A Ilíada

A Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

sofsversion 13/01/2023

um foi chifrado e o outro é amante
me perdi bastante no livro td pq é mt personagem e nomes mt difíceis, mas ajudou saber o básico de mitologia

Luna<3 08/01/2023

Ilíada
Infelizmente dei apenas 1 esrltrela para Ilíada pq li o livro no momento errado.
Como assim no momento errado?
Eu estava na aula de história quando o professor comentou sobre o livro. Eu achei que seria legal lar porém o vocabulário era muito extenso oq fez com que eu demorasse a ler e fez com que a leitura ficasse pesada e monótona.
Então uma dica é, sempre procure saber sobre o vocabulário de um livro(principalmente clássicos) antes de ler.

Julio.Cesar 31/12/2022

Surpreendentemente, foi melhor do que eu esperava!
Antes de começar a ler A Ilíada, me perguntei se eu iria me acostumar à linguagem de Homero e se conseguiria entender a história que estava sendo contada.

Para minha surpresa e agrado, eu fui capaz de fazer ambos.

Não demorou muito tempo para que toda a linguagem deixasse de ser estranha pra mim, assim como, fora algumas partes, eu realmente entendi o que estava acontecendo, tanto na história quanto nos personagens.

No geral, foi uma ótima experiência.

vivia.medeiros 31/12/2022

Clássico... como um clássico deve ser!
Tinha vontade de ler Ilíada desde os tempos de colégio, quando foi citada algumas vezes nas aulas de História. Por caprichos da vida, nunca havia lido. E quanto perdi por isso! Todos sabemos que a Ilíada trata do rapto de Helena, tendo como pano de fundo a Guerra de Troia. E que não se trata de texto em prosa, além de ser um dos primeiros textos escritos da humanidade. Por isso, a leitura da versão original deve ser muito rebuscada. Essa tradução ajuda muito a quem não é familiarizado a essa linguagem. O autor mantém notas de rodapé que ajudam a esclarecer alguns termos que não venham a ser reconhecidos na leitura do poema, sem prejudicar a tradução original. Recomendo com certeza.

Sophia 25/12/2022

O grande épico grego
Tanto a ilíada quanto a odisseia são clássicos da literarura ocidental e nos mostram um pouco dos mitos e histórias da sociedade grega. Nessa edição a narrativa é bem simplificada, boa para um leitor iniciante, cumpre bem ao que se propõe.

Nanda 22/12/2022

"Embora ausente, Aquiles estava sempre presente".

?Canta, ó deusa, a ira funesta de Aquiles Pelida, ira que tantas desgraças trouxe aos Aqueus e fez baixar ao Hades muitas almas de destemidos heróis?.

Golbery 18/12/2022

Fundamental para compreender a cultura grega
Eu escolhi essa edição da Penguim e Companhia das Letras e não me arrependo. Esta tradução foca na fluidez da leitura.

No entanto, eu entendo que no original em grego tudo está como poesia. Ao ler o livro, eu imaginava tudo recitado em um anfiteatro grego, com direito a máscaras e tudo.

Um outro ponto é a compreensão da divindade na cultura grega. É bem diferente da forma como se compreende Deus nos tempos atuais. Os deuses são bem mais próximos dos humanos, com raivas, mágoas, ressentimentos. Some-se ao fato que há diferenças entre a compreensão grega e a romana.

(Eu nunca vi o filme e me pergunto se vale a pena. Eu acho difícil alguém reproduzir essa tragédia no cinema com toda mágica que esse livro tem.)

Vinicius 13/12/2022

Uma ótima introdução para leitores iniciantes ou primeiro livro de mitologia grega.
O livro é uma versão bem simples e ilustrada da guerra de troia, não peça um pouco por falta de detalhes mas é aceitável pela proposta do livro.

Edoarda 09/12/2022

Foi um pouco difícil encontrar uma tradução da Ilíada que não tivesse com os nomes dos deuses em latim (usar Ulisses ao invés de Odisseu é perdoável), e que estivesse num linguajar de melhor compreensão. Essa tradução de Frederico Lourenço atende os dois pré-requisitos.
Apesar se estruturada em cantos, a leitura da Ilíada não é difícil ou enfadonha, exceto nos momentos em que são listadas uma sequência de pessoas que morreram pelas lanças umas das outras num combate sem fim. Dá vontade de ler além, de seguir a guerra até o seu desfecho, mas não quis Homero narrar algo além do embate de Aquiles e Heitor.

Dani Scheibler 07/12/2022

Ilíada
Livro super pequeno e rápido de ler.
Gostei da leitura, adoro mitologia grega, e esse livro é um clássico. Essa edição é bem bonita, tem algumas figuras pra ilustrar os acontecimentos.

Resumo da história sem muito spoiler: acontece uma guerra porque um homem rouba a mulher do outro, os deuses entram no meio da briga, uns interferindo de um lado, outros de outro, meio que só atrapalham, no fim dá meio ruim, porque um monte de gente morre, um covarde tenta fugir da luta e não consegue, e no fim um dos lados vence. Fim kkkk

Vou ler a Odisséia agora, espero que seja legal.

Fran 30/11/2022

Ilíada
Um pouco frustada. A obra inicia já após o rapto de Helena e termina no funeral de Heitor.
Está edição tem uma extensa introdução e prefácio. No prefácio é citado os principais personagens o que ajuda um pouco na fluidez da leitura. Prefiro o filma, mas claro, o livro se destaca por ser supostamente escrito por volta do século VIII a.C/VII a.C.
Além dos personagens "mortais", os deuses como Apolo, Zeus, Afrodite e outros são bem atuantes na obra.
Para quem gosta dos deuses gregos e da cultura Greca da antiguidade, é uma boa leitura.

Izzy 29/11/2022

Burrice
Uma guerra de 10 anos por conta de mulher, e só ganharam por conta de um cavalo de madeira, mas a narrativa é ótima, é muito bem escrita, verdadeiramente me prendeu na leitura

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Leitura gostosa
Vale a pena cada verso. Poema longo, muitos, muitos personagens, muitos belos diálogos. Livro para se ler de coração, para saborear essa história incrível. De olho na Odisséia, comecei a leitura da Ilíada com certa ansiedade por terminar. Pobre de mim. Me peguei relendo as primeiras páginas para absorver todos os detalhes. Uma leitura desafiadora para os cérebros em piloto automático. Achei ótimo ter de desacelerar. Assim, pude entrar na narrativa de cabeça e apenas curtir a jornada. Quando acabou fiquei órfã. E agora terei que me consolar com a Odisséia. Fico triste com uma notícia dessa (meme da Joelma).

holyyap 22/11/2022

Épico
Comecei a ler essa obra com o desafio ?clássicos da literatura grega?. Confesso que não esperava me deparar com conflitos tão modernos. O homem é igual, não importa a época em que foi escrito. Um clássico com letra maiúscula, um livro essencial.

samucacn 20/11/2022

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a.C., pelo poeta grego Homero. O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a.C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois.