Não Toque no Gato

Não Toque no Gato Mary Stewart

Resenhas - Não Toque no Gato

Tha 31/08/2021

o retorno do gótico
Se você gosta de literatura gótica (nesse caso, eu chamaria de um gótico moderno, pois foi publicado em 1976), esse livro é para você.

O livro é permeado de mistérios (alguns de solução mais evidentes, outros menos), o cenário principal é uma mansão em estilo Tudor (com direito a labirinto no jardim) na Inglaterra e a trama envolve poderes paranormais.

A escrita de Mary Stewart é gostosa, detalhista e a trama prende. E agora já estou à procura de outros títulos escritos por ela.

Amal0 14/01/2023

Não gostei
Não me conectei com esse livro, não gostei dos personagens, não gostei dos mistérios e achei o final bem medíocre.

Peguei esse livro aleatoriamente na biblioteca, faz parte.

Caroline 28/07/2022

10/10 (contém spoiler)
Se gostas de uma leitura que te deixa curioso a respeito dos fatos apresentados eu recomendo. Bryony vive tranquilamente quando descobre que o pai morreu atropelado, estando longe, ela volta para o funeral e também para resolver as pendências do que ele deixou pra ela, um chalé e parte da antiga mansão da família que está caindo aos pedaços, com pertences
preciosos que a autora descreve em mínimos detalhes sendo o tipo de coisa que você irá amar ou odiar porque realmente tudo é destacado sem pressa. Qualquer um dos que cercam a protagonista podem ser suspeito do crime para com o pai dela ou até mesmo saber quem foi o assassino. A trama fica girando em torno também dos primos que estão sedentos por dinheiro e em se desfazer da propriedade, fragmentos do local que antes era próspero, a procura da protagonista para saber a identidade da pessoa por quem ela se comunica por telepatia. Tudo fica tenso mas ao final flui bem, apesar de algumas coisas terminarem apressadas e sem ou um melhor desenvolvimento como foi o caso da família Underhill que alugou a mansão e não teve um peso realmente interessante na história apesar de aparecerem com frequência, o primo Francis que é citado vez ou outra e quando aparece não acrescenta nada de tão incrível. Isso felizmente é compensado pela revelação da pessoa que se comunicava com ela por pensamentos. Não posso esquecer de falar que não vale a pena esperar que Bryony seja o tipo de protagonista com as atitudes mais incríveis e destemidas. Ela é extremamente racional e realista, suas atitudes sobre o caos ao seu redor são calmas. Pra mim super funcionou e amei acompanhar a história e saber que Bryony Ashley teve finalmente paz.

?será que eu, como tantos da minha geração, receava condenar, tinha medo de julgar, correndo assim o perigo de deixar de lado as coisas boas e aceitar simplesmente o razoável, até que se tornasse a norma e a excelência fosse esquecida?? p.218

Diego 28/07/2022

Que importância tem o gato.
Vou fazer uma critica a esse livro no meu canal no YouTube ( Cripteca) e se você gosta de livros antigos de terror está mais que convidado, mas eu eis uma sinopse e observação breve.
Nessa história gótica com direito a castelos antigos e labirintos de grama, conhecemos Bryoni, uma moça que tem poderes telepáticos (na verdade ela apenas fala com um membro misterioso da família pelo pensamento) e é devido a esses dom que ela descobre que seu pai sofreu um acidente fatal e ela volta então as pressas pra residência da família, que é um castelo antigo com diversos anexos. Quando ela chega seu pai já faleceu e antes de morrer deixa uma mensagem misteriosa, que só dá pra entender que ela está em perigo. Acompanhamos no livro a protagonista tentando decifrar essa mensagem, entender quem representa perigo a ela e de que forma, além de seus devaneios românticos, pois a única pessoa que ela consegue se comunicar telepaticamente calhou de ser o amor de sua vida, que a namora por pensamento a anos.
Juro pra vocês que as coisas acontecem de fato em menos de 30 páginas, o resto do livro é apenas descrição de ambientes, descrição da geografia do lugar e muito romance meloso. O gato? Permanece intocável pois ele nem aparece, só na última página temos um vislumbre do que pode ser o tal felino. O mistério do perigo que ela corre é por sua vez meio óbvio e por uma motivação mais óbvia ainda.
Sei que o livro deve ser barato nos sebos, mas assim como a capa feia e desinteressante, ele também segue os mesmos adjetivos.

Pâm 25/01/2018

Mediano
Li esse livro sem saber bem do que se tratava, contudo me surpreendeu, cheio de tramas e mistérios, que me prenderam para saber mais. Um pouco de romance Tb.
Porém não sei se não me agradou tanto pelo fato de não ser um gênero que tenho costume de ler, ou outra coisa, achei bem detalhista também, o que não me agrada muito, enfim é um livro médio.