Sidarta

Sidarta Hermann Hesse




Resenhas - Sidarta


614 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


R3nan 13/01/2024

Uma jornada espiritual simples e fluida
Quotes

?Começava a sentir que nem o amor do pai, nem o da mãe, nem tampouco o do dedicado Govinda teriam sempre e a cada momento a força de alegrá-lo, de tranqüilizá-lo, de nutri-lo, de bastar-lhe.?

?Tudo era mentira; tudo, fedor; tudo recendia a falsidade, tudo criava a ilusão de significado, felicidade, beleza e, todavia, não passava de putrefação oculta. Amargo era o sabor do mundo. A vida era um tormento.?

?Acharemos consolo, encontraremos esque cimento, aprenderemos técnicas mediante as quais nos possamos iludir. O essencial, porém, o caminho dos caminhos, jamais se nos descortina.?

?Pouco valor têm as opiniões, sejam elas lindas ou feias, sensatas ou estúpidas.?

?Todas as pessoas são capazes de alcançar os seus objetivos, desde que saibam pensar, esperar, jejuar.?

?Escrever é bom. Pensar é melhor. A inteligência é boa, A paciência é melhor.?

?Alegrei-me e não prejudiquei nem a mim nem a outras pessoas por nervosismo ou precipitação.?

?Sou igual a ti. Tampouco sabes amar. De outra forma, nunca serias capaz de fazer do amor uma arte. Possivelmente, criaturas como nós não poderão jamais amar. Os outros homens, por tolos que sejam, têm essa faculdade. Nisso reside o seu segredo.?

?Olhou o rio, com um sorriso, como a um amigo. Eram essas realmente as mesmas águas nas quais quisera afogar-se,?

?Permanecia calado, a esperar. Diariamente reiniciava a silenciosa luta da gentileza, a guerra surda da paciência.?

?Confesso-te, meu caro, que não faço muita distinção entre palavras e idéias. Para falar com toda a franqueza: não ligo grande importância às próprias idéias.?

?tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim me interessa exclu sivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admi ração e reverência.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rafsmad 13/01/2024

O livro que me achou.
A leitura que eu buscava no momento atual da minha vida. Foi transformador e, de longe, o melhor livro que já li.
comentários(0)comente



Sofia Meneghel 09/01/2024

Amadurecimento e Esclarecimento Espiritual
"Cessarei de matar-me e de fraturar-me, com o intuito de achar um mistério atrás dos destroços." - página 55.
comentários(0)comente



LucasPolitti 06/01/2024

Sidarta: Uma Jornada Espiritual Cativante
Sidarta é um livro muito interessante. Recomendo a leitura a qualquer pessoa, além de ser uma introdução madura à espiritualidade oriental. Herman Hesse transmite um equilíbrio espiritual grande neste livro, e a leitura é leve, fluida e divertida. Li em menos de uma semana e estou animado para ler outros livros do mesmo autor. Poderia compartilhar vários trechos que me envolveram, mas prefiro não dar spoilers.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa.Queiroz 05/01/2024

Obra famosa de autor consagrado pelo Prêmio Nobel,
SIDARTA é um extraordinário livro que aborda, no
plano da ficção, os grandes e eternos temas do
homem e no qual o autor reconhece a profunda
identidade de tudo o que é vivo: idênticos sãoo
loucura, a vida e
pecado e a santidade, a sabedoria
a morte.
comentários(0)comente



Albino 04/01/2024

De uma sutileza que encanta.
Sidarta, ao contrário do que pode parecer, não é uma história de Buda ou se sua filosifia. Também não é uma crítica à Buda ou a sua filosofica ou mesmo sobre outras religiões.

Sidarta é um megulho profundo na individualdiade de Hesse, que teve uma experiência pessoal na Índia e faz com que o experimento de Buda é muito mais do que a doutrina, não é só doutrina ou talvez não seja a doutrina. Sidarta é experiência e experienciação, é um livro que nos faz fluir, nos faz sentir, nos faz crer que nosso mais íntimo e potencia de ser.

Um livro para levar para vida, e seguranmente para reler de tempos em tempos.
comentários(0)comente



Herick 03/01/2024

Maravilhoso!
Pequei pra ler em um airbnb durante um final de semana e li em poucas horas.
Um livro pequeno, simples, mas que te leva a grandes reflexões. Amei.
comentários(0)comente



Palomas 03/01/2024

Grata surpresa
Um dos melhores livros que li em 2023, amo livros que na sua estrutura nos propõe reflexões, li com um caderno ao lado para anotar frases e elaborar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vini Silva 31/12/2023

Viver é amor
A vida é amor, a vida é um rio, o tempo é esse rio, tudo é rio, tudo é vida e tudo é amor.
Esse livro me trouxe muitos sentimentos bons e ideais que concerteza me lembrarei ao longo da minha vida.
comentários(0)comente



Julia Gheller 30/12/2023

Pra quem tem mais costume e contato com o modo de pensar Ocidental, esse é um ótimo livro pra ter um primeiro contato com uma outra perspectiva de vida/religião/filosofia.
A leitura parece simples e rápida, mas cada passagem tem uma densidade de reflexões muito grande.
Fiquei muito curiosa pensando em como a viagem do Hesse pra Índia deve ter sido impactante e importante a ponto de leva-lo a escrever o livro depois. (Daria tudo pra uma conversa de bar com ele sobre).
Ao longo da história, o que mais gostei foram os trechos relacionados ao rio e sobre como ele é capaz de contar tudo aos personagens. Pensar sobre a Unidade da vida e das coisas também foi muito interessante. Enfim, uma leitura mt boa pra encerrar o ano :)
comentários(0)comente



Italo 23/12/2023

Um livro pra alma
Amo muito esse livro e acho que justo por isso tenho dificuldade em fazer essa resenha, porque sinto que ele pode ser muito mais do que consigo escrever sobre.

Sidarta é desses livros que gosto de reler em momentos como virada de ano, aniversário ou quando estou me sentindo perdido. É um lembrete da perfeição do todo, inclusive em suas imperfeições, dificuldades, mágoas. Te causa dores mas te afaga a alma. Te faz ver o desagradável mas te imbui esperança.

Herman Hesse tem um poder de síntese muito forte e com poucas palavras me vejo emocionado e envolvido. E nesse livro medio-curto, em suas 166 páginas, você olha pra si de uma forma muito profunda. Vemos toda a vida de Sidarta e acabamos vendo também a nossa. E não saímos dessa leitura do mesmo jeito que entramos.
comentários(0)comente



Paula 23/12/2023

Sidarta
Fruto de uma viagem à Índia, realizada em 1911, onde Hermann Hesse absorveu ensinamentos da cultura budista, o romance Sidarta (1922) trata de um personagem homônimo, filho de brâmane - a mais alta casta indiana - e dono de uma personalidade inquieta, que abandona a casa dos pais e segue sua própria jornada.
O que eu mais gosto nos romances de Hesse é a sua delicadeza, sua forma quase lírica e extremamente bonita de mostrar que o ser humano é responsável pelas próprias escolhas. A jornada de Sidarta passa por várias etapas: brâmane, asceta, semana de Buda, comerciante, balseiro. Um caminho tortuoso, mas necessário, afinal, sabedoria não se ensina; se adquire por experiência.
Dilva 23/12/2023minha estante
Esse livro sempre me chamou a atenção e depois da sua resenha preciso lê -lo.




614 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR