Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

ariel.paula 04/12/2023

?Os defeitos, porém, só me pareceram censuráveis no começo das nossas relações. Logo que se juntaram para formar com o resto uma criatura completa, achei-os naturais, e não poderia imaginar Marina sem eles, como não a poderia imaginar sem corpo?

É brilhante a forma como o Graciliano Ramos mergulha na psique do seu personagem atormentado por suas próprias contradições. A maestria da narrativa dessa história mergulha o leitor em um estado de melancolia compartilhada com Luís da Silva, o tal protagonista. O autor realmente urge uma teia de angústia nesse livro a cada acontecimento.

Leticia Borges 28/11/2023

Uma leitura angustiante
Livros do Graciliano sempre me pegam pelas lembranças das histórias dos meus avós, que também são alagoanos e que têm tanto em comum com os personagens da ficção. Angústia não tem a mesma crueza da escrita dos outros livros que já li do autor, mas traz a brutalidade do cotidiano do sujeito pobre em uma capital durante o pós-independência. Tudo angustia: as lembranças, a descrição dos ambientes, as ações truncadas e os delírios que marcam a obra até o fim.

osaif 23/11/2023

Talvez o maior desafio da vida seja lidarmos com nós mesmos.
Primeiramente: caso você queira ler o livro e seja sensível, toma cuidado por conta dos gatilhos e temas que o livro aborda ;)
li esse livro por recomendação de um professor, e estou extremamente grata porque esse é um dos melhores livros que eu já li.
Angústia é um romance circular que tem fim em si mesmo e definitivamente faz juz ao nome. Inclusive o fim do livro pode até mesmo soar confuso, mas cria um sentido quando você volta para o início da história. O leitor acompanha o narrador/personagem Luis da Silva, que após cometer um crime, começa a repensar sua vida e confundir a trama principal com memórias passadas que surgem sem muitas apresentações. Trancafiado na própria mente, o livro de início pode soar difícil pela sua escrita, porém nada mais é que o fluxo de pensamentos do protagonista, que como todos os humanos, acaba retornando para memórias e pensamentos soltos. Além disso, as sentenças se completam entre elas mesmas, algo que é resssaltado pelo posfácio e torna tudo ainda mais excepcional.

Durante minha leitura eu tive vários ritmos e sentimentos diante ao livro. O começo soava meio sem propósito, um romance que não ficava claro para onde ia chegar. Ao me aproximar quase que do meio, eu estava completamente frenética, queria terminar o livro, descobrir o desfecho, estava empenhada na história. Após isso, me deparei num ponto do romance em que eu sentia que tinha entrado num limbo, eu havia me envolvido com a história de uma forma surreal, porém não tão frenética. Por tocar em temas sensíveis eu não conseguia ler muitas páginas de uma vez, e tive que fazer diversas pausas para processar o que estava ocorrendo. Toda a história anterior havia se culminado em algo completamente complexo, bom e denso. Entrei em contato profundamente com os sentimentos de Luis e em certo ponto, também com os meus.

Agora, irei discorrer de um aspecto que eu amo nesse livro, a semelhança entre ele e meu livro quase favorito: crime e castigo do Dostoievski. A semelhança desde o começo é bem clara, protagonistas soberbos, egocentricos (inclua aqui diversos outros adjetivos negativos) e que idealizam a realidade; e o pior de tudo, é que em algum momento você vai se identificar com eles. Contudo, o ápice da semelhança encontra-se no momento do crime. Tal qual Ralskonikov, Luis martiriza-se, adoece e dá inicio há uma sequência de pensamentos perturbados. Sujeitos à própria mente desequilibrada, seus únicos contatos com a vida se tornam as pessoas que os visitam em seus quartos e suas memórias de quando ainda não haviam se rendido aos seus "instintos".

Igualmente vidas secas, o protagonista sonha em algo maior, em uma vida melhor, em que ele não se sinta tão oprimido pela sociedade que o cerca. Angústia apresenta uma aura de realismo pessimista, os sonhos e desejos da mente humana que ao entrarem em contato com uma vida seca, não se resumem a nada mais do que apenas ilusões. Ademais, ainda é possível extrair uma interpretação politica complexa do livro, porém não irei me estender aqui a respeito disso.

Basicamente, eu amo o graciliano Ramos! Suas obras são simplesmente impecáveis.

E por fim, essa obra magnífica nos traz as reflexões e desafios de viver em nossa própria mente complexa e as vezes, igualmente a de Luis, obssessiva, invejosa e problemática. Podemos tentar fugir da realidade mas nosso interior e pensamentos pertubadores sempre estarão lá. Para acabar com essa angústia Ralskonikov e Luis realizaram seus anseios mais violentos, que ficaram por muito tempo lá martelando na mente deles, até finalmente vir à tona. Realmente, talvez o maior desafio da vida seja lidar com o que não podemos escapar: nós mesmos.
Gerson 24/11/2023minha estante
"Crime e castigo" tem o elemento religioso bastante presente. "Angústia" idem?

osaif 24/11/2023minha estante
na minha visão, a religião não se apresenta tão presente nesse livro não

LeitorDepressivo 18/03/2024minha estante
Adorei a resenha, é Luis, nossa mente é um lugar pertubador e estranho.

