Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

Maria 24/08/2023

Angustiante
3 estrelas, não é meu estilo de livro mas não é ruim não. É um pouco confuso no início pq você não sabe oque está acontecendo e a linha de pensamento é um pouco louca pq são as memórias dele e elas as vezes não estão em ordem cronológica de acontecimento.
Ruannita 24/08/2023minha estante
Já percebeu que o livro começa em "media res" no meio da ação? Depois de ter lidl até o fim, volte pro começo. A impressão que dá é que o livro é circular. Quando vc faz isso é que você entende melhor o início. Se voce tiver lido Crime e Castigo do Dostoievski vai indentificar semelhança no psicologismo dos protagonistas.

Ruannita 24/08/2023minha estante
Lembro que quando li o livro eu dei 5 estrelas porque fiquei angustiada com sucesso. kkkkkk

Maria 30/08/2023minha estante
Simmm, quando eu acabei eu voltei para ler o começo e realmente o começo é o final e o final é o começo. Mt louco isso e no final da todo um sentido para o livro.

Mateus P. 23/08/2023

É , QUE CLÁSSICO
Literalmente : angustiante !
a escrita é uma arte, ? complexa? , cheia de detalhes e minuciosidades q tornam a leitura uma experiência completa e diferenciada do que estamos acostumados a ler na contemporaneidade.
Envolvente , forte e psicológico , recomendo!

Isabella1264 22/08/2023

Realmente angustiante
O autor passa bem através da sua escrita o sentimento de angústia, principalmente nas páginas finais.

Carolina.Lazzarett 21/08/2023

Eu simplesmente amo livros meio racionalista meio introspecção psicológica, então esse livro foi muito bom de ler do começo ao fim. Em especial no fim.

Juliana1913 19/08/2023

Chato demais, perdão aos amantes de livros clássicos! Livro confuso dms, principalmente por ser um romance psicológico

emclara 19/08/2023

"Vieram-me lágrimas, que esmaguei"
? //

Luís é um personagem intrigante. Logo nas primeiras páginas percebemos a visão pessimista/realista que tem de sua própria vida, sendo um funcionário público solitário e frustrado. Segundo ele mesmo: "um cachorro, um ninguém". Suas memórias são seu refúgio e constantemente foge para se abrigar nelas.

O nosso protagonista sofre por amor e por ódio. Marina, sua vizinha, é o alvo de sua paixão, enquanto Julião Tavares é de sua repulsa. Um homem rico e patriota, "uma sensação desagradável", alguém que é o que ele nunca será, e tem o que ele jamais vai ter. Luís o detesta e esse ódio o enlouquece.

A história é realmente boa. Todas as lamúrias, injustiças, fofocas e reflexões me prenderam. Contudo, fui desanimando por conta do ritmo lento e confuso. Talvez a confusão tenha sido intencional, mas dificultou minha leitura. Enfim, recomendo para quem gosta de se aventurar em clássicos brasileiros.

Letícia 18/08/2023

Pulsão de morte e infância
Não vou mentir, demorei para conseguir apreciar essa narrativa. Só me engajei na leitura durante o terço final do livro, e apenas nas últimas 50 páginas me vi de fato ansiosa para saber os desdobramentos das ações de Luís da Silva.

Apesar disso, não posso negar a qualidade da escrita de Graciliano Ramos, que aqui construiu uma estória cíclica sobre um homem muito golpeado por adversidades socioeconômicas. Acostumado a baixar a cabeça e cumprir ordens, seu momento de maior potência se dá com um crime passional, contra um oponente que concentra as projeções de todos os seus algozes. Passada a catarse, porém, o narrador personagem regride à fragilidade do mundo infantil.

Não à toa, o romance se desenrola entre dois processos de rememoração. O primeiro, de um passado recente, relata o envolvimento amoroso com Marina, logo frustrado pelos assédios do conquistador Julião Tavares. Já o segundo abarca a vida pregressa de Luís da Silva, que reflete sobre a juventude no campo, as figuras masculinas da infância, tão mais distintas do que ele, e as penúrias sofridas com a mudança para a capital.

O grande mérito está, certamente, no teor psicológico do livro e na estrutura intrincada que conecta toda a narrativa, nos fazendo retornar com avidez às primeiras páginas após o término da leitura.
Alê | @alexandrejjr 24/09/2023minha estante
Belíssimo texto, Letícia! Obrigado por compartilhar conosco aqui do Skoob. Importante ter apontamentos dessa qualidade numa experiência literária.

anarontani 15/08/2023

?O amor para mim sempre fora uma coisa dolorosa, complicada e incompleta.?

Teriam as suas pequeninas almas de parafusos fazendo voltas num lugar só.

