Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Jade 09/11/2022

"Por fim, na noite, o vento uiva sobre a
planície. Dizem que são os espíritos
daqueles que morreram e deixaram seu sangue na terra de Tróia."

Clássico essencial, mas por vezes, cansativo.

jumoncks 08/11/2022

Ilíada
que livro legal? eu amo ler esse tipo de livro! é curtinho e fala da mitologia grega que eu acho muuuito interessante
é linguagem moderna, não é a mesma la de séculos antes de cristo KKKK teve algumas modificações, mas nao deixa de ser maravilhoso!
nao sei mto oq falar, to pessima pra fazer resenha

Felipe 05/11/2022

Uma leitura obrigatória para os amantes dos clássicos.
A Ilíada, de Homero, é um dos textos mais importantes na literatura ocidental, sendo quase o berço da contação de história, da construção e idealização de heróis, deuses e da guerra. Escrita a quase 1 milênio a.C. e transmite de forma oral ao longo dos séculos, a obra Ilíada constrói o arquétipo do herói antigo: forte, corajoso, que não foge da batalha e que possui grande honra e orgulho. Vários personagens na própria obra apresentam essas caracteristica, principalmente Aquiles, o protagonista.

Mas o que Ilíada conta é o clímax do fim de uma guerra. A Guerra de troia narrada na obra está no seu décimo ano, com os Aqueus e Argivos em cerco da cidade de Troia há anos. Aquiles, sabendo de sua profecia, evitou um combate direto com Heitor ao longo dos anos e isso levou a guerra a estagnação. Até que as ondas da guerra se volta contra o lado dos Aqueus, pois Agamêmnon, Rei de Argos e de Micenas, decide testar a paciência de Aquiles desonrando-o na frente de todos os aliados e guerreiros. Humilhado, o herói Aquiles decide se abster da guerra, deixando seus compatriotas a mercê dos portões de Hades. Ele não lutaria por Agamêmnon, mesmo que seu povo morresse. Em fúria assim ficou Aquiles, ao longo de quase toda a obra. No entanto, quando sua cólera chega ao fim, os troianos conhecem o porquê de Aquiles ser o maior dos heróis.

O mais interessante de Ilíada é que a obra é um poema épico, com milhares de versos, compostos em 24 Cantos. Apesar de ser um pouco difícil em um primeiro contato, ao longo da leitura flui bastante o texto, tanto lendo de forma silenciosa como também lendo em voz alta, já que a obra era transmitida de forma oral para o povo. Algumas palavras são difíceis, há muitas menções aos deuses gregos e também a pessoas da época (reis e heróis), então em alguns momentos dá para se perder um pouco. Mas no geral, quando se conhece os principais personagens que Homero utiliza para contar a história, se torna uma leitura bem agradável.

Outro ponto positivo já mencionado, é a participação dos deuses gregos. Cada um vai se posicionar a favor de um dos dois lados: ou está do lado dos Aqueus e Argivos, ou está do lado dos Troianos e Dânaos. Portanto, há uma grande influência dos próprios deuses na direção em que a guerra toma, levando a vitória para os Aqueus ou para os Troianos.

Por fim, é uma obra digna de um clássico pois representa a cultura daquela época em que a história se passa, você se sente envolvido em uma viagem ao passado, aos pensamentos e costumes do passado. A guerra é explicita, a morte é iminente e presente na batalha. A troca de golpes das espadas e lanças se encontrando é quase uma dança poética que Homero conta.

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
O calcanhar de Aquiles e nem o Cavalo de Tróia fazem parte deste livro, até porque a Ilíada não conta nem o começo e nem o fim da Guerra de Tróia, mas fala de um período de 10 dias no meio dessa guerra que durou anos, ou seja, a morte de Aquiles e nem o desfecho da guerra com a derrota dos troianos não irá aparecer neste livro e nem de longe citados

Lara266 29/11/2022minha estante
Oxi. E o epílogo não conta?

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Não, a obra de Homero conta com XIV cantos com métrica bem definida. Epílogo é coisa moderna e está inserida nesta sua edição por algum comentador ou tradutor, se outra pessoa ler outra edição que não a sua irá estranhar que essas duas informações que deu não aparecem.
Mas é normal as pessoas se confundirem e ficarem na expectativa do cavalo que não aparece e nem com o Aquiles que não morre, isso por causa de Hollywood. O Cavalo é só citado sem detalhes na Odisseia, quem fala mais sobre isso é o romano Virgílio na Eneida. Sabemos do calcanhar de Aquiles por conta da tradição oral dos mitos. Outra coisa que as pessoas esperam neste livro é o rapto de Helena e o pomo da Discórdia, mas não encontrarão nada disso, pois também fazem parte da tradição oral e de outros escritos. No fim das contas o tema central da Ilíada e a fúria de Aquiles.

Lara266 29/11/2022minha estante
Obrigada. Eu não sabia, mas agora entendi.

