Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


690 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


LetAcia 24/05/2023

Ok, esse é o segundo livro que eu li para o vestibular e realmente gostei kkk

?Angústia? é realmente angustiante ?
Por mais que tenha muitos flashbacks e não seja separado em capítulos, eu até que achei fácil de ler.
É um livro para ser lido mais de uma vez.
Maria 08/06/2023minha estante
Amiga também vou ler para o vestibular e deixa eu te perguntar. Você demorou para ler? Pq eu vejo gente falando que realmente angustiante ler isso


LetAcia 15/06/2023minha estante
Eu não achei tão difícil, mas li já ?sabendo? oq iria acontecer. Estou fazendo isso com quase todos os livros para o vestibular kkk tô achando beeem mais fácil de interpretar assim




Thiago.Napier 24/05/2023

Trecho que descreve o livro + minha experiência + conselho
Como diz o posfácio da edição da record: "... a caracterização do personagem de Luís da Silva se dá pela figura dominante de incompatibilidade. Incompatibilidade de temperamentos... Angústia [...] é um romance onde laços de intimidade familiar e amorosa, ou de amizade profunda, não são atados. Laço é morte. Pedaços de corda e corpos de cobra pululam pelo romance... A solidão é o estado natural do narrador/personagem, isto porque a aproximação do outro corrompe: ' Eu queria gritar e espojar-me na areia como os outros. Mas meu pai estava na esquina [...] e não consentia que me aproximasse das crianças, certamente receando que me corrompesse. Sempre brinquei só. Por isso cresci assim besta e mofino".
A personagem é pura neurose.
O regionalismo e a volta ao passado não me prenderam, mas me esforcei pelo clássico. As palavras difíceis me pegaram o ritmo de ler.
Alguns momentos serão bons, de certeza, pois a escrita-narrativa não falha em contar uma história plausível para a dor universal. A raiva dos superiores, dos burguêses, a raiva de quem ama, a raiva das mulheres e até raiva do povo pobre. A raiva é descrita com maestria.
Vale a pena ler. Se você puder ler mais do que o autor escreveu do que uma pessoa desapercebida leria, vale a pena e lerá melhor que eu. Tenha paciência com o passado dele e relacione com quem ele é hoje. Se pegar isso, vai melhorar a leitura em 100%.
Eu confesso que não pude dar devida importância à obra que tem, porém pude pegar alguns momentos bacanas e a crítica ao governo vargas e à urbanização é massa. Mostra a personagem fragmentada.
comentários(0)comente



maryfirst4 20/05/2023

Primeira leitura ?????????? do ano!!
Não esperava que essa ia ser uma leitura cinco estrelas, mas fui surpreendida positivamente
que livro incrível! intrigante, interessante, envolvente; eu amei!
teve um começo, meio e fim muito bom e não ficou uma ponta sem nó.
a única coisa ruim foi que haviam partes em que ele trocava de assunto ou entrava em uma linha de pensamento muito abruptamente, e eu ficava um pouco perdida; mas no geral, foi um livro estranhamente muito bom!!!
swiftsfield1 21/05/2023minha estante
LACRE




amante de romances 20/05/2023

Não é meu estilo
"Angústia", de Graciliano Ramos, é um livro que foi publicado enquanto o autor estava preso, ou seja, não houve revisão de seu texto. E para aqueles que se interessam pela temática, isso deve ser uma maravilha. Entretanto, não sou parte desse grupo, então senti a leitura se arrastar oor décadas. Aqui a gente acompanha o Luis da Silva, um funcionário público, descendente do coronelismo, que vai viver numa metrópole varguista e acaba sendo confrontado com as relações interpessoais da cidade grande. Ele se apaixona pela vizinha, cria uma rivalidade imensa, porém sem coragem de externalizá-la, por Julião Tavares, e vive num bairro pobre, com personagens muito representativas de pessoas nessas condições. Ao longo da narrativa, Luis vai se mostrando cada vez mais obcecado com Marina, um verdadeiro paranóico, o que se reflete na escrita. Parágrafos chegam a ter mais de 3 páginas, o narrador se repete por diversas vezes, e é inevitável a divagação. Foi uma experiência interessante de leitura, mas não a repetiria.
comentários(0)comente



