A Ilíada

A Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

PietA0 23/04/2023

Ilíada
Não sei porquê, mas eu esperava que fosse mostrar mais da história sobre Aquiles, o que é óbvio que não ia acontecer já que é uma epopeia, né! Mas acabei me deixando levar pela história do heroi Aquiles (que eu já conhecia e é o meu preferido entre os heróis gregos) e eu mesma me iludi. Mas o livro no geral é bem legal e interessante, tipo é realmente uma epopeia mano, não achei que o termo epopeia fosse tão literal. É claro que precisa ter muita paciência e paz de espírito para ler esse livro, é bem difícil e complicado, mas a gente dá um jeito. Acho que o melhor a se fazer antes de ler A Ilíada de Homero, é ler uns resuminhos, assistir vídeos sobre o livro e, principalmente, ler livros de mitologia (de preferência uns que não vão tão além da história "oficial"). Isso ajuda bastante.

Artemis 23/04/2023

"Que enfim termine a lide entre imortais e homens"
Pelos deuses,essa leitura foi quase um parto kkkkk,deixando a piada de lado,Ilíada é sensacional,de uma densidade ímpar e pouco encontrada até nos dias atuais
,o lirismo da escrita permeia seu caráter épico e onipresente,os personagens apresentam uma complexidade palpável e a poesia é de extrema beleza,Ilíada é uma daquelas grandes histórias que deram origem as outras grandes histórias que conhecemos e amamos hoje,um clássico primoroso pra se ter na lista de leitura.

Saymon.Botelho 21/04/2023

VERSÃO DE AUDIOBOOK
Essa versão que li (escutei) é uma versão resumida, por isso a nota baixa, odeio livros resumidos, tiram toda a genialidade do autor.

melnoliteraverso 18/04/2023

Que história!
Que edição perfeita de Ilíada! Muito clara a tradução feita para essa edição.
Não tenho o que falar sobre essa história maravilhosa de Homero e seu final honroso.
Um clássico que merece o devido respeito

mat 16/04/2023

Monumental
Foram meses para ler esse poema, e com toda certeza foi a leitura mais desafiante para mim até o momento. Creio que absorvi uma fração da grandeza de conteúdo desses cantos, e ainda assim foi uma experiência que irá ressoar na minha pessoa por muito tempo.

A beleza da escrita é daquelas que são únicas na vida, e ainda em aspectos subjetivos, posso dizer que Aquiles se tornou meu personagem favorito de todos os tempos.

No mais digo que no futuro pretendo reler Ilíada e aproveitar ainda mais o efeito sublime que me causou nessa primeira leitura.

evemm 13/04/2023

Ilíada
Perfeito.
no início não peguei muito bem a escrita, depois fui me acostumando e gostando muito, recomendo muitooo pra quem gosta de mitologia, amei, amei.
considerado o primeiro livro da literatura europeia, o mais antigo dos épicos homéricos.
Thalia58 26/04/2023minha estante
Talvez ainda leia esse livro esse ano. ?

evemm 26/04/2023minha estante
incrível, leia.?

Lucas.Rocha 09/04/2023

Um Presente de grego verdadeiro.
Simplesmente uma obra que marca a vida de qualquer leitor, pois é uma das mais belas e fascinantes histórias do nosso ocidente. Este poema épico, que dizem ser o primeiro do mundo ocidental, por muitos atribuído a Homero, que até os dias de hoje, tem sua existência questionada por críticos e acadêmicos da área, é um poema que deve ser lido, contemplado e discutido, por todos, especialmente os que amam a poesia, a história antiga, mitologia e principalmente a guerra. Um verdadeiro Presente de grego, que nos foi dado, enriquecendo ainda mais nossa cultura.

A verdade é que, composta por Homero ou não, a obra é excelente, tida como um conjunto de narrativas bélicas e épicas, ilíada transcende sua época e fascina os leitores modernos, com sua beleza poética. Sua existência por muitas vezes é destinada a vários autores, que com o passar do tempo foram juntando partes, na tradição oral, o que resultou no que conhecemos hoje. Mas isso é apenas um detalhe, visto que o poema é majestoso, e pouco importa quem o fez e o documentou, o que importa é que ele sobreviveu aos séculos e está ao nosso alcance desde o período arcaico - VIII a.C., fascinando pessoas, influenciando civilizações e culturas.

A edição é riquíssima, tem uma bela e didática introdução, que imerge o leitor na cultura e história antiga. Na edição há mapas e glossários que ajudam a compreender melhor o mundo e a cultura relatada nos versos. A tradução, embora não siga uma métrica original do grego antigo, não decepciona, ela é de fácil compreensão. A edição é excelente e de fácil leitura, foi feita para os mais variados tipos de leitores, especialmente os leigos, como eu. Tradução ótima e fluida, não cansa o leitor em momento algum, visto que o testo por muitas vezes são extensos, pois se trata de um poema épico e contém inúmeros versos.

Portanto, independente se você conhece a história ou não, se já viu adaptações ou comentários sobre a obra, leia. Leia e se deleite nessa fascinante história, história que contém personagens marcantes, tramas exageradamente épicas, combates vorazes e amores aterradores. Cada letra, cada verso contidos neste livro vale a pena.
Monju 10/04/2023minha estante
Realmente é fantástica. Uma das melhores leituras da minha vida.

Lucas.Rocha 10/04/2023minha estante
Da minha também, ela é marcante.

Viviane @resenhasdaviviane 08/04/2023

Melhor Leitura do Ano
Realizei a leitura da Ilíada com os integrantes do grupo Clube Tour Literário, organizado pela Adryana Sousa e realizamos conversas todos os domingos. Confesso que quando comecei a leitura não estava conseguindo assimilar o conteúdo, precisei de alguns dias assistindo vídeos explicativos, lendo textos sobre a obra e ouvindo a narração dos primeiros cantos.

Um mês após a primeira tentativa e com uma bagagem de conhecimento consegui entender, dar continuidade a leitura e participar dos encontros. Hoje posso dizer que esse livro foi o melhor que li nos últimos anos e um dos meu favoritos da vida, usei a tradução do Carlos Alberto Nunes e cotejei alguns cantos com a tradução do Frederico Lourenço.

Em resumo Ilíada conta a história da Cólera de Aquiles, que aconteceu durante cinquenta dias da Guerra de Tróia, começando quando Aquiles - filho da deusa Tétis e melhor guerreiro dos Aqueus - se desentende com o rei Agamêmnon, principal comandante do exército Grego e decide se retirar da batalha com todo os seus guerreiros, os Mirmidões.

o principal motivo da guerra, é devolver Helena ao seu esposo Menelau, pois ela aceitou fugir com Páris, príncipe de Tróia enquanto seu marido viajava. Tróia é um reino muito próspero, governado pelo Rei Príamo e tem como melhor guerreiro seu filho Heitor. Diferente das adaptações que assistir, o Heitor do livro tem motivações mais fortes para lutar na guerra e matar Aquiles, em vários momentos foi protegido pelos deuses devido a sua imensa devoção a eles.

Eu fiquei comparando a história maravilhosa que estava lendo com as adaptações que já assisti, percebi que os personagens principais delas não aparecem com destaque no livro, como Helena e o cavalo de Tróia e que muitos acontecimentos interessantes não aparecem, afinal é um livro de quase seiscentas páginas. Os deuses tem uma participação muito importante nas atitudes dos personagens, praticamente eles não tem escolha, porque toda a narrativa foi planejada estratégicamente por eles.

zoyarlert 07/04/2023

?Perto está o homem que mais me feriu o coração?
A fúria de Aquiles, ou a dor dele. Talvez os dois.

Como esperado, é um livro um tanto quanto complicado de entender devido à época que foi escrito. Nesse quesito, é uma obra que exige certa paciência e concentração - mais do que o comum de uma literatura atual, que também não se torna livre desses aspectos.

Meu interesse em ler a Ilíada se deu por uma mistura de fatores e vontades, entre eles meu amor pela história da Antiga Grécia, em geral, e também certo agrado pelo ?mito? de Aquiles e Patroclus. Tal qual todas as ações, mitologias e árduas crenças que rondam a guerra de Tróia.

É, como igualmente previsto, um livro denso e intenso. Ainda que em uma linguagem ?arcaica?, a compreensão da dor, agonia, fúria e obsessão dos personagens é inevitável?

Gostei bastante, certamente enriquecedor!

Dyllan.Johnny 05/04/2023

A jornada do guerreiro
Talvez a leitura mais difícil que já fiz. Por se tratar do primeiro livro da literatura europeia, é um pouco complicado entender algumas partes, mas se você vai adiante e não fica tentando entender tudo, a leitura se torna bastante prazerosa e a história fica bem mais clara. O livro é de certa forma bem emocionante e melancólico. Gostei bastante!!

Raphael Milão 02/04/2023

Ótimo livro, nada como ler um clássico para aprimorar a sua leitura e saber apreciar uma boa história.

Gabriel Belo 02/04/2023

Somos a imagem e semelhança de Deus.
Li a muito tempo atrás, mas escrevo para marcar minhas recordações do título pois até hoje recordo-me dos caprichos a qual os deus nos submetem e, nós, submetemos aqueles "inferiores" a nós. A ilíada me fez perceber que Deuses e homens não cópias, mas reflexo um de outro. Fazendo "o que for necessário" para atingirem a glória que tanto desejam pouco importando os grandes desafios e pessoas em seus caminhos, a busca pela glória não há empatia, apenas aliados, inimigos e servos. Ao que me parecer, repetimos a história incessantemente.