Jogando Xadrez Com os Anjos

Jogando Xadrez Com os Anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

milly 15/01/2022

Nasceu minha vontade de jogar xadrez
Acho que todos que leram ficaram com vontade de ganhar um tabuleiro com peças de cristal.

Eu amei a história, seu desenrolar, chorei, sorri, fiquei com coração quentinho e também partido.

Foi maravilhoso ver tudo o que aconteceu da perspectiva e da pureza de uma criança.

Mas, foi justamente esse motivo que me incomodou. Muitas vezes não parecia que era uma criança narrando/pensando, mesmo se fosse a mais esperta e profunda. Isso me incomodou um pouco.

Tenho um carinho enorme pela história do livro e pela história de como o livro chegou até mim.

Geovana Souza 08/01/2022minha estante
Aaaaaaah eu amo esse livro, foi meu segundo livro q eu li na vida, faz uns 9 anos e eu lembro de como ele me despertou sentimentos incríveis, ele é lindo e sempre vou amar ele, tava pensando em reler ele, só pra ver se eu vou sentir as mesmas coisas q eu senti a 9 anos atrás.

manufstudies 08/01/2022minha estante
Simmmm

Vogel 06/01/2022

Achei tudo mto repetitivo, a história até que é boa mas a forma como foi escrito não me agradou, tornando para mim uma leitura cansativa.

Adrian Pereira 01/01/2022

Progressivo
Em determinados momentos da obra, o leitor consegue absorver todo o sentimentalismo junto a atmosfera da história. O final não me agradou, porém continua sendo um ótimo livro.

Bookversos 25/12/2021

Mano, essa criança...
Eu tenho todos sentimentos por esse livro. Não dá pra descrever o quão forte foi essa garota. Dói ver que tudo não passava de uma imaginação.
Eu não tava preparada, e fui atingida em cheio no peito.
LEIAM POR FAVOR ?

Cris.Santos 21/12/2021

Tocante
Uma historia que transmite alguns ensinamento sobre amar o próximo, gratidão, carinho com o olhar de uma criança que possui uma esperança e bondade.

Acho que não foi em um bom momento esta leitura, mas creio que possa reler futuramente.

Vitoria.Eloine 29/11/2021

Leia, releia e reflita
Esse livro é muito bom, ele nos faz refletir bastante e também mostra a ingenuidade e inocência de uma criança assim como sua bondade, a forma de enfrentar a realidade e não guardar rancor, só posso dizer que crianças são anjos, é simplesmente maravilhoso, já li, reli, e super recomendo

Kau 17/11/2021

livro espírita muito forte?
Foi o primeiro livro "grande" que li na minha vida e o que me fez gostar de ler, li quando ainda era criança mas não aconselho pra quem tem menos de 14 pq tem alguns gatilhos e a história é bem triste, é um livro espírita, é emocionante, a escrita é boa e fácil de entender?

Maria Gabriela 11/10/2021

A vida é como um tabuleiro de xadres
"A vida é como um jogo de xadrez: devemos estar sempre prontos para ganhar ou perder; o importante é tentar". Com esta frase, Fabiane Ribeiro nos presenteia com uma obra literária envolvente e dramática, partindo do verdadeiro terror que ameaça o mundo. Não são fantasmas ou monstros, mas a cruel realidade. O ano é 1947, vemos a Europa ser devastada pela Segunda Guerra Mundial e suas terríveis consequências. A pequena Anny, com seus sete anos de idade, tem a vida perfeita e pacífica: mora com os pais, as duas pessoas que mais ama neste mundo, em uma casa majestosa e confortável, rodeada de presentes, boa comida e conforto. Entretanto, o primeiro drama a ser apresentado é a ausência dos pais que devido ao trabalho misterioso que têm não são muito presentes e apenas podem ver e conviver com a filha aos sábados.

E tudo apenas é alimentado com a notícia de que seus pais precisarão passar um ano longe da filha e esta deverá ficar aos cuidados dos vizinhos durante este meio tempo. É visível que a notícia abala a menina mais do que esperado, mas meu amado pai lhe presenteia com um jogo de xadrez requintado e promete ensiná-la a jogar quando retornar em segurança para casa e para ela. Fabiane é delicada em nos apresentar a dualidade dos pais, uma vez que o pai ama e idolatra a pequena criança como se fosse seu oxigênio enquanto a mãe parece apenas aguentá-la e aceitar que aquele era um fruto seu. Munida apenas por uma pequena leva de roupas, sua ovelha de pelúcia e seu tabuleiro de xadrez, Anny é levada para a casa da sra. Jane, sua professora particular, e seu marido Hermes, e ao contrário do que seus pais haviam lhe prometido, a vida de Anny torna-se um verdadeiro inferno.

A autora não poupa detalhes e páginas para mostrar como seus novos tutores não a toleram e a tratam como um problema. A sra. Jane e seu marido apenas eram brevemente cordiais com Anny por causa da presença de seus pais, mas agora sem eles, não há mais máscaras a se pôr: a garota é encarregada de limpar a casa diariamente e comportar-se como um verdadeiro fantasma (quanto menos o casal lembra de sua existência, mais felizes eles ficam). Há um momento horrendo em que, movida pela fome graças aos poucos cuidados, a garota pega um pacote de bolachas e come, deixando cair algumas migalhas no chão; quando a malvada Jane descobre, não há nada que salve Anny de sua ira.

