Perdas Necessárias

Perdas Necessárias Judith Viorst

Resenhas - Perdas Necessárias

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 04/09/2022

Interessantíssima maneira de falar sobre perdas.
De forma muito fluída e clara, a autora explica como esse sentimento de perda, no sentido amplo, nos é apresentando pela primeira vez quando somos ainda bebês, quando tomamos consciência que somos um ser independente da nossa mãe e que ela precisará se distanciar de nós em alguns momentos (para ir ao banheiro, para ir ao trabalho etc) e como nós sentimos nesse momento (insegurança, medo que ela não volte). Depois passa para conscientização da criança do seu ?Eu? e que esse ?Eu? demanda ações de independência da mãe (aprender a andar, ter que frequentar uma creche/escola etc). Com a identificação do nosso ?Eu? vem as primeiras responsabilidades, as primeiras crises indentidade (tipo: quem eu sou de verdade? Como as as pessoas me enxergam?), as primeiras renúncias, os primeiros fracassos? Depois o tema evolui para outros tipos de perdas até finalizar com a perda da própria vida para a morte.
A autora usa alguns exemplos apresentados através dos livros, principalmente os clássicos, e com isso ela acaba dando vários spoilers. E isso é bem desagradável porque alguns spoilers são do pior tipo, daquele que fala sobre a morte dos personagens.
Tirando isso, leitura super recomendada.

Jules 20/05/2020

Muito mais que autoajuda
Perdas Necessárias é uma verdadeira viagem através de reflexões sobre o desenvolvimento humano. Com referências psicanalíticas e relatos de várias pessoas e da própria autora, podemos enxergar as perdas que fazem parte da nossa vida (inclusive a maior, a Morte) não como apenas aquilo que deixamos de ter, mas como parte essencial de um processo contínuo que envolve também trocas, renúncias, reflexões, aceitação. Apesar de discordar de alguns pontos trazidos (afinal, já faz um tempo que a obra foi publicada), acredito que a leitura de Perdas Necessárias é de fato imprescindíveis principalmente no atual cenário de pandemia em que, infelizmente, estamos lidando com perdas e luto de várias formas.

Gabriela Paulino 23/06/2021

Um livro necessário
Mais um livro sobre o qual não sei por onde começo a falar. Me trouxe tantas reflexões sobre minha vida que sem dúvidas é o exemplar com mais marcações e anotações que tenho na estante até o momento. Apesar da opinião geral, não consigo enxergá-lo exatamente como um livro de autoajuda, mas não sei encaixá-lo em outro gênero. Só posso recomendar a leitura a quem quer que esteja disposto, principalmente aos que estiverem enfrentando momentos de perda em suas vidas. Algumas ideias psicanalíticas apresentadas aqui me pareceram um pouco extremas, mas tive essa impressão apenas em momentos pontuais.

Silvia 18/11/2009

Um livro sobre como nos despojar de nossas ilusões e viver a realidade
Faz uma análise aprofundada sobre as perdas que temos em nossa vida desde o nosso nascimento nascimento até a morte sob uma perspectiva psicanalítica. Devemos passar por um processo de despojamento ao longo de nossa vida de modo a encarar a vida como ela é e não como deveria ser.

As perdas são fundamentais para o nosso amadurecimento, precisamos elaborá-las ao invés de negá-las para nos tornarmos seres humanos mais completos e autoconscientes.

Não pensem que esse livro é de autoajuda, muito pelo contrário, pois não propões fórmulas mágicas, mas um livro cheio de discussões baseados em estudos científicos e reflexões filosóficas.

Indico com louvor.

Lucas Fagundes 13/02/2020

Autoajuda 100%
Acho que a autora fez voltas e voltas demais nesse livro. Algo que era até mais simples de explicar, ela colocou vários exemplos, muitos desnecessários, o que fez a leitura se tornar mega cansativa.
Juu 25/09/2021minha estante
Sim,só estou no começo do livro e sinto dificuldade até de entender o que ela escrevendo,tem horas que fica muito redundante e desagradável de ler

