Orixás, caboclos e guias

Orixás, caboclos e guias Bispo Edir Macedo

Resenhas - Orixás, caboclos & guias

Danielle C. 21/06/2012

Quem tiraria aproveito de um grande livro se pegou apenas para ser mais um, na sua quantidade de livros já lido? ou pegar um livro para tentar encontrar nele defeitos para apenas criticar o Bp. Edir Macedo. Tem que ter objetivo ao ler um livro dessa capacidade espiritural, seja ele: libertação/mudança de vida ou apenas aumento de Conhecimento,
“Deuses ou demônios?” qual é o motivo do Bispo Edir Macedo ter lançado essa pergunta? Sim, cada um defende aquilo que quer acreditar, mais não tendo o conhecimento da ‘obra’ por trás de tudo isso, e as artimanhas que o diabo usa para ganhar a alma daqueles daqueles que são adeptos, e vira escravos espitiruais.

Não é um livro de preconceito religioso, leia quem quiser tirando proveito ou não do ensinamentos que segue no livro e tendo assim outra visão.

Bruno Oliveira 24/10/2012minha estante
Nem chega a ser preconceito religioso, é um passo além, é discriminação. As afirmações do livro nem levam em consideração o que essas outras religiões de fato pregam para, a partir daí, então julga-las. Ele apenas as lê pelo prisma desse cristianismo evangélico vulgarizado, que só atinge pessoas tão turronas quanto ele. A diferença é que quem escreve lucra com o livro, quem o lê só é lançado mais a fundo na ignorancia.

Danielle C. 26/10/2012minha estante
Bruno de Olivei ...
Respeito sua opinião, o que você ve como ser turrona eu vejo totalmente ao contrario, diferente de mim, ele tem conhecimento ... não mudo minha opinião como não peço para ninguem mudar através dos meus simples argumentos, e nem deixo de crer no que Deus que Sirvo.
Mas a partir do momento que livros como esses "que lançam fundo na ignorancia com discriminação" leva muitas pessoas que pegam o livro para criticar, reconhecer e ser liberto , deixando de ser um escravo espiritual e conhecer Deus o unico objetivo foi alcançado e criticas não muda.

Bruno Oliveira 27/10/2012minha estante
O problema é que o que o autor considera como sendo reconhecer ser liberto é algo bem baixo, que mais aprisiona a pessoa numa visão bem vulgar do cristianismo - cheia de preconceitos, que escolhe o cristianismo por medo, fomentando ódio aos outros - do que a liberta para uma visão mais clara do que é a religião e do que são essas outras religiões.

Eu não tenho nada contra uma religião recusar a outra, acho natural que façam isso, mas do que sei do cristianismo, ele não pode ser essa religião suja e feia que aparece nesse livro. Não consigo ver Jesus, por exemplo, fazendo o que é feito naquele livro. Libertar é algo bem mais próximo do amor que nessa coisa pregada no livro, que subentende que só um tipo de espiritualidade é correta e que você deve se sentir melhor que os outros por estar nela.

Diofilos 22/06/2013minha estante
Não é um livro de preconceito religioso? o.O
Então, acho que não lemos o mesmo livro!

Lord Mark Stark 26/07/2011

Nem tudo é intolerancia religiosa
Sem esta de intolerancia religiosa.

Quem diz ser cristão (protestante ou católico) crê em um Deus único, mas trino (Pai, Filho e Espírito Santo). Desta forma, segundo a crença cristã, espírito de mortos são nada mais que demônios se passando por entes queridos. Se alguém se diz cristão e crê que os orixás também são deuses deveriam dar uma revisada em sua fé e descobrir no que realmente crê.

Um livro sobre o que antagoniza a fé cristã é apenas isto, um livro que fala "sobre o que antagoniza a fé cristã", nada mais.

Alguma pessoas, politicamente corretas, adoram afirmar que "todos os caminhos nos levam a DEUS, enquanto a Bíblia desmente isto:

Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Há apenas um Caminho é o que um verdadeiro cristão crê, mas ninguém é forçado a crê-lo.

Com esta nova onda de que tudo é intolerância religiosa, daqui a algum trempo trechos da Bíblia serão censurados ou ela será proibida.
Ela é visívelmente contra:

Idolatria:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1º Corintios 6:9-10

E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Isaias 44:19-20

Homosexualidade:
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
Levitico 18:22

Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
Levitico 20:13

Feitiçaria:
Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
1º Levitico 20:27

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Deuteronomio 32:17

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Quanto ao livro:
Este livro é bom e esclarecedor. O autor não é um mestre das palavras escritas mas nos faz entender como funciona o engodo chamado espiritismo.
Agora, se você é daquele tipo que vai as missas ou aos cultos, diz crer em Nossos Senhor Jesus Cristo, mas quando tem alguém doente que gosta leva em um "Centro" para ser "benzido", deve rever sua fé. Pelo menos você vai parar de enganar a si mesmo.
Filipe Pereira 12/03/2012minha estante
A questão é que este livro é vendido sobre a premissa de que haverá uma discussão, se os orixás são deuses ou demonios, e isso nao acontece em momento nenhum.