Dentro de vinte anos as que gostassem de torcer-se no mesmo canto seriam parafusos. Ignorariam o que existisse longe delas, mas conheceriam perfeitamente as coisas por onde passassem as suas roscas. Haveria dentro de vinte anos criaturas assim encaracoladas que, tendo corrido mundo, se resignam a viver num fundo de quintal, olhando canteiros murchos, respirando podridões, desejando um pedaço de carne viciada? Tudo ali era tão simples!

Lá estava novamente entrando no passado, torcendo-me como parafuso.

entrando no futuro como um parafuso.

eu ameiiii essas passagens do parafuso ? me pegou!

q personagem/narrador paranoico!!!
é muito difícil acompanhá-lo, muitas vezes chato, mas a forma como o livro é escrito torna isso mil vezes pior? e sim angustiante!

juju :) 15/08/2023

"A água lava tudo, as feridas mais graves cicatrizam."
Não posso negar que é um livro um pouco mais complicado de ler, em muitos momentos me vi perdida e sem entender nada com a dinâmica da narrativa se alternando entre vários momentos da vida de Luis.

A leitura não foi fácil, principalmente pela narrativa ser sobre os pensamentos de Luis o que acarretou em uma escrita extensa e maçante.

Apesar disso, é muito interessante entender a visão angustiada e de sofrimento do personagem principal. Gostei muito da leitura e das reflexões que tive sobre a vida e o ser humano.

Nah 12/08/2023

Bom!
Com palavras regionais, Graciliano nos transporta para a vida solitária e a angústia de Luis. Uma narrativa com alternâncias de tempo, indo da infância a vida adulta do narrador. Luis é um funcionário público e escritor de um jornal em Maceió.
Em meio as descrições de aspectos do cotidiano do povo alagoano, eis que surge o despertar de uma paixão, Marina.
O romance entre Luis e Marina é repleto de desejos, a cegueira dele e a ambição dela.
Trocado, dominado pelo ódio de perder a amada, decide fazer justiça com as próprias mãos.
Daí em diante acompanhamos toda a angústia de Luis e todos os pensamentos que isso o provoca.

Bruna.Garilli 04/08/2023

A verdadeira experiência de desassossego
"Certos lugares que me davam prazer tornaram-se odiosos."

Luís da Silva é um funcionário público que preso na sua própria loucura escreve e relembra toda sua trajetória até sua decadência.
O livro pode ser compreendido como um ciclo, visto que o primeiro capítulo a primeira vista, pra mim, beirou quase ao impossível de entendimento e clareza. Entretanto, após ler por completo e voltar ao início, pude entender melhor.
Não é um livro fácil de ser lido, diluído, porquê juntamente com o personagem ao passar dos capítulos o leitor se entristece e confesso que isso foi uma das coisas que eu achei fascinante do livro, apesar de que para uma leitora como eu que gosta de ler o livro por completo de uma só vez, não foi possível.
Graciliano Ramos sempre sendo um gênio, e dessa vez, pela minha segunda experiência lendo um livro desse autor, teve um aspecto bem mais aprofundado no psicológico do que no regionalista como foi em "Vidas Secas"

Comenta Livros 03/08/2023

Eu gostei muito do livro que vai te envolvendo de uma forma muito inquietante com Luís e toda sua culpa e maneira de amar e planejar um assassinato. Emoções bem descritas e personagens interessantes.
Gostei.

site: https://comentalivros.com/angustia-graciliano-ramos/

Marcia 31/07/2023

Uma leitura fácil, que prende nossa atenção e nos faz refletir bastante pois o livro relata fases do protagonista em que ele questiona muito, questiona sobre a vida dele, a vida como um todo, o espaço em que esta e sobre o mundo. O livro me despertou em vários momentos uma certa revolta pelo fato do protagonista ser muito pacato, reclamao e não fazer nada para melhorar. Infelizmente há muita gente assim e em alguns pontos nós mesmos acabamos fazendo isso. Quantas vezes reclamamos do emprego ou qualquer outra situação mas nada fazemos para mudar!? Esse livro desperta muitos sentimentos, muitas reflexoes.
Recomendo a leitura para os leitores que gostam de refletir sobre o ser humano, sobre a vida. Não recomendo aos novatos na literatura.
O protagonista é Luís da Silva, funcionário público e escritor frustrado que se apaixona pela vizinha Marina mas que fica com Julião Tavares. Esse fato desencadeia em Luis da Silva um ódio por Julião, principalmente depois que Julião a engravida e abandona.
O livro nos mostra quanto o sentimento do ciúme desenfreado e o ressentimento podem destruir a felicidade de um individuo pois no caso do nosso protagonista , esse sentimento o faz cometer um homicídio.
Mais um ótimo livro lido e que me trouxe muito aprendizado.