A Ilíada

A Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Aline Parreira 16/03/2024

Impossível estudar literatura grega sem passar por Homero.

Ilíada, um dos principais poemas épicos da Grécia, conta a história da guerra entre gregos e troianos, no nono ano da guerra que durou 10 anos.

Heróis e deuses se misturam nessa história.

Disputas, ciúmes, egos inflados entre mortais e também entre os imortais.

Apesar de ser um poema épico, a leitura se torna fluída, assim que entramos no ritmo do poema.
Ryanskr 16/03/2024minha estante
Quero mt ler um dia esse livro por ser um dos grandes clássicos da humanidade, mas sinto que não estou preparado com um arcabouço gramatical para ler essa obra

Isabela 15/03/2024

Foi uma leitura bem pequena que eu fui consumindo aos poucos. A Ilíada é uma obra épica e eu sempre tive vontade de ler por ser um documento sobre a grande guerra de Tróia e um dos primeiros livros sobre os antigos gregos.
Eu pensei que a leitura fosse ser muito rebuscada e que eu iria ter dificuldades nessa leitura, mas eu achei tranquilo.

evaeseumundo 11/03/2024

Tão humanos quanto nós mesmos
Foi uma leitura curta e rápida, dinâmica e bem fluída. Super recomendo pra quem quer começar a entrar e se introduzir nesse mar gigantesco de casos de família que é o Olimpo grego.

Já digo que ela foi uma leitura que me fez questionar o posicionamento dos deuses e sua onipotencia a ponto de vê-los como seres tão humanos como nós, além de mudar minha opinião sobre deuses tão aclamados como Atenas.

É um pouco ecepcionante mudar a visão de uma figura que você adorava ver e ouvir as histórias, mas é uma experiência nova olhá-los por um outro ângulo. Pois começa a ver que a onipotencia é algo que pode ser questionável. É como olhar para aquela pessoa que todos os dias sorri e perceber que ela é uma pessoa como você que passa por dias ruins e dias bons, "Dias de luta e dias de glória".

Guga 05/03/2024

Clássico é clássico
Poema épico lindo muito mais sobre Aquiles e Heitor, do que a guerra de Troia em si. Uma história sobre coragem, respeito, honra e dever.

Tiago 02/03/2024

Belíssima edição e tradução
Não cabe aqui, de forma nenhuma, resenhar a primeira, mais famosa e mais recontada história da nossa civilização. Se os clássicos têm um clássico entre eles, este é a Ilíada.

Contudo, é necessário comentar sobre esta edição. Primeiro, a Penguin sempre tem a inteligência de manter o padrão de capas simples e maravilhosas. Esta não foge à regra. É simples e bela. Contudo, a grande estrela desta edição é, sem dúvida, a tradução magnífica de Frederico Lourenço. Senhoras e senhores, que bela tradução! Infelizmente alguns tradutores preferem ufanar-se de sua erudição produzindo peças realmente incompreensíveis sob a alcunha de "traduções", e que são apenas demonstrações de conhecimento sem terem real utilidade à gigantesca maioria dos leitores. Alguns ainda forçam mais, querendo impor a um texto novo o ritmo poético que só cabe na língua original do texto, tentando fazer que o português tenha os mesmos pés que o grego da época de Homero, resultando numa verdadeira comédia quando alguém vai declamá-lo, e tragédia quando alguém vai tentar ler.

Pois bem, esta tradução fez o que deveria: traduziu. E só por isso merece os maiores louvores. Traduzir é trazer um texto incompreensível pelo idioma e entregá-lo compreensivel ao leitor de língua e época diferente. Frederico Lourenço fez isso lindamente.

Isso fora os textos de apoio, em mais de cem páginas de aprofundamento e contextualização valiosos para qualquer leitor, do leigo ao acadêmico.

Quem quiser ler e compreender a Ilíada, não há edição melhor.
Georgeton.Leal 02/03/2024minha estante
Me arrependi de ter comprado a edição em prosa há alguns anos. Realmente, a tradução em verso deve trazer muito mais da beleza e do sentimento original da obra.

Tiago 05/03/2024minha estante
Acho que a tradução quando mantém a estrutura dos versos consegue deixar o texto mais próximo. E essa edição é bem cuidadosa, apesar de não tentar reproduzir a musicalidade e o ritmo do grego original (isso pra mim é uma grande qualidade).

Luis706 26/02/2024

Finalmente terminei...
Era um livro que eu estava bastante interessado em ler, tudo graças às aulas de filosofia, mas também por ter sido uma inspiração para meu livro favorito: "A canção de Aquiles", de Madeline Miller. Eu gostei bastante da história do livro, porém a linguagem tornou essa experiência extremamente difícil, foi uma verdadeira luta para terminá-lo.

banana20 25/02/2024

Ulisses um gostoso aquiles um 🤬 #$%!& ajax um querido heitor um ridículo paris um covarde eneias um fracote patroclo um defunto menelau um 🤬 #$%!& zeus um maluco atena uma gostosa apolo um babaca hades um sem falas afrodite uma chata e ares um sem cérebro

Eslen.Silva 20/02/2024

O choro de Aquiles.
Todos os reis, heróis e deuses são escravos de suas paixões, a glória da guerra não nega sua brutalidade e até os maiores de todos vão chorar juntos o fim daqueles que amam.

raannys 20/02/2024

Calhamaço de uns séculos passado
Ler calhamaços sempre foi uma tarefa meio complicada para mim, por mais que goste muito ainda tenho certa dificuldade de acompanhar de perto a história, e com o Homero não foi diferente, devo ter levado uns 3 meses pra terminar Ilíada, e só vim começar a gostar de verdade no final, mas foi uma leitura razoável.

Thi 19/02/2024

Daqueles livros que vale reler.
Os escritos de Homero dispensam apresentações e com a Ilíada não seria diferente.

Encantadora, emocionante e faz pensar. Destaque para a belíssima tradução de Carlos Alberto Nunes. Lerei a Odisseia e a Eneida em sua tradução, em breve.

Vinícius 18/02/2024

Um clássico
Existem livros que são bons, alguns são magníficos, mas existem livros, e esses não são tão numerosos assim, que são transformadores. A Iliada é esse tipo de livro, conforme a narrativa daqueles sujeitos imersos numa guerra heróica, porém também terrível, é cantada linha após linha, somos arrebatados e é difícil sair incólume.
Cada conflito, seja travado com palavras, lanças ou rochas nos faz arrepiar da cabeça aos pés. O que dizer da coragem de Menelau, da astúcia de Ulisses, da força de Diomedes, a complexidade de Helena, o amor de Pátroclo e a cólera de Aquiles. Todos estes guiados e influenciados pelos deuses, os quais tomam lado e agem constantemente, mas que ainda assim nada podem fazer contra a força do destino.
No fim, a única certeza que me resta, é que uma leitura não basta, um clássico como esse precisa ser revisitado muitas vezes!