O casamento entre o céu e a terra

O casamento entre o céu e a terra Leonardo Boff




Resenhas - O casamento entre o céu e a terra


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 11/04/2015

Publicação do período de celebração dos 500 anos do Brasil, chama a atenção para ideais da cultura indígena indispensáveis para a sobrevivência da humanidade. Está dividida em duas partes: mitologia e contribuição dos povos nativos.
As lendas indígenas, tema da primeira parte, em um contexto isolado trazem uma percepção surreal. O autor reuniu 30 delas e, em uma visão geral, percebemos pontos em comum. O homem se insere nelas valorizando a vida e seu meio, que é apresentado com os elementos - seja animal, vegetal ou fenômenos - em igualdade. O real e o imaginário se misturam, em uma harmonia de respeito e valorização a vida: o casamento entre o céu e a terra.
Na segunda parte o autor mostra a influência da cultura indígena (de forma didática) em seus valores diversos. Também histórias sobre a postura do colonizador, como o genocídio empregado e extinção de vários grupos. Paralelo entre culturas...

O resgate da cosmovisão de uma cultura ancestral, caracterizada pela harmonia com a natureza e respeito a vida, é a mensagem e valorização na obra.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR