Orixás, caboclos e guias

Orixás, caboclos e guias Bispo Edir Macedo

Resenhas - Orixás, caboclos & guias

Diego campos 28/12/2020

Gostei
Aprendi muito com este livro, mais entendo que pessoas das religiões o qual ele sita devem não ter gostado nenhum pouco, mais precisamos respeitar o ponto de vista de cada um sobre o assunto !

Storm8 25/12/2020

Preconceito religioso.
Sinceramente, esse é um dos piores livros que ja li. Além de ter uma premissa desinteressante, ele promove discurso de ódio e preconceito religioso. Os relatos das mães de santo são vagos e sem sentido (Isso eu posso afirmar, pois venho de uma família que pertence as religiões de matriz africana).

Basicamente, esse é um livro para atacar qualquer religião que não seja evangélica cristã. Até mesmo a espirita, que é uma doutrina cristã baseada no amor ao próximo, é tratado como sendo "algo do demônio". A visão do bispo é pequena, sem graça e medíocre. Tendo como ponto principal, renegar qualquer religião que tenha preceitos diferentes e costumes únicos.

Bom, ninguém que seja realmente cristão, deveria ler esse livro. Pois um cristão de verdade, sabe que Jesus apenas pregou o amor. E esse livro vai contra a qualquer idéia dele. Então isso me faz questionar... O bispo Edir Macedo fala realmente através de Deus? Pois o Deus dele não é o mesmo que o meu. O meu é bondoso; ele é gentil; tem compaixão; nos amo imensuravelmente, independente dos nossos erros; ?

BeatrizViana0 06/09/2019

Impressionada!
Estou impressionada com este livro. Como um líder religioso que se diz cristão, pode disseminar o ódio e intolerância desta maneira? Este livro é um perigo e não convém ser lido por qualquer pessoa sem o minimo de esclarecimento e respeito a outras religiões. Considero ele uma verdadeira arma.

Fenix.Pires 30/10/2017

Religioso
Normalmente os textos de Edir Macedo, sobretudo os de assuntos religiosos são sempre fracos e contraditórios. Muito me admira alguém ainda ler e mais que isso, gostar.

Um texto preconceituoso, de baixa qualidade teologica, de pouco respeito, instigador se preconceitos, de baixa intelectualidade, supersticiosa, ...

Há quem goste. E aos que gostam, meus parabéns. Não é fácil gostar de coisa ruim. Não é fácil ter mau gosto.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Concordo com gênero, número e grau!!!

Fenix.Pires 10/06/2018minha estante
Finalmente alguém que concorda. A lavagem cerebral é grande. Tem gente que ainda acha que ele é um grande escritor. Só se for de tamanha físico. Kkkk

Rogue Agatha 14/06/2018minha estante
Grande escritor, ops, ladrão que consegue milagrosamente roubar sem ser acusado. Viva o ladrão! ?

Fenix.Pires 16/09/2018minha estante
Concordo em gênero, número e grau kkkk

Rogue Agatha 19/11/2018minha estante
Kkkkkk

BeatrizViana0 19/08/2019minha estante
Que sábias palavras querido amigo Fênix. Pires (me permita chamá -lo assim.
Estou lendo e a cada página fico mais abismada.

Rogue Agatha 28/09/2019minha estante
Eu fico é pasma com tamanho desrespeito desse ser corrupto ante às religiões alheias. Engracado que pra ele, enganar fiel pra roubar que é o certo!

Suzi 18/08/2017

Orixás Caboclos e Guias Deuses ou Demônios
Muito esclarecedor na minha opinião .Muita gente critica por ter sido o bispo Edir Macedo quem o escreveu mas na minha opinião foi um aprendizado sobre as questões descritas.Quatro estrelas apenas por eu achar que algumas coisas não precisariam estar no livro

Edilaine.Santana 01/07/2017

Caboclos, guias e orixás
O livro traz um assunto polêmico, de forma superficial mas, esclarecedora para quem é totalmente leigo no assunto. Claro que, opiniões variam de acordo com as religiões. Mas o conteúdo é bonzinho.
Adelson.Santos 02/09/2019minha estante
Bom dia a todos, em primeiro gostei muito dos comentários do Bruno Oliveira muito bacana e sabio.
eu quero deixar aqui um prisma que aquilo que realmente verdadeiro não descrimina os outros, ao irmão ou mesmo religiões, porque quem brilha não precisa escrever um livro para "derrubar ou fazer difamação direta ou indireta" Eu admiro a força de vontade do Bispo Edir macedo no plano material, mas se ele está discriminado as outras religiões então ao meu ver; ele está despencado a ladeira a baixo. Cada religião tem o seu jeito de fazer o acorda ou seja o desperta para a vida espiritual, sendo assim cada uma tem um papel na terra e venhamos a aonde convém optar. A repeito de diabo como citaram a cima; O diabo ou o mau está aparece quando praticamos praticamos o mau, abrimos PORTAS para espíritos do mau se aproximem de nós. As religiões só estão aqui nessa terra para fazer acordamos, só isso!!! Em todas as religiões iram existir, desavenças, fofocas e até conflitos, porém isso quem faz são as proprias pessoas que vão nesses locais.

Noronha 27/06/2017

Uma aula interessante e bem Hipócrita.
Que os demonios usam os seres humanos, isso é um fato. A gente sabe e não se ilude com isso, principalmente quem já andou pelos lados ocultos, quem estuda teologia ou gosta desses assuntos, sabem bem. Porem, neste livro o Sr. Edir Macedo usa a maior caracteristica
que os evangélicos possuem (principalmente os lideres): A HIPOCRISIA. Leia e tire suas conclusões. Eu particularmente curti a leitura, apesar de não ter lido nada que eu já não soubesse, porem achei o conteudo bastante hipócrita.

Pontos Fortes: O estudo é interessante.
Ponto Fraco: A forma preconceituosa, porem direta que ele abrange o assunto e a santa hipocrisia demonstrada.
Nota final: 2/10

Cruz Santos 16/06/2017

Gasto desnecessário de papel .
Um dos piores livros que ja lí, superficial e ignorante.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Concordo totalmente. Pior a parte q ele diz que o espiritismo arranca nosso dinheiro sendo q NUNCA me pediram 1 real enquanto ele vende caneta de 100 reais kkk

Edilson 20/12/2016

INTERESSANTE
O livro mostra á luz do protestantismo, quem são as entidades cultuadas nas religiões afro-brasileiras e seus pseudos efeitos a quem participa de tais rituais ou cultos. A leitura serve como conhecimento do ponto de vista da demonização de tudo que é contrário ao cristianismo, ou seja, até que ponto o que não é cristão é do demônio? Para a visão que possuía das coisas na época, foi bem edificante, mas ainda bem que vi através de estudos que nossa visão deve ser bem mais ampla sobre o que é: bem ou mal, de Deus ou do Demônio.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Eles misturam exus com demônios, não dá pra entender o pq disso ?

Donilson.Lopes 01/09/2016

Esclarecimentos sobre mundo espiritual
Maravilhoso. Extraordinário. Sintetiza de maneira esclarecedora tudo a respeito de forças malignas que nos cercam e tentam tirar nossa graça. Vai fundo em questões que muito a acreditam serem tranquilas, porém vivem no engano de satanás.

Thaís 28/06/2015

Orixás, Caboclos & Guias
Achei o livro com pouco embasamento e meio sensacionalista. Ele basicamente fala a mesma coisa o tempo todo, alegando que as entidades do espiritismo são demônios.
Sempre procuro saber mais sobre esse assunto, assim como sobre qualquer outra religião, contudo, acho o assunto muito complexo e mesmo depois de conversar diversas vezes sobre isso, mantenho-me sem opinião definida.
Para quem tem interesse em conhecer o espiritismo de verdade, acredito que esse não seja um bom livro, pois para tal propósito seria mais adequado um livro escrito por quem segue a religião.

Jacqueline.Evangelista 01/05/2015

Bom na medida certa.
trás ao leitor que não tem conhecimento sobre assunto, uma gama de informações que servem de alerta e sabedoria para que assim, possamos estar atentos as armadilhas de satanás e ajudar pessoas envolvidas neste contexto.

Bruna Moraes 26/04/2014

Resenha
Tantas pessoas sendo enganadas, achando que no mundo Deus é vilão e o demônio o bonzinho. Mas com certeza é o contrario Deus deu a Sua palavra para servir de instrumento contra as duvidas e armadilhas do diabo, e assim termos autoridade, porém poucas pessoas percebem isso e se deixam levar por enganos do mal.
Minha(meu) amiga(o) se você está com duvidas ou com problemas procure a Deus e a Sua palavra, pois só assim acharás paz e alegria que somente Jesus tem para dar, confie Nele, pois só Ele nos amou de tal maneira que deu Sua vida por nós.

Suellen 20/02/2013

Livro sem nenhum embasamento teórico-literário, baseado em recortes de jornais do pais sobre crimes brutais e altamente preconceituoso, sem lógica nem fundamento.

Bruno Oliveira 09/09/2012

Basicamente é um livro para discriminar a umbanda, as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e tudo o mais que couber na visão de mundo estreita do autor.

A premissa é simples: o cristianismo evangélico tem razão e os outros não, logo, eles estão errados e corrompidos, nós não.

Não é um livro que valha muito à pena, mesmo para um cristão de qualquer segmento que seja (católico, batista, etc.), pois não esclarece nada, lê as religiões que critica sem conhecê-las e sem analisá-las, apenas se preocupando em demonizá-las. Serve para fomentar o ódio, criar medo em relação a essas crenças e é só.

Uma pessoa que concorde com o que é afirmado aqui não pode se declarar cristã, tampouco um ser humano.
Fer Kaczynski 06/01/2013minha estante
Lamentável esse tipo de leitura preconceituosa e ignorante, alguém que se autointitula "bispo" só poderia escrever essas coisas, pura intenção de aumentar seus lucros, e alienar mais ainda a população que já vem de educação falha, que acabam se deixando levar por mentes egocêntricas e aproveitadoras. Pessoas com o mínimo de estudo nem perderiam tempo com isso! ¬¬

Awilla 05/08/2015minha estante
O livro teve como base os relatos de uma ex-mãe de santo...
Não foi em todo a visão do Bispo, já que ele mesmo já frequentou Centros Espíritas...
Apenas, pesquisem, antes de falar e ficar como tolos.

