos que não tenha relação ao seu amor. Deja a famigerada mulher escravizada "apaixonada" por seu patrão que ainda se transforma no clichê da amante vingativa. Aff!
Queria ter visto mais do planejamento da Inconfidência, ver mais dos personagens envolvidos nessa parte importante da história mineira. Mas o autor desperdiça literalmente metade do livro em devaneios e sonhos dos amantes separados que achei chatíssimo.
Só li por obrigação de vestibular, se não acho que nem teria terminado.

Maíra 26/11/2010

Decepcionante
Inicialmente o livro e e sem graça, na 1 parte, onde ele sai e conta a vida dele em lisboa.

A segunda parte e perfeita , onde a variação do narrador ora, com a marilha ora o dirceu da um charme especial.

Tudo esta lindo até entra Djanira entrar na historia e me fazer ODIAR o dirceu.

Emfim a seugunda parte e otima , super gostoso de ler, mas chaga na terceira parte e acaba todo o "encanto" do livro .

O Dirceu fica "doidão" e os leitores tem uma dificuldde de saber o que e verdade e o que e imaginação dele.

O livro acaba "sem mais nem menos" e é pessimo o final , não sei porque mas estou acostumada a ler livros com finais felizes, sendo assim se vc espera um , acredite fique longe deste livro.

Boa Leitura

Babi Viegas 18/06/2010

"Quero estourar meu coração num barco a vela..."
O livro transborda de poesia e tristeza. A leitura, porém, não é fácil. Sobretudo para aqueles que não apreciam a história, pois o romance é permeado de fatos e acontecimentos históricos. Os que persistirem, no entanto, deleitar-se-ão com as belas palavras de uma Marília, eterna amante de Dirceu.
A única coisa ruim deste livro é, sem sombra de dúvidas, a editora, pois é só abrir o livro pela segunda vez que as páginas já começam a soltar e cair.