dudalfreire14 18/05/2023

Obra prima da literatura
Angústia tem uma das escritas mais belas e únicas que já encontrei. Graciliano Ramos utiliza de uma forma as palavras, tão expositivas e sentimentais, que transforma angústia, uma história ordinária, em uma obra extraordinária, mostrando somente a grandiosidade da escrita do Graciliano. Quando alguém é capaz de escrever assim, sabe-se que o papel dele no mundo era ser Escritor, com E maiúsculo pois alguém com esse talento jamais irá somente escrever, como irá compor histórias com a maior das maestrias, inventar narrativas e reinventar a língua de tal maneira que nunca, em 100 anos, haverá alguém igual.
comentários(0)comente



Laisa.Gonzaga 17/05/2023

Fuvest boboca
Não é ruim ?? o negócio é que toda a confusão do Luis da Silva te deixa confuso neeeeee, então a leitura fica BEM PESADA, demorei horrores pra ler esse querido

completamente maluco da cabeça
comentários(0)comente



Fernanda1901 17/05/2023

Livro denso não pela história, mas pela forma de escrita. Angústia ao se sentir preso a trama de uma mente que pensa e devaneia ao se sentir amarrado a realidade.
comentários(0)comente



isabela1177 17/05/2023

Que massacrante caras
Que livro insuportável caras, literalmente angustiante, foi um trajeto terrível ler isso daqui caras, não indico a ninguém
comentários(0)comente



Rafaela Marques 14/05/2023

Quase que não acabo. final surpreendente mas mesmo assim a leitura é mt cansativa, não recomendaria?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel621 12/04/2023

As leituras auxiliam-me, atiçam-me o sentimento.
O livro conta a história de Luis da Silva, sobre como ele se apaixonou por Marina ao ponto de cometer um assassinato para tê-la. Nesse meio tempo mostra como foi sua infância, adolescência e sua vida adulta (o agora). Julião Tavares que foi morto por Luis era um homem rico que havia conquistado Marina com a riqueza.

O livro se passa na segunda fase do Modernismo e foi escrito na Era de Vargas, onde o autor foi preso e publicou o livro ainda em cárcere. Angústia é narrado em primeira pessoa e sempre vai estar focado nas emoções do personagem!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



cabeca falante 09/04/2023

Que a minha vida é sofrendo por causa de uma mulher bandida já teve noite de eu querer beber veneno...
- Luís da Silva, Angústia: Graciliano Ramos
comentários(0)comente



AnastAcia 07/04/2023

Agunustiante e bom
Precisa se esforçar um pouquinho no começo pra continuar a leitura porque o livro é realmente angustiante. Mas o final se completando com o início não te deixa parar de pensar sobre a obra, por conta do fluxo de pensamento a leitura é bem rápida, apesar de que o começo pode ser complexo pela troca de espaço temporal. É um livro muito bom mas queria gostar mais do que gostei de fato, a estrutura e a escrita dele me deixa encantada mas a maior parte da leitura é ok, não sinto conexão com os personagens, não ligo pro que vai acontecer, enfim talvez seja culpa do protagonista ou talvez seja porque é uma leitura obrigatória :p
comentários(0)comente



lililu 05/04/2023

Livro angustiante
Um livro bem sentimental e íntimo. Achei o desenvolvimento bem confuso, por que as linhas temporais eram misturadas.
Em questão de enredo eu achei interessante, a obsessão com a Marina, o retrato do dia a dia. Como é narrado em primeira pessoa não temos certeza sobre o assassinato, mas eu gostei muito do último capítulo. Não é meu estilo favorito, por que eu acho confuso e cansativo
comentários(0)comente



690 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR