A Ilíada

A Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

isabela354 18/02/2024

A grandiosidade do clássico
Até mesmo na época de Homero essa obra já era considerada um clássico, e hoje, séculos depois continua tendo esse poder sobre os homens. São 15 mil versos e não consigo imaginar como as pessoas conseguiam cantá-los antigamente com clareza. Os ??????? (rapsodos) eram os que tinham o ?dom? de proferir os cantos épicos e acreditava-se que uma musa divina ficava soprando as letras de tão inacreditável que era.
Homero não economizou palavras e adjetivos e nem tempo para descrever tudo e todos, e acho que esse é um dos motivos para a incredibilidade desse clássico. Na obra não temos uma romantização da guerra, a guerra é algo ruim é pesado, um fardo que eles têm que segurar, todas as mortes são tristes, independente do lado. O autor não interfere na nossa opinião sobre os lados, ele apenas apresenta os fatos e nós tomamos nossas próprias decisões. Porém, pelo menos para mim foi impossível não sentir compaixão pelos dois lados, tanto a morte de patroco quanto a morte de heitor mexeram comigo de uma forma gigantesca, e tudo isso por conta de autor.

Ceci128 12/02/2024

??
Gente, tem que ser muito historiador pra ler e gostar, não que seja ruim, mas tipo??? Não entendo nada dos poemas, tem alguns bonitos que eu gosto e marco mas tem uns, que meu Deus??

Onassis Nóbrega 09/02/2024

A Ira de Aquiles
Após marotonar o podcast Noites Gregas me senti íntimo da mitologia grega e empolgado para ler este clássico que sempre tive receio de encarar. Optei por esta tradução do Frederico Lourenço que foi indicada pelo Prof. Moreno naquele podcast e não há o que se arrepender. A versão da Penguim segue o padrão desta série da editora de baixo custo. Capa mole sem orelhas (faz falta) e papel amarelo de boa qualidade. A versão tem muito material de apoio. Acho que mais de 50 páginas entre prefácios de edições anteriores e atual da editora , introdução do tradutor, mapas da região, lista de principais personagens (troianos, gregos e deuses), etc. A tradução em sí é muito boa, fluida, em versos, mas sem muita preocupação com a métrica, priorizando o entendimento. As notas são sucintas, o suficiente para pequenos esclarecimentos. Acho bom assim. Um adendo que, quando eu estava no canto XII, meu livro sumiu. Como eu estava muito empolgado e esta tradução não está disponível no kindle, acabei baixando uma tradução clássica e muito bem recomendada do Carlos Alberto Nunes. E confesso que, atualmente, teria dificuldade de dizer qual a melhor opção. O texto do Frederico Lourenço é mais fluido e de mais fácil entendimento. Mas o do Carlos Alberto Nunes consegue manter a poética/métrica mais próxima do original, deixando a sensação de ler a epopeia muito gostosa. Preferi não comentar sobre a história? Pois creio ser de amplo conhecimento. Só digo uma coisa: Não deixem de ler este que é um dos textos fundadores da literatura ocidental.

Ana Paula Avila 06/02/2024

Guerra dos deuses mais do que de homens
Nenhum leitor que se preze deveria partir dessa vida sem ter lido Ilíada. Poema épico de fácil entendimento e leitura muito prazeirosa, com a participação especial de vários deuses, que se utilizam de seus poderes para manipular a guerra de Tróia do início ao fim.

122333444455555 05/02/2024

Fundamental
Esse livro e a Odisseia ( ambos atribuídos a Homero) estão no fundamento da literatura ocidental. As histórias contadas nesses livros eram transmitidas oralmente. Sem dúvidas, a oralidade em muito supera a escrita//. Todavia, que presente grandioso para todos nós - depois de tantos séculos -, poder conhecer o imaginário da época por meio da escrita.
O papel aceita tudo. Ainda bem. Essas obras se tornaram material didático nas primeiras escolas gregas. E sem dúvidas, o conteúdo presente nessas páginas tem poder para ensinar e lapidar o 'ser' de cada leitor.
(Se é que é possível ensinar a ser).

Recomendo.

giooooooo 01/02/2024

Só tem um jeito que essa história podia acontecer. e apesar da gente saber disso, a gente ainda sofre com cada coisa que acontece.

muito bom. tem um motivo porquê o livro durou anos e anos e a gente ainda lê hoje em dia, é simplesmente Muito Bom.

+ achei a edição/tradução muito boa tb. a introdução e nota de tradução esclarecem e explicam bastante coisa, e não tem nota de rodapé na história em si, o que deixou tudo bem mais fluído

++ achei que ia ser super difícil ler em verso, mas foi bem tranquilo. acho que essa tradução deixou a leitura bem leve

ttorturepoet 30/01/2024

??. ilíada - homero

? ? ? ? ?

? st?rt: 30/01
? end: 30/01

?que a aurora brilhe rápida, clama e jura abater os corimbos que adornam o alto das popas, queimar naus e trucidar, os aqueus, na fumaça entontecidos, tremo no coração, caso este destino nosso venha a ser?

Sofia136 30/01/2024

Isso nao é uma resenha
Iliada é um livro ótimo pra quem ja conhece a guerra de troia perfeitamente e ja é familiarizado com mitologia, caso vc não seja isso vai ser um problema na hora de entender da onde brotou tal personagem

Clio0 28/01/2024

Motivo de briga entre historiados e literatos através das eras, a Ilíada é igualmente considerada como um dos mais antigos documentos históricos e uma das obras fundadoras da literatura universal.

Quer tenha sido criada por um único aedo ou por vários, são mais de quinze mil versos descrevendo uma pequena parte da Guerra de Troia, o período em que devido a um dissabor entre Agamenon e Aquiles, esse se recusa a continuar lutando.

A história se abre então com um concílio entre os deuses que disputam junto com os mortais a glória desse combate. São versos extensos remomorando mitos, expondo confabulações e exaltando figuras heroicas que até hoje os pesquisadores não chegaram a um consenso se são seres puramente mitológicos ou representações fabulosas de personalidades da época.

Não há economia nas palavras para tais. Mesmo os elmos usado pelos gregos são descritos aos seus mínimos detalhes, e uma égide pode ocupar páginas e mais páginas. É uma obra épica no sentido amplo do termo: tamanho, estilo, qualidade.

Minha frustração é que nunca vou conseguir entender essa obra no original. Se a tradução já é espetacular, só posso imaginar o que seria ouví-la declamada.

Recomendo.
Rena_tooh 29/01/2024minha estante
Já estava na minha lista, e sei que a Odisséia se passa depois da Ilíada. Gosto bastante da Grécia e conheço essas histórias porém ainda não li, mas sei que são clássicos ocidentais imperdível. Já li sobre a história da criação de Atenas, heróis e lendas, e essa junção de realidade ou lendas traz um aspecto que te faz pensar bastante.

Leo 26/01/2024

Iliada
Era o momento de ler esse clássico, uma das primeiras histórias contadas que virou livro. E que tem alguns trechos e personagens citados em muitos outros livros que já li. Inclusive penso que vou ter uma melhor compreensão de alguns autores daqui pra frente, como Platão para dar um exemplo.
Achei que teria mais dificuldade por ser em verso, pois sofri bastante com a divina comédia. Mas achei essa tradução bem acessível, apesar de ter recorrido por várias vezes ao dicionário.
A história é muito bem contada, trazendo os deuses mitológicos gregos.

O que me impressiona nesses clássicos é que mesmo já sabendo o contexto e das coisas que irão acontecer, inclusive está edição tem um resumo antes de cada canto, a gente fica preso e ansioso na leitura.
Ajaz Telamônio e Diomedes o tidida são guerreiros valoroso e dos quais eu mais gostei.

