Orixás, caboclos e guias

Orixás, caboclos e guias Bispo Edir Macedo

Resenhas - Orixás, caboclos & guias

Deza Farias 15/03/2023

@???????????????????
Foi um livro que quando li na minha adolescência me impactou bastante. E claro, ficou na minha memória.

Porém com a releitura eu vi que o livro cumpre o papel que ele se predispõe. Mas é o mais do mesmo. Nada pra ficar tipo UAU.

Dyonathan 19/01/2010

Sou umbandista e esse livro não mudou nem um pouco minha visão.
Comessei a ler esse livro pelo seguinte dizer da contra-capa -CREIO SER IMPSSIVEL A UM PRATICANTE DO ESPIRITISMO LER ESTE LIVRO E CONTINUAR SUA PRATICA- ...
Ja sabia o que ia encontrar na leitura desse livro, mesm assim arrisquei a leitura, o escritor não conhece nem um pouco de fundamento da Umbanda, muito menos de nem uma linha e da nação dos Orixas, não apenas demoniza nossos amados guias, como até os adepitos do movimento Hare krisna.
Orixa não é demonio, Orixa não traz doença aos seus filhos, pois o mesmo o ajuda elhe auxilia em sua vida.....falam tanto mau de exu, mas ja vi o mesmo tirar o cancer de uma mulher em estado terminal.
Exus e Pombagiras não são maus, apenas trabalham, a Quimbanda não é pesada, pesado é o coração das pessoas que procuram um terreiro pra praticar maldade.
Se esse senhor Edir Macedo conhece-se tão bem a palavra de Deus, não taria pedindo dizimo como nono passo pra libertação, afinal, isso faz da igreja um comercio, ele fala tanto da condenação de Deus, e Jesus condenou qualquer forma de arrecadar dinheiro dentro do templo de Deus, a verdadeira igreja se mantém por mantimentos doados por seus seguidores, jamais por dinheiro em espécie.
Não estou falando mau da igreja, apenas é essa minha visão e resposta ao livro....
Dan 16/10/2010minha estante
100% apoiado Dyonathan!!
falou tudo! ;D

Pritt 06/04/2017minha estante
Triste viu! Vim pesquisar por curiosidade pq gosto de ler as resenhas antes! Ainda bem que não coloquei na lista de desejos! Aff esse cara é muito ignorante! Pior quem acredita nele! rs

Suzi 18/08/2017

Orixás Caboclos e Guias Deuses ou Demônios
Muito esclarecedor na minha opinião .Muita gente critica por ter sido o bispo Edir Macedo quem o escreveu mas na minha opinião foi um aprendizado sobre as questões descritas.Quatro estrelas apenas por eu achar que algumas coisas não precisariam estar no livro

Edilaine.Santana 01/07/2017

Caboclos, guias e orixás
O livro traz um assunto polêmico, de forma superficial mas, esclarecedora para quem é totalmente leigo no assunto. Claro que, opiniões variam de acordo com as religiões. Mas o conteúdo é bonzinho.
Adelson.Santos 02/09/2019minha estante
Bom dia a todos, em primeiro gostei muito dos comentários do Bruno Oliveira muito bacana e sabio.
eu quero deixar aqui um prisma que aquilo que realmente verdadeiro não descrimina os outros, ao irmão ou mesmo religiões, porque quem brilha não precisa escrever um livro para "derrubar ou fazer difamação direta ou indireta" Eu admiro a força de vontade do Bispo Edir macedo no plano material, mas se ele está discriminado as outras religiões então ao meu ver; ele está despencado a ladeira a baixo. Cada religião tem o seu jeito de fazer o acorda ou seja o desperta para a vida espiritual, sendo assim cada uma tem um papel na terra e venhamos a aonde convém optar. A repeito de diabo como citaram a cima; O diabo ou o mau está aparece quando praticamos praticamos o mau, abrimos PORTAS para espíritos do mau se aproximem de nós. As religiões só estão aqui nessa terra para fazer acordamos, só isso!!! Em todas as religiões iram existir, desavenças, fofocas e até conflitos, porém isso quem faz são as proprias pessoas que vão nesses locais.

Noronha 27/06/2017

Uma aula interessante e bem Hipócrita.
Que os demonios usam os seres humanos, isso é um fato. A gente sabe e não se ilude com isso, principalmente quem já andou pelos lados ocultos, quem estuda teologia ou gosta desses assuntos, sabem bem. Porem, neste livro o Sr. Edir Macedo usa a maior caracteristica
que os evangélicos possuem (principalmente os lideres): A HIPOCRISIA. Leia e tire suas conclusões. Eu particularmente curti a leitura, apesar de não ter lido nada que eu já não soubesse, porem achei o conteudo bastante hipócrita.

Pontos Fortes: O estudo é interessante.
Ponto Fraco: A forma preconceituosa, porem direta que ele abrange o assunto e a santa hipocrisia demonstrada.
Nota final: 2/10

Donilson.Lopes 