As únicas coisas que mantém Anny sã e esperançosa são reavivar o jardim há muito abandonado, a companhia de seu tabuleiro de xadrez, seus próprios sonhos felizes e olhar sua casa ao longe; entretanto, um jovem na faixa dos vinte anos chamado Pepeu aparece em sua vida e torna-se amigo de Anny. Pepeu é o personagem que precisávamos para aliviar a tensão sufocante de abusos e maltrato que acompanhamos desde a mudança repentina da pequena garota: é ele o responsável a ensiná-la sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros do jardim. É, sem dúvidas, o melhor dos personagens apresentados que ajudam Anny a passar por todas as infelicidades da vida e chateia-me ver que o final que tomou foi misterioso e infeliz, de partir o coração. Ele era o anjo de Anny, e vê-lo partir foi doloroso.

"Jogando xadrez com os anjos" é um livro diferente de tudo o que já li: é intenso e de uma sensibilidade muito grande, apresentando um terror mundano que é a realidade e como devemos enfrentá-la de cabeça erguida. É recheado de momentos angustiantes e que dão esperança ao leitor quando uma pequena fagulha de felicidade acende. É uma obra que aprisiona o leitor de forma que poucas conseguem, principalmente por se tratar de um assunto tão profundo como a amizade e o amor verdadeiro, reforçando de forma simples que as pessoas que te amam estarão sempre ao seu lado em todos os momentos da sua vida, te ajudando e apoiando quando você mais precisar. Pode não ser fisicamente, mas emocionalmente a força e o amor dessas pessoas irá lhe amparar em muitos momentos, assim como ampararam Anny e a ajudaram a crescer e amar a vida tão intensamente.

Ellen 06/09/2021

Que livro meus caros.
** De antemão, recomendo muito. Leiam! **
Apenas pelo título, já imagina que essa obra falaria sobre fé. Apesar desse livro remeter à religião Cristã, o foco dele não é esse. Essa obra se preocupa em tratar sobre fé, esperança, compaixão e amor mesmo nas piores horas. Essa garotinha do livro supera seus medos e angústias com um coração de ouro mesmo nos momentos em que ela não tem ninguém pra ajudar, somente a fé dela em Deus e seu coração puro.
Aprendi muito com esse livro. Ele me ensinou tanto que quando estava perto do final pensei "não sei nada sobre a vida". Senti que precisava apreciar mais as coisas.
Além disso, é um livro que, apesar de não ser em primeira pessoa, te conecta com a personagem de uma maneira que te faz sentir amiga dela.

Juliana.Siqueira 10/08/2021

Simplesmente lindo
Resumo esse livro em uma palavra: sensibilidade. É um dos livros que marcou bastante e que me emocionei muito ao longo da narrativa. Acredito que valha super a pena a leitura, mexe bastante com a gente.

Chris 03/06/2021

Tocante
Aqui conhecemos a doce Anny uma garotinha de sete anos, o maior sonho de Anny era passar mais tempo ao lado dos pais porém por causa do trabalho deles isso não era possível somente se viam aos sábados que se tornou o dia preferido dela. A vida de Anny muda totalmente quando um dia os pais dela anunciam que eles terão que passar um ano longe dela e que ela irá morar na casa da vizinha, sua professora. Para amenizar o sofrimento da filha o pai a presenteia com um jogo de xadrez e diz a ela que antes de partir ensinaria ela a jogar. Deixando para trás seus brinquedos e o conforto de seu lar, Anny vai para sua nova casa munida apenas de seu ursinho de pelúcia preferido, algumas roupas e o tabuleiro de xadrez.
Mas ao contrário do que se esperava os novos tutores de Anny não gostam dela e a faz passar por maus momentos. Quando Anny conhece o misterioso Pepeu que a ajuda a passar não somente um ano mais alguns anos longe dos pais sem saber o que ocorreu.
Bom não gosto de me alongar na descrição da história para não trazer spoiler. Nessa história Anny nos leva a refletir sobre muitos aspectos com o passar dos anos dela e seu amadurecimento, ela tinha todos os motivos pra virar uma criança triste, amarga. Mas ao contrário de tudo isso ela nos mostra que devemos esperar somente o que as pessoas são capazes de nos oferecer,sem julgar ou condená-las por isso. Ao não esperar nada da vida ou de qualquer pessoa que fosse, Anny aprendeu uma importante lição que não devemos tentar controlar o tempo, ou nos anteciparmos diante nossas vidas. Pq nunca sabemos o quem o que iremos encontrar mas a frente... Simplesmente amo e super recomendo.

Heloisa 29/04/2021

Hoje ele não é mais meu livro favorito, encontro muitos defeitos nele. Mas foi meu segundo livro lido na vida, tem valor simbólico e me ensinou tantas coisas... Então sempre terá um pedacinho no meu coração!

Janaína Sá 12/04/2021

“É importante nunca perder a esperança e jamais deixar de acreditar.”
Achei o livro bom, a história interessante e envolvente... Entretanto, achei que o desfecho poderia ser diferente. (O que não faz do desfecho atual um final ruim)... Mas levando em conta que esse foi o primeiro livro da autora.
Não chorei apenas tive uma certa ardência nos meus globos oculares rs

Bianca465 27/03/2021

Uma história linda, dolorosa e cheia de ensinamentos.
Me perguntei mil vezes se realmente queria fazer a resenha deste livro pois ele é meu livro preferido da vida e estava com medo de não passar o que ele realmente representa para mim!

Bom este livro me emocionou demais pela Anny ( Personagem Principal ) passar umas coisas horríveis com tão pouca idade e mostra ser uma menina admirável e forte!