Corvina0606 25/01/2024

A diferença que faz a edição
Já tinha tentado ler a Ilíada traduzida por outra pessoa, mas não saí do primeiro canto. Com essa versão, a leitura fluiu demais!!! Muito fácil o entendimento, e não é uma tradução medíocre, pelo contrário, é riquíssima.
O que me ajudou também foi ler em conjunto, foi uma leitura acompanhada com o próprio tradutor e comentada com uma turma. Foi uma experiência incrível.
A história tem de tudo: comédia, sangue, amor, vingança, suspende, violência, contendas... Homero foi tão incrível quanto foi na Odisseia.
A história chega a ser linda do seu jeito. A cada vestimenta pra guerra, a cada cena de guerra, é tudo muito detalhado. Rico para a imaginação.
E o final??? Nooooossa!!! O final com a morte de Heitor é estarrecedor, mas também muito bem escrito, muito poético.

letAcia1104 18/01/2024

Canta, ó deusa, a coléra de Aquiles?
O que eu esperava era um longo poema sobre guerreiros combatendo numa guerra. Mas o que eu senti supera qualquer descrição que eu possa fazer.
Esse livro, tão antigo, ainda ressoa dentro de nós. Um dos principais motivos para isso é que trata de questões humanas. Intrinsecamente humanas, tendo em vista que não mudaram desde a época dos acontecimentos, nem desde a época de Homero cantar, nem hoje.
Como Aquiles bem colocou: ?Foi isto que fiaram os deuses para os pobres mortais: que vivessem no sofrimento?. Sofremos pela nossa própria mortalidade, pela nossa vontade infinita de viver. Sofremos duplamente com a dor daqueles que amamos. Sem eles, sem o amor, como é possível viver?
No entanto, vivemos também para celebrar a nossa existência. É graças à arte que posso me emocionar, me conectar, com aqueles que já se foram a tanto tempo. Afinal, eles amavam e padeciam como eu. Isso nenhum Fado poderá tirar de nós.
Victor225 19/01/2024minha estante
Comecei a leitura recentemente. Também carrego esse sentimento. Nunca deixa de me ser espantoso o fato de que, mais de dois mil anos depois, posso ler um poema que era sabedoria comum a todos que viviam nesse berço do conhecimento que foi a Grécia Antiga. Somos todos humanos, e é isso que nos permite a conexão com um passado tão longínquo, a própria vivência dele. A alma chega a ficar em êxtase!

Marina.Pratesi 13/01/2024

Um dos livros mais "influencers" da humanidade
Embora cause confusão em 90% dos leitores, essa belezinha é um clássico que ultrapassou séculos por um motivo especial: a tradição oral lúdica e cheia de elementos que adoramos. Os personagens têm sentimentos bem próximos dos nossos, como a ira de Aquiles (ou podemos chamar de birra?). A aproximação dos deuses com a guerra também é bem intrigante. Esses elementos foram tão importantes e moldaram tanto o mundo atual!

Além do mais, a obra mostra comportamentos que eram honrados na época. A literatura em si foi criada com esse objetivo: criar cidadãos dignos para a sociedade de lá. Ler ajuda também a entendermos esses comportamentos que eram honrados, como por exemplo, preferir a morte a viver sem méritos e espólios. Aliás, os espólios são bem significativos para a obra, os conceitos de acolhimento, lealdade, como a mulher era vista pelos homens, etc.

Uma leitura obrigatória do curso de letras, mas que deveria ser lido por todos que gostam de mitologia grega.

soares123 11/01/2024

Antiguidade e afins
A Ilíada me permitiu conhecer a antiguidade grega de uma forma muito interessante, mística, cheia de paradigmas e interpretações bacanas. Foi um prato cheio para a minha cadeira de antiguidade, mas me deu um trabalho fora do comum para compreender. Gosto do conflito, das birras de Aquiles, do misticismo e dos personagens? As cenas de guerra são bem traumatizantes kkkkkkk