História da Alquimia

História da Alquimia Robson Fernandes de Farias

Resenhas - História da Alquimia

Carla.Parreira 16/10/2023

História da alquimia
Até o capítulo sete o livro relata que a alquimia surgiu através do interesse pela produção da pedra filosofal (fabricar ouro), para o aperfeiçoamento espiritual (propósito de caráter esotérico) e do elixir da longa vida (propósito de caráter exotérico). A procura por ouro atraiu vigaristas e charlatões de toda espécie contribuindo para a má fama que se abateu sobre a alquimia e seus praticantes. A alquimia tornou-se uma prática maldita, mas seu principal objetivo seria promover a purificação espiritual do adepto transformando-o em um ser humano mais elevado. Nessa busca pela fabricação do ouro, a alquimia nasceu por um equivoco, por uma ilusão, sendo inicialmente muito mais uma prática química do que alquímica. A transmutação de um metal ordinário em um metal nobre (ouro) por si só pode ser encarada como uma metáfora para a transmutação interior do individuo na busca da perfeição espiritual.
Uma das crenças do alquimista medieval era a possibilidade de produzir-se, no laboratório, um ser humano artificial em miniatura, o chamado homúnculo. A linguagem alquímica tinha muito mais a ver com a poesia e a pintura do que com a linguagem cientifica moderna. O homem era tido como o enxofre (provindo do sol) e a mulher como o mercúrio (provindo da lua). O equilíbrio dessa união masculino e feminino era tido como o sal. O mercúrio seria o principio responsável pelo brilho e dureza da substancia; o enxofre pela sua cor e combustividade; o sal pela sua solidez e resistência ao fogo. Conjuntamente, os três eram conhecidos como tria prima. O restante do livro relata um pouco sobre Paracelsus, Nicolau Flamel, Alberto Magno, Basil Valentine, Avicena, John Dee, Edward Kelley, Cagliostro, Arnaldo de Vilanova, Newton, Robert Boyle e Jung.

André 19/07/2011

Resenha - A História da Alquimia
Quando estava lendo o livro achei ele apenas legalzinho. Muitas vezes pensei em abandonar o livro, mas ele é tão curto que decidi ler até o fim.

Pra se ter uma noção, passaram-se alguns anos desde a minha leitura e não me lembro de nada em específico que li... Não me acrescentou muita coisa.

Eu recomendo a leitura se você for dar continuidade ao tema com alguma outra coisa. Se for pra ler o livro por si só não vale a pena.
yurigreen 01/11/2012minha estante
Qual o tamanho desse em termos de página e massa de conteúdo? Li dois livros de alquimia um tempo atrás, bem simples, tava querendo algo um pouco mais aprofundado pra relacionar com ciência. Vlw

André 02/11/2012minha estante
Olá Yuri,

O livro possui 96 páginas. Ele apresenta um conteúdo bem superficial. Provavelmente deve ser similar aos que você já leu.

Como eu escrevi na resenha, só recomendo a leitura só for pra dar continuidade ao tema com alguma outra coisa. Não tirei nada deste livro após a leitura.

No entanto, ele apresenta uma leitura bem fácil e "gostosa". Um bom livro pra ler quando você só tem 5 minutos ou, se preferir, ler inteiro em uma tarde!