Não é um livro que fala "sobre o que antagoniza a fé cristã " com vc tentou passar, é um livro q discrimina as religiões afro.

Na mesma bíblia que você segue diz q Jesus, o "filho" na trindade, não permitiu que uma mulher adultera - q na visao da religiao vigente era uma pecadora - fosse apedrejada, e disse a ela para ir e não pecar mais. O que Edir Macedo faz é apedrejar e depois pedir que não "peque" - o pecar é por conta dele é claro.

E se voce meu amigo, não sabe, não foi Yhwh que escreveu a bíblia com uma caneta de fogo, e sim homens, e quem escolheu os livros para compor a biblia cristãs nao foram os najos, mas homens tbm, de carne e osso.

Entendo sua opinião, mas este é um livro de circulação nacional, não pode ser tratado como simples material didático evangélico se ele está numa prateleira comum.

Silvio Almeida 28/08/2012minha estante
A Bíblia é sim, sim, não, não...e como o colega da resenha bem colocou a Bíblia é clara quanto a certas práticas seculares.

A pergunta do livro a que muitos criticam é para aqueles que ainda tem "dúvidas"..pois existem muitas pessoas que se dizem cristãs e que "acham" que Deus está em todos os lugares e por este motivo a cada dia vão a um lugar diferente, segunda na Universal, terça na Macumba, quarta na Seicho-No-Ie, quinta na Rosacruz, sexta na Umbanda e sábado na Adventista, pois é dia de descanso... horas...rss... Domingo, churrascão e pagode o dia inteiro depois da missa.

Para se conhecer a Deus a quem pretende ser cristão recomendo a leitura e meditação sobre a Palavra de Deus, a Bíblia. Enquanto as pessoas acharem que igreja é pronto-socorro e viverem superficialmente com relação a sua fé, serão manipuladas por práticas religiosas perniciosas de quaisquer religiões cristãs ou não.

Raul Neris 13/04/2010

Nesse livro Edir Macedo nos mostra as artimanhas do Diabo para enganar as pessoas e traze-las para o seu lado. Sob disfarce, como se fosse algo bom, esses espíritos as ludibriam, fingindo ajudar, e quando elas se dão conta já estão totalmente envolvidas com espíritos malévolos.
Edir Macedo adverte como espíritos malignos, aproveitando a boa intenção das pessoas, enganam, roubam e destroem.

Dyonathan 19/01/2010

Sou umbandista e esse livro não mudou nem um pouco minha visão.
Comessei a ler esse livro pelo seguinte dizer da contra-capa -CREIO SER IMPSSIVEL A UM PRATICANTE DO ESPIRITISMO LER ESTE LIVRO E CONTINUAR SUA PRATICA- ...
Ja sabia o que ia encontrar na leitura desse livro, mesm assim arrisquei a leitura, o escritor não conhece nem um pouco de fundamento da Umbanda, muito menos de nem uma linha e da nação dos Orixas, não apenas demoniza nossos amados guias, como até os adepitos do movimento Hare krisna.
Orixa não é demonio, Orixa não traz doença aos seus filhos, pois o mesmo o ajuda elhe auxilia em sua vida.....falam tanto mau de exu, mas ja vi o mesmo tirar o cancer de uma mulher em estado terminal.
Exus e Pombagiras não são maus, apenas trabalham, a Quimbanda não é pesada, pesado é o coração das pessoas que procuram um terreiro pra praticar maldade.
Se esse senhor Edir Macedo conhece-se tão bem a palavra de Deus, não taria pedindo dizimo como nono passo pra libertação, afinal, isso faz da igreja um comercio, ele fala tanto da condenação de Deus, e Jesus condenou qualquer forma de arrecadar dinheiro dentro do templo de Deus, a verdadeira igreja se mantém por mantimentos doados por seus seguidores, jamais por dinheiro em espécie.
Não estou falando mau da igreja, apenas é essa minha visão e resposta ao livro....
Dan 16/10/2010minha estante
100% apoiado Dyonathan!!
falou tudo! ;D

Pritt 06/04/2017minha estante
Triste viu! Vim pesquisar por curiosidade pq gosto de ler as resenhas antes! Ainda bem que não coloquei na lista de desejos! Aff esse cara é muito ignorante! Pior quem acredita nele! rs