To die for

To die for Sandra Byrd

Resenhas - To die for

Cíntia Mara 05/10/2011

Resenha postada originalmente no blog Free to be me (http://bit.ly/oLOEpr) em 21/09/2011
Sandra Byrd acabou de entrar para a minha lista de autores favoritos. Porque eu ler o primeiro livro e amar pode ser sorte. Mas aí ela resolve escrever um livro de ficção cristã e histórica, ambientado na época em que, nos bastidores da côrte de Henrique VIII, a Reforma Protestante começava a se agitar. (Ficção cristã só porque eu sei que ela escreve livros desse estilo, porque o cristianismo praticamente só aparece relacionado à Reforma.)

A narradora é uma mulher de quem eu nunca ouvira falar. Mesmo tendo à sua disposição as cinco esposas, duas filhas e algumas amantes do rei, a autora optou pela visão de Margaret (Wyatt) Lee, ou apenas Meg, melhor amiga da polêmica Ana Bolena. Acho que é a primeira vez que eu leio um livro cujo "protagonista" é, na verdade, coadjuvante. Ela tem sua própria história, um romance que me fez torcer, mas, a meu ver, a verdadeira protagonista foi Ana, com toda a sua determinação em se tornar rainha da Inglaterra e sua frustração por não gerar um sucessor vivo para o rei.

Outro aspecto interessante é o fato de que, mesmo sem nunca ter estudado História Geral no colégio, eu já sabia como aquilo tudo ia terminar. Afinal, os Tudors são personagens conhecidos, tendo inspirado, inclusive, a famosa série de Philippa Gregory, que eu ainda não li porque não sou compulsiva a ponto de deixar um rim na livraria. A minha ansiedade para terminar o livro era diferente, eu não queria saber o que aconteceria, mas em que parte da História o livro terminaria, qual o papel de Meg e se haveria um final feliz para seu romance com Will Ogilvy.

O único ponto negativo do livro é que eu fiquei sem entender algumas coisas, porque o inglês daquela época é meio complicado. E no final as coisas acontecem muito rápido, então eu tinha que reler algumas partes pra tudo fazer sentido. Então, não recomendo para quem não tem muita experiência com a leitura no idioma.

To Die For foi cedido pela autora para resenha; O livro faz parte de uma série, Ladies in Waiting, e será sucedido por The Secret Keeper (sobre Catarina Parr, sexta e última esposa de Henrique VIII) e Queen of Hearts (sobre Isabel I, filha de Henrique VIII com Ana Bolena). Mal posso esperar que sejam lançados. Enquanto isso, lerei Bon Appétit e Pièce de Résistance, continuações de Let them eat cake, da mesma autora.