Borges oral & Sete noites

Borges oral & Sete noites Jorge Luis Borges

Resenhas - Borges Oral & Sete Noites

Guilherme 20/06/2022

Borges nos recorda do fantástico
Borges Oral permite a experiência de ler alguns recortes de aulas de Jorge Luís Borges. São breves ensaios sobre temas que aguçam a curiosidade humana, e que dialogam entre si. O tempo, o pesadelo, a cegueira, a cabala, as mil e uma noites. Borges oferece amplas referências literárias e filosóficas para cada tema, e encanta os leitores com ideias sobre o fantástico no nosso cotidiano.

Gabriel.Tesser 19/02/2021

Genial
É genial. Um gênio. Maravilhosamente gênio. Gênio além dos gênios. Sou fã desse gênio.

Bell_016 08/01/2016

Penso que a poesia é uma coisa que se sente
Fui professor de literatura inglesa na Universidade de Buenos Aires e tentei prescindir tanto quanto possível da história da literatura.
Quando meus estudantes me pediam bibliografia , eu lhes dizia: "a bibliografia não interessa; afinal, Shakespeare ignorava completamente a bibliografia shakespeariana." Johnson não teve como prever os livros que se escreveriam sobre ele. "Por que vocês não estudam os textos diretamente?

Se esses textos são do agrado de vocês, ótimo; e se não são, esqueçam-nos, visto que a ideia de leitura obrigatória é uma ideia absurda: seria como falar em felicidade obrigatória. Penso que a poesia é uma coisa que se sente, e se vocês não sentem a poesia, se não têm sentimento de beleza, se uma narrativa não produz em vocês o desejo de saber o que aconteceu depois, é porque o autor não escreveu para vocês. Deixem-no de lado, pois a literatura é rica o bastante para oferecer-lhes algum autor digno de atenção de vocês, ou indigno só por hoje, mas que vocês lerão amanhã".

Fred 05/03/2014

Borges Oral & Sete Noites
Todos aqueles que já tiveram ao seu alcance um livro de Jorge Luis Borges podem se considerar privilegiados. Um tipo de privilégio fácil, aliás, pois suas obras são de fácil acesso, seja em livrarias ou bibliotecas. Enquanto o escritor argentino vivia, no entanto, muitos tiveram a sorte de vê-lo e escutá-lo ao vivo em auditórios e salas de aula.

O livro Borges oral & sete noites é essa panaceia borgiana, já que inclui o conhecimento desse mestre enquanto professor e palestrante, perto do fim da vida, quando a visão já lhe falhava. Essa obra essencial é a organização de suas palestras, que decorrem sobre os mais variados temas como o livro, a imortalidade, o conto policial, a poesia, assim como o pesadelo, o budismo, a cabala e, claro, a cegueira. E tem outros assuntos, tão imperdíveis quanto esses, mostrando que, apesar de cego, Borges jamais perdeu a visão.

site: http://cantodoslivros.wordpress.com/2013/12/17/borges-oral-sete-noites-jorge-luis-borges/