Capitão América: O Soldado Invernal

Capitão América: O Soldado Invernal Ed Brubaker...

Resenhas - Capitão América: O Soldado Invernal

Julião 23/03/2021

Muito foda!
Era começo dos 2000, Bendis acabou de assumir a revista dos Vingadores e criou o arco 'a queda', e também no Demolidor estavam reescrevendo toda a linha cronológica da Marvel para organizar a casa. Waid estava no Quarteto, Greg Pek no Hulk e o Brubaker no Capitão.

Eu fico me perguntando se o Ed Brubaker e o Steve Epting já sabiam que eles iriam fazer esse clássico quando assumiram a mensal do Capitão.

Que fase maravilhosa para ler quadrinhos. Leia essa época sem medo de ser feliz, na moral mesmo. Isso aqui é o mais puro suco do milho verde!

MoniQue 04/05/2021

Diferente.
Nunca tinha lido uma HQ. Foi mais pela curiosidade, já que gosto muito dos filmes da Marvel. A arte é muito bonita. Realmente um item de luxo.
Quanto a história, não sei se é meio confusa de propósito ou se eu não me adaptei muito bem ao estilo, ou as duas coisas rs.
Em resumo, gostei e foi bem interessante.

P3te3rr 04/03/2023

O Soldado traumatizado...
Ed Brubaker renovou as histórias do Capitão América.

Nessa HQ, vemos um Steve Rogers violento, com memórias distorcidas de seu passado. Vemos a sua luta diária com o seu passado e isso é escrito de uma maneira INCRÍVEL!!

Essa história é a definição da citação: "O soldado sai da guerra, mas a guerra... nunca sai do soldado".

O trauma de guerra, o trauma de morte, tudo isso é usado para desenvolver o passado e presente do herói. E o "vilão" é a personificação do trauma.

Ed Brubaker escreve uma história sombria. Uma obra prima. Algo que ficará para sempre com um clássico do personagem.

Uma história que marcará gerações!!
ssam 04/03/2023minha estante
uia

William.Ramos 17/05/2021

Início da melhor fase do Capitão América nos quadrinhos!
Acompanhamos o início da fase Brubaker nos quadrinhos do primeiro vingador e o começo não podia ser melhor.
A trama é envolvente, uma pagina puxa a outra e o roteiro combina muito com a arte, é louvável como Brubaker consegue criar um rede de intrigas tão densa de maneira tão leve e divertida.
Um clássico do Capitão e da Marvel, não apenas moderno e sim de toda a cronologia do personagem.
Leitura altamente recomendável!

Guilherme.Oliveira 01/05/2021

História bacana e bem desenvolvida.
Conheço muito pouco do universo do Capitão, mas achei a trama bem interessante.

Vertinho0 27/05/2022

Uma das melhores sagas do capitão!
Essa história me causa muita nostalgia! Li ela quase que na época em que fora lançada e mesmo sendo muito novo, consegui usufruir e digerir quase tudo que a hq aborda! Relendo, eu consegui pegar algumas pontas soltas que eu tinha deixado escapar na época. RECOMENDO MUITO!

William 24/06/2023

Capitão América: Soldado Invernal
Incrível esse encadernado. A história fala sobre a morte do Caveira Vermelha e o aparecimento do Soldado Invernal, que foi fielmente identificado como o amigo fiel do Cap, Buck.

Hamilton_L97 17/07/2021

Ótima HQ
Tem uma trama legal de espionagem tecnológica do séc XXI, acontecimentos da guerra fria e rememoração da vida do Rogers no período da segunda guerra (inclusive, os desenhos desse período foram os que mais curti).

A arte do Epting no geral é maravilhosa. Aliás, combina muito bem com o Furry marrento de tapa olho e funciona bem até nas cenas de luta, embora naturalmente o estilo dela seja apropriado pra diálogos. O capítulo 7 tem um interlúdio feito por outro desenhista que não manda muito bem naum... mas ok.

O roteiro do Brubaker não é perfeito... é bem bom. Em certo momentos existem umas soluções de trama um tanto quanto patéticas, diálogos bobinhinhos, etc... que tmb funcionam, então é um pouco injusto centrar nisso.

Eu gostaria que tivesse tido uma melhor abordagem da vida do Soldado Invernal ou do Lukin na União Soviética, só que infelizmente a Marvel nunca aprofunda em nada né. Também achei que nos momentos finais o Falcão não teve nenhum papel relevante sequer nos diálogos (poderia ser qlqr outro personagem ali, inclusive o Tony Stark teve uma aparição até mais curta e bem mais relevante)... o ponto positivo é que ele terá maior destaque nas HQs sequenciais, então tenho espectativas boas. Achei que a Sharon teve uma presença bem legal nas primeiras páginas, só que infelizmente foi perdendo relevância ao longo.