Isabella.Fernanda 02/02/2022

Que livro!!
Enfim, depois de meses, concluí essa leitura. A demora não foi por ser chato ou difícil ou truncado, mas por ser bom demais e ter coisa demais pra absorver e pensar, carreguei um dó de acabá-lo.
O título é sugestivo, o livro é o desenvolvimento de inúmeras perdas básicas e necessárias em cada fase da vida, do nascimento à morte, como elas doem e nos afetam, os porquês de não as poder evitar e o como fugir delas impacta negativamente.
A autora, além de ser muito bem formada, usa recursos da literatura, acadêmica e clássica popular, para exemplificar e enriquecer ainda mais o entendimento. A base do livro é psicanalítica, ainda que a autora se beneficie de um conjunto de áreas do campo da psicologia.
Freud foi muito mais citado nas primeiras fases da vida do que no restante. Gostei muito de como ela aplicou os contrapontos de várias das teorias apresentadas, não subestimando a capacidade de absorção e análise do leitor, de fato, se utilizando da visão científica de "são teorias e temos esse, esse e mais esse indício, que se exemplifica assim e assim, mas existe este outro ponto também", enfim, esta pode ser uma chamada "simplificação" da estrutura da obra, mas em uma escrita fluída.
Por fim, recomendo este livro, para todos os que quiserem se entender melhor, chorei demais em diversos momentos por ler e analisar coisas dolorosas de minha própria vivência, me fez entender melhor algumas ações e mecanismos de pessoas próximas a mim, além das minhas próprias. É um favorito para se consultar e reler, sem dúvidas!

Arrieiro 21/11/2010

Livros Necessários
Sim, há algum tempo as perdas eram tratadas como algo a ser evitado. Sim, há algum tempo as perdas eram tratadas como uma condição da vida humana - desagradáveis, mas inespugnáveis.

Necessárias, bem-vindas? Somente em Nietzsche.

O livro mostra a universalidade e a importância das perdas no amadurecimento do indivíduo, bem como os impactos sobre a personalidade da maneira como cada um as percebe em suas vidas.

Sinceramente, depois desta leitura, percebi que eu existia em um mundo irreal.... acho que surreal é a palavra mais adequada. Não é um livro confortável; tudo bem, perdas também não o são.

Ótima leitura

Dan Navarro 02/08/2012

Leitura Necessária!!!!!!
Este livro mudou radicalmente a minha vida! Ele te mostra de uma maneira muito clara todos os sentidos de mudanças que vivenciamos diariamente e como podemos lidar com cada uma delas!É um livro que merece ser lido sempre!!!

Sasá 09/10/2013

Abandonei
Abandonei por ser uma leitura muito densa. Pretendo voltar em breve e ler capítulos alternados.

renanlp 02/06/2021

Autoajuda?
A autora traz, de maneira profunda e orientada pela psicanálise, os diversos momentos de nossas vidas em que precisamos lidar com situações de perdas em suas mais variadas formas e contextos. Juntamente com isso, explora os impactos causados por elas e os reflexos de cada experiências no cotidiano e nas relações construídas ao longo da vida.

Um belo livro classificado, ao meu ver, erroneamente, como autoajuda.

Gustavo 05/08/2021

Releitura sempre garantida
Ultimamente tenho lido tantos livros difíceis para meu nível de leitura, e sou grato por essa oportunidade, de ver que ainda tenho alguma direção para evoluir. Nos últimos 4-5 anos talvez, minha visão sobre a vida, sobre acontecimentos complicados têm se tornando cada vez mais distorcidos, problemáticos de se identificar suas razões, seus porquês e esse livro tirou um embaçado dos meus olhos.
O livro é muito maior que sua idéia, ele percorre bem pela maioria das nossas perdas, daquelas que trazem dor que nos mudam, sejam pra melhor ou pra pior. Na descrição o livro é citado como auto ajuda, mas no conceito atual de auto-ajuda, esse livro nao tem nada, pura filosofia.

Thay 29/04/2021

Li esse livro por causa da minha faculdade de psicologia, e acabei gostando muito, aborda várias perdas que sofremos ao longo da vida

Cinara 17/06/2010

Crescer
Para quem ainda está tentando entender e superar a dor de crescer. Aborda de forma franca e objetiva todos aqueles assuntos que gostaríamos de ter aprofundado antes que nos cobrassem maturidade - e tudo o que, consequentemente, vai ficando pelo caminho e assombrando nossas vidas, neste processo inexorável de se tornar adulto. Infância, adolescência, casamento, paternidade, velhice. Alentador e libertário.

martinho.bia 31/07/2020

"Pois, mesmo quem tem a sorte de conseguir um, ou dois, ou três "melhores amigos", aprende que as amizades são conexões imperfeitas."

bia :) 16/10/2020

quantas perdas abarca a experiência humana?
achei um bom livro. fala sobre perdas. sobre a dor que sentimos. sobre a angústia humana.

há muitos tipos de perdas; há perdas pequenas, perdas maiores - todas elas absolutamente necessárias a condição do que é ser gente no mundo. sob uma perspectiva psicanalítica, a autora nos coloca diante daquilo que tivemos e perdemos, daquilo que jamais teremos, daquilo que tivemos apenas em sonho... e como tudo isso nos afeta, nos transforma e nos leva pra outros lugares.

o único ponto negativo desse livro é a visão ortodoxa e ultrapassada sobre alguns conceitos freudianos e um machismo velado, em alguns capítulos beirando o insuportável. porém, nada que atrapalhe demais a experiência do livro. recomendo.

1 | 2 | 3 | 4