Bruno Oliveira 14/08/2016minha estante
Relatos não conferem legitimidade a nada do que o autor afirma. Por favor, antes de apontar tolices nos outros, confira as suas.

Viruga 26/06/2017minha estante
Não sou neopentecostal, sou cristão e acompanho os muitos ataques que nós cristãos realizamos em outras culturas. Como nossas crianças podem vestir camisas estampadas com o Thor (deus nórdico da Marvel) e olhar com medo as crenças africanas? O negro é endemonizado. Esse livro precisa ser lido. Nós cristão precisamos entender o que os lideres de grandes massas andam falando. Essas palavras são perigosas? Geram interpretação errada? Deixa ofensas nas entrelinhas? Devemos combater as raízes de nossos preconceitos e abraçarmos o amor ao próximo. Pois não existe amor ao próximo se eu não consigo respeitar o próximo.

Bruno Oliveira 09/07/2017minha estante
Eu não sou cristão, mas concordo com você, Viruga. Só tenho a impressão de que, de um jeito ou de outro, a discussão sobre tolerância acaba tendo que ser laica e não religiosa, pois dentro da religião as pessoas encontram motivos tanto para o amor como para o ódio, ao passo que no laicismo a discussão se dá em torno da lei e do convívio num espaço comum.

T.deidei 30/07/2020minha estante
Eu li esse livro quando tinha treze anos. Imagina o efeito que ele teve em mim?? Hoje ele é um amontoado de textos, carregados de preconceitos. Não faz mais sentido pra mim.

Jeferson.Lima 05/08/2020minha estante
tudo segundo a direção do único Espírito Santo,e item muitos santos falsos é o que ele o escritor expõe segundo as sagradas escrituras,quer discutir;faça com DeusLevítico 19:4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
https://bibliajfa.com.br/app/acf/03O/19/4 quando fores julgado diante de Deus,não somos juízes, Deus sim é o Justo Juiz, vão dizer:Mas Senhor ninguém nos alertou!!!Aí será tarde demais e o que tem reservado para os que rejeitam a verdade será um lugar de tormento é o purgatório que as religiões enganam,pra não falar inferno,e amedrontar os seus coitados fiéis que estão encaminhando elas para um abismo profundo cheio de tormento e dor e fogo e vermes comendo o seu corpo vivo;,chamas eterna que nunca vão se apagar,muitos vão clamar por clemência misericórdia a Deus, como muitos que já estão lá,já estão clamando,mas nada feito,a única chance de arrependimento é em vidas, no inferno já não há mais chances,não há socorro, não há água, não há chuva,não há comida,o novo corpo que a sua alma vai receber será pra se massacrada pelos demônios, vais clamar pela morte e ela já não existirá,serão gritos aterrorizantes da sua alma,e de multidões como a areia da praia que estão lá neste momento,isso não serve só pra mim,pra você,e pra toda humanidade,se não se converterem ao único que deve ser adorado,o único Santo,o resto é invenção humana,mundana,pra vos desviar da verdade a sua alma ênfase preciosa e é a única coisa que nós podemos salvar,esse mundo já está condenado e tudo o que nela há

Bruno Oliveira 13/08/2020minha estante
Jeferson, por detrás dessa verborragia enorme e gramaticalmente errada, é tudo bem simples: você vê deus com os olhos do seu ódio, do seu preconceito, da sua ignorância. Por isso, ele parece abominável e cheio de vontade de machucar. Mas isso não é deus, é só sua perspectiva. Deus é alguma coisa que você não vai alcançar enquanto não conseguir sair disso aí.

orafaelreis 29/10/2020minha estante
Li esse livro na adolescência e hoje tenho tanta vergonha desse passado. O livro é enviesado e tem o propósito de levantar ódio às religiões de matriz africana. É uma verdadeira guerra de narrativas onde o leitor, já amordaçado no cabresto, só conhece um lado dessa história.

Bruno Oliveira 02/11/2020minha estante
Só estando dentro dessas religiões ou tendo pouca referência é possível adotar as coisas que ela diz. Quando a gente amadurece, lê, aprende, vê que estava numa caverna.

Renato.Oliveira 24/07/2021minha estante
A vdd é que ngm que abre a boca pra falar que está errado, tem vida com Deus e experiência espiritual, querem ficar de mimimi mas não sabem de absolutamente nada, quem sabe a realidade das coisas é quem vive e não quem vive de achismo e está com a mente calterizada pelas "religiões" alheias.

Kamilly.joiceane 05/07/2023minha estante
Gente tola de conhecimento espiritual faz esse tipo comentário e leva muita gente nesse embalo. Se leu realmente deve ter percebido o real objetivo do livro muito antes de ler.