As pontas soltas deixadas pras sequências não me agradaram, mas envolvem personagens interessantes, então tô animado pra continuar. Em geral, é um roteiro que funciona muito bem pra trama de ação investigativa que ele pretendeu abordar.

PS: o editor mandou bem nas notas de rodapé da 2 Guerra Mundial.

João 04/04/2021

A melhor saga do Capitão... Nunca fui fã de tudo da Marvel e tbm não tinha dinheirinho pois filho de professores percebe desde cedo que prioridades são prioridades...
Mas qnd tive a oportunidade de ir a Bienal do Livro e vi essa capa foi realmente o começo de uma história que até hoje continuo lendo...
Comecei com pé direito e com muitas surpresas pois essa edição, te prende até o início do segundo volume que consegue ser melhor e o terceiro é um marco na minha vida...

Gabi 05/12/2023

Nunca decepciona!
As ilustrações dessa HQ são uma coisa de outro mundo! Para quem já conhece o universo e as personagens, a compreensão do enredo é mais simples!
Gabriela 11/12/2023minha estante
ahhh, eu amo esse quadrinho

Leticialc 05/06/2021

Liberado apenas para o alto escalão da KGB
O Caveira Vermelha tem novamente o Cubo cósmico em suas mãos, e já tem planos pra ele " [...] Pairs, Londres e, é claro, Manhattan... arderão em meu nome. E nós faremos a colheita desta morte e destruição, transmutando tudo em energia para encher este Cubo Cósmico [...]". Ele só não esperava que faltando apenas alguns minutos para seu plano entrar em ação, uma visita, que põe fim a sua vida e leva o Cubo.
Quem esta por traz da morte do Caveira Vermelha e do roubo do cubo? O que é o Projeto Soldado Invernal? Muitas perguntas assombram a mente do Capitão América.
Nesta HQ, Steve Rogers tem que lidar com os fantasmas do seu passado, e recuperar o Cubo Cósmico, antes que Lukin ponha em prática os planos que tem para ele.

- J. 07/06/2012

Herr Caveira está morto, e tudo parece colidir contra Steve Rogers.
Enquanto a SHIELD luta contra uma conspiração internacional e um misterioso assassino, o passado do Capitão parece retornar de forma cada vez mais caótica, e ele precisa descobrir o que está acontecendo enquanto ainda pode confiar em suas memórias, o que não parece ser por muito tempo...

Esta edição praticamente contém um sumário de toda a vida do herói, em todas suas encarnações, além de ter uma arte linda, com um jogo de cores que se faz presente quase como outro personagem da história. Indispensável para os fãs.

(ugh, não presto pra escrever resenha. Por isso mesmo que tenho que ficar fazendo isso, até aprender.)

Israel145 01/05/2016

O início da fase do Ed Brubaker que inseriu o personagem Soldado Invernal no universo Marvel começa de forma espetacular com o arco homônimo. Brubaker resgata personagens queridos, heróis e vilões do limbo do esquecimento e os reinsere de maneira competente, com histórias que remetem o Capitão à época que era agente da SHIELD. Brubaker pesquisou bastante as fases legais do personagem e repaginou vários como Nick Fury, Agente 13, Caveira Vermelha, Ossos Cruzados, Falcão, etc. Não faltaram elementos que fazem parte do seu universo como a IMA e o cubo cósmico. Além disso, inseriu um vilão muito legal: O General Karpov.
As histórias sob a batuta do autor são repletas de lances de espionagem, mistério e claro, muita ação para os fãs de HQs não colocar defeito. Mas todas recheadas de elementos entrelaçados de maneira inteligente que faz o leitor implorar por mais. As cenas de ação ficam melhores devido a competência do veterano Steve Epting com sua arte vigorosa que lembra muito a do grande John Buscema. Epting mantém o ritmo graças a seus enquadramentos cinematográficos. Completando o time, Michael Lark fica a cargo das cenas em flashback, combinando perfeitamente seu estilo com as lembranças do Capitão sobre a segunda guerra mundial.
E o que pensar do Soldado Invernal? Graças a Brubaker, esse personagem (já icônico) rendeu uma ótima reinserção no universo Marvel. De mascote mirim à antítese do sonho americano, Bucky Barnes versão Soldado Invernal foi uma das grandes aquisições do universo Marvel. E esse é apenas o início dessa aclamada fase que inspirou o segundo filme do Capitão. Imprescindível para os fãs de HQs.

Rodrigo1185 29/03/2024

Capitão América e o Soldado Invernal
Gostei muito do arco, tudo começa com uma volta ao passado, com cortes de cenas de ação do capitão América e seu parceiro Bucky. Depois é descoberto uma série de crimes misteriosos protagonizados por um fantasma, um tal de soldado invernal daí se desenrola todo o quadrinho, uma caça frenética ao cubo mágico suspeitas e desconfianças do capitão América que depois encontra seu velho amigo....