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Por nada, precisando é só chamar

Gabriel 19/10/2022

A Ilíada - Homero
"A Ilíada", é um poema épico grego de grande importância para a tradição literária ocidental e cuja autoria atribui-se ao ardo grego Homero, ainda que muitos digam tratar-se de uma obra de autoria difusa. O poema possui mais de 15.000 versos organizados em hexâmeros datílicos e vários elementos linguísticos e narrativos como oralidade, repetições e digressões, sendo que aborda o 10? ano da guerra de Troia.
Antes que se possa realizar a leitura, é essencial remeter-se a um antecedente não referenciado. Nesse sentido, havia a professora de que o filho de Tétis, cobiçada por Zeus e Poseidon, seria maior que o pai e, para evitar isso, os deuses casam-na com Peleu. No casamento estavam presentes todos os seus com exceção da deusa da discórdia, Éris, que, em resposta, manda um ponto de ouro com a inscrição "a mais bela", que passa a ser disputado por Era, Atena e Afrodite. A decisão é, então dada, a Páris, príncipe troiano, que escolhe Afrodite, uma vez que havia-lhe prometido, em troca, a mulher mais bela do mundo, Helena. Helena, esposa de Menelau, é posteriormente rapatada por Páris, levada para Troia e dá-se início à guerra.
Dados os antecedentes, a Ilíada, cujo nome faz referência ã cidade de Troia, narra o décimo ano da guerra entre gregos e troianos, pano de fundo para o conflito ente Agamenon e Aquiles uma vez que Agamenon toma para si Briseida, escrava que era espólio de guerra de Aquiles, que, revoltado, retira-se do conflito com seu exército de mirmidões. O que se segue é uma série de conflitos entre humanos e deuses que termina com o retorno de Aquiles dado pela morte de Pátroclo e a consequente vitória dos gregos.
A Ilíada é uma obra essencial e cuja leitura deve see estimulada, haja vista sua grande importância para a tradição literária e cultural ocidental.

Igor Rocha 13/10/2022

Surpreendentemente bom
A Ilíada é considerada por muitos estudiosos como a primeira obra literária do ocidente.
Com típicos heróis épicos, cenas grandiosas de batalhas e a presença divina dos moradores do Monte Olímpio, temos contada a história do cerco a cidade de Ílion, em Troia.

sscorpiuskingg 12/10/2022

A edição é péssima mas a história é incrível, e por serem clássicos conhecidos e representados em várias outras mídias, parecia que eu tava relendo algo, apesar de nunca ter tido contato com essas duas narrativas.

romulorocha 06/10/2022

Ilíada, de Homero - 9,5/10
Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Neste clássico da literatura grega, Ilíada, somos apresentados às vicissitudes da épica guerra de Tróia. Iniciada pelo conflito amoroso entre Alexandre Páris, príncipe de Tróia, e Menelau, líder dos Aqueus, após Helena, a esposa deste último, ter sido raptada pelo príncipe troiano, Ilíada retrata muito mais do que uma narrativa trágica ou romântica desta guerra, ela nos coloca na zona de batalha, nos acampamentos e ademais, nos átrios dos deuses do Olimpo. Aquiles e Heitor são de fato dois guerreiros que merecem destaque, mas o leitor que envereda nesta trama certamente se surpreenderá, como eu, com a diversidade e qualidade de muitos outros épicos guerreiros que surgirão desta batalha.

Eu terminei Ilíada com a sensação de entender o porquê, de fato, esta obra merece ser lida. Desde a forma da narrativa, através de versos, até o cuidado do autor em nos apresentar os cenários das batalhas em diversos núcleos de personagens, inclusive o núcleo dos deuses neste âmbito também. Com certeza, Ilíada é uma obra de arte da literatura que merece ser apreciada.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaGrega
#Iliada
#Homero

Mateus 02/10/2022

Culpa
Uma história que carrega nos ombros milhares de anos. E que peso, muita coisa tirei deste livro, e muitas coisas eu esperava tirar, culpa da expectativa, mas ela foi sanada de outras formas.
Pretendo re-ler este livro algum dia, com mais calma, acredito que não tenha faltado todas as idéias, um canto por dia, creio, talvez seja a melhor maneira.

Beatriz 02/10/2022

Iliada
Demorei muito para me adaptar a escrita, não sei se há ocilação por versão de tradução (não li outras), mas é bem complexa. Tive de acompanhar vídeos de resumo em determinados cantos. O que me fez não aproveitar tanto a leitura, onde apenas no meio do livro começei a imaginar a história.
O tipo de obra que se demora para terminar, exige muita concentraçao e jamais consegui lê-la com barulhos.

Inspirou outros, o livro mais antigo do ocidente.

Gostei dos combates estes muito presentes, é uma coisa que gosto e espero em livros que narram guerras e conflitos. Me aborreci com a batalha que durou apenas alguns versos de Aquiles contra Heitor, bom, acho que fui com muita expectativa nesta parte e acabei quebrando a cara e claramente Homero exalta os gregos na obra.

Espero que ao ler esse livro novamente em próximo futuro, seja mais proveitoso à mim.

ciliane.ogg 29/09/2022

O livro escreve sobre a Guerra de Tróia, o que levou a ela.
Vemos como a busca pela honra e o que eles entendiam por ela nos leva a brigas, Deuses escolhendo seus preferidos e atuando em conjunto com os humanos na guerra.
Quem assistiu ao filme, pode ler despreocupado, pois o filme mudou muito a história ao ponto de diversas passagens serem irreconhecíveis.

Kako 14/09/2022

Livro bem curtinho e rápido de terminar porém eu tinha preguiça e não li rápido, o início é cansativo e tem um excesso de informações, pelo menos nessa versão, mas recomendo pra quem nunca leu a iliada, é cativante o meio pro final, aquela expectativa de quem vai ganhar a batalha e tudo mais

Joao.Gabriel 08/09/2022

Não tô afim de fazer uma resenha elaborada agora, então vou encher linguiça com coisa que todo mundo sabe

Perfeito, Homero é foda, 🤬 #$%!& tudo o resto simplesmente um dos textos fundadores da civilização ocidental e me mama se não gostou