A Vingança de Smiley

A Vingança de Smiley John le Carré

Resenhas - A Vingança de Smiley

Gabs. A 02/04/2022

O triunfo de Smiley.
Uma das coisas que eu mais gostei nesse terceiro e (infelizmente) último livro da trilogia Karla, foi de ter a constante companhia dos pensamentos de Smiley, o tal do espião que sabia demais.

Capítulo a capítulo, vamos seguindo um fio rumo ao desconhecido.

Tudo começa numa perseguição em meio a noite, que acaba no assassinato de um antigo general soviético, que horas antes entrou em contato com o Circus - o centro de espionagem britânico- dizendo ter um recado, mas que o revelaria apenas para uma pessoa cujo o nome seria Max, que logo nos é revelado ser um dos pseudônimos de George Smiley.

Várias questões em cheque aqui:

Quem matou o general ?

Qual informação tão importante seria essa e por que ele a revelaria somente a Smiley?

Teria toda essa trama alguma ligação com Karla?

Assassinato, muito chantagem, e mais uma vez John Lê Carré nos dá uma aula sobre os métodos de contraespionagem.

E temos o George, que é a melhor coisa nessa história toda.

Um personagem pouco carismático, poderiam dizer alguns, mas a mente de titânio desse homem é algo extremamente deslumbrante.

Uma história é muito interessante.

Triste por esse ser o último livro, mesmo sabendo que os personagens de Le Carré se esbarram por seus tantos outros livros.
Concluo essa trilogia já com bastante saudade..

Bruno Malini 26/09/2021

Trama muito bem construída pelo autor. Tão bom quanto o Espião que Sabia Demais e O Jardineiro Fiel.

Diego 20/03/2017

A espionagem como ela realmente é (mesmo sendo uma história fictícia)
Último livro da "Trilogia Karla", Smiley's People (estranhamento traduzido para o português como Vingança de Smiley), fecha o ciclo do embate cerebral entre dois mestres espiões: George Smiley (Inglaterra) e Karla (URSS).

No auge da paranoia da Guerra Fria, Smiley percebe uma oportunidade de revidar os acontecimentos de O Espião que Sabia Demais (primeiro volume da trilogia), onde Karla consegue infiltrar um traidor no serviço secreto britânico -- o que resulta em catástrofe na vida pessoal e profissional de Smiley. Agora, usando-se dos mesmos métodos de Karla, Smiley está a um passo de dar um cheque mate no mestre espião russo, quando descobre uma grande fraqueza que seu inimigo tenta desesperadamente esconder até mesmo de Moscou... Uma filha, mantida de forma secreta numa instituição de freiras na Suíça.

Mantendo-se fiel ao seu estilo cheio de verossimilhanças com o verdadeiro serviço secreto, Le Carré nos traz o último capítulo de um grande jogo de xadrez. Mas este seu último romance desta trilogia tem ritmo mais intenso que os outros. Aqui, já no início da trama temos um assassinato. E é desvendando este assassinato que Smiley irá farejar Karla.

Obrigatório para os fãs de Le Carré; sugestão para os amantes de história moderna (Guerra Fria) e contra-indicado para entusiastas de James Bond.

P.S.: a trilogia completa, caso queira ler toda a história, é esta:
1) O Espião que Sabia Demais
2) Sempre um Colegial
3) A Vingança de Smiley

site: espionagem guerra fria le carré

Fabio Vergara 07/07/2016

Dica de leitura: A Vingança de Smiley (Smiley’s People. UK. 1979)
Sinopse: Agente estoniano é brutalmente assassinado horas após telefonar para o Circus e pedir para falar com Max.

Nota (0-10): 8.

Por que, raios, nós nos entregamos àquilo que nos arruína? Carré reflete como o sofrimento é, muitas vezes, atribuído a algo subjetivo, nem sempre cravado de sentido, como uma ideologia, ou até um mero isqueiro. George Smiley, protagonista de AVdS, é o maior ícone disso. Teve sua vida completamente destruída nos níveis mais íntimos por causa de uma guerra que nem era sua. O que faz com que o espião inglês se questione o quão envolvido na captura de Karla ele está. Falando nele, é a primeira vez que o agente soviético dá as caras, numa figura frágil de dar dó, ressaltando o dilema: é um “superagente”, ou só um homem comum com seus próprios demônios? O texto é até fácil, mas a trama é bem complexa. Fique atento a qualquer dado, nenhum deles é jogado a esmo. Nenhuma vida o é, embora, infelizmente, isso aconteça com frequência.

Fabio Shiva 25/03/2013

Sensacional!
Fiquei grudado na leitura, da primeira à última página. Um dos melhores livros que li do Le Carré, talvez só perca para “O Espião Que Saiu do Frio”. Um fino suspense e um quebra-cabeças muito sutil, construído com muita habilidade!

O mérito maior está na construção dos personagens. George Smiley, o espião-mor de Le Carré, é o protótipo do anti-herói, e ainda assim extremamente cativante, carismático, convincente. É porque Smiley é humano, demasiado humano! E Le Carré nos faz vivenciar suas emoções de forma ímpar.

Outro mérito é que o autor sabe do que está falando, tendo trabalhado como diplomata. Conhece bem os meandros do mundo da espionagem, que ele defende ser “um trabalho perfeitamente normal”, como qualquer outro!

Uma bela surpresa foi descobrir que essa história é praticamente a continuação de “O Espião Que Sabia Demais”, que rendeu recentemente um ótimo filme, com o Gary Oldman impecável como Smiley. Quem dera “A Vingança de Smiley” também virasse filme!

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Jumpin J. Flash 01/09/2009

Eletrizante!
Não dá para fugir do lugar-comum de dizer que George Smiley é a própria antítese do lugar-comum: ele é um espião de meia-idade, fora de forma, corno-manso, cheio de problemas. Ele não sabe lutar jiu-jitsu, não pega a mulherada, não pilota tanques nem submarinos, não tem aparatos eletrônicos de última geração, mas nesse estupendo livro, que fecha a trilogia de Karla, ele finalmente encerra sua batalha contra seu arqui-inimigo russo.