boni.gabis 22/11/2023

Angústia
Esse livro é literalmente angustiante, você se vê perdido em vários momentos e acha que está lendo tudo errado, mas tudo tem um sentido.
Luis da Silva é uma besta ao quadrado, ele vive uma vida horrível, uma trabalho chato, não possui amigos verdadeiros e aceita tudo quieto.
Marina é uma mulher de personalidade, não abaixa a cabeça pra nada, ela até pode parecer um pouco chata, mas eu consigo compreender ela em todos os sentidos.
O livro ronda numa onda de passado e presente, é até difícil de acompanhar em alguns momentos, muita coisa não faz sentido nesse livro e nem é pra fazer. O fluxo de consciência está presente em todo o momento, mas o final te deixa em dúvida do que realmente aconteceu (espero que sim), tava até duvidando do que meus olhos estavam lendo!!!!
É um bom livro, mas tem que ter paciência pra compreender as entrelinhas da escrita de Graciliano Ramos.

ps: Julião Tavares mereceu tudo o que lhe foi feito.

nandasc 15/11/2023

Chato
Tive que ler por causa do vestibular da Fuvest, foi um dos livros que eu menos gostei.
A história é muito maçante, li li li e não saí do lugar.
Vendo por fora (lendo resumos, assistindo as aulas sobre) não parece tão insuportável, mas demorei muito mais que o necessário pra ler simplesmente pelo fato de ser muito chato

bonfimpiva 13/11/2023

Essa é a versão do crime e castigo muito mais focada na miséria e no contexto social que causam o crime. ou seja, muito melhorrrr! ainda mais por ser brasileiro e regional!! graciliano nunca erra

Juliene 13/11/2023

Não sei se você deve ler?.
É bizarro como esse livro é forte! Ele trás aspectos muito complexos do ser humano, violência, pensamentos conflitantes, traços de uma época. Você vai se angustiar com esse personagem vai ter sentimentos ambíguos, mas é um livro incrível! Esteja preparado!

Ana Luiza Lydia 08/11/2023

Graciliano não brinca
O livro "angústia" é um dos melhores romances que li nos últimos tempos. O nome remete perfeitamente ao estado geral de espírito durante a maior parte do livro. A evolução dos sentimentos do personagem é palpável e, junto da crescente dele, nossa angústia cresce.

Mclaraaki 01/11/2023

Livro (como já diz o título) angustiante... Li para o vestibular, sem expectativas, e se tornou um dos meus livros favoritos. O jeito como Graciliano descreve as sensações é, de fato, angustiante.

hxlxnwzy 31/10/2023

Foi o diabo quem fez isso, marina...
- eu sou feio e burro
- QUE NOJO
- casada? prazer, espanca útero?
- 🤬 #$%!&
- a mina embuchou na primeira vez afogando o ganso?
- o chá de canela entrou em cena
- eu sou esquizofrênico
Julia.Pedon 31/10/2023minha estante
Eu lendo o comentário: ah, deve ser um dark romance
Vendo o livro: num creio
KKKKKKKKK

hxlxnwzy 31/10/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKK quem dera fosse dark, infelizmente é livro de vestibular

Bia 25/10/2023

Me fez desistir de querer ler vidas secas
Que livro pedante, são tantas camadas de chatice que me perco por onde começo a falar mal
Angústia deveria ter esse nome porque realmente é angustiante ler isso, o personagem principal é a definição exata do que é ser um homem babaca, o jeito que ele trata a Marina da primeira vez, na minha opinião dá para considerar sim como assédio, metade do livro é ele criticando ela porque na visão torpe dele, ela é fútil sendo que ele mesmo chega a conclusão que a vingança dele foi fútil e na minha conclusão o fútil é ele e além de tudo hipócrita, crítica coisas na Marina que ele também é e coisas no Julião Tavares que no fundo ele admira
A escrita é bem demorada, do tipo que você conta os minutos para acabar logo e quando vai ver leu só 1 parágrafo
Os outros personagens são apagados, não tem um contexto ou plano de fundo interessante, para mim a única personagem que salva é a Marina que representa as mulheres que tem que aturar homens que são um porre e babacas e depois lidam bravamente com as consequências sozinhas queria que ela tivesse um final feliz
O livro tem lá suas lições mas para mim não vale a pena ser lido só por isso e se essa escrita do Graciliano for padrão eu realmente não quero ler Vidas Secas
emelz 25/10/2023minha estante
"conclusão que a vingança dele foi fútil, e na minha conclusão fútil é ele" KKKKKKKKKKKJJKKKKKKKKKKKKKKKKK gsotei

emelz 25/10/2023minha estante
da uma chance p vidas secas bea só p dizer q leu um clássico """""

Bia 28/10/2023minha estante
Em minha legítima defesa eu tinha acabado de ler essa chatice tava p da vida, mas acho que vou ler vidas secas sim só por causa do cachorrinho

Alana ð 23/10/2023

Achei bem bom, é bem massudo em todos os sentidos, eu gosto desse fluxo temporal de ficar indo e voltando mas nesse livro eu gostei mais pq tem um significado psicológico tipo tudo q ele fez da vida q levou ele pra quela situação, e o cara é doidinho mesmo, stalker, e tbm a auto punição dele
na parte final eu fiquei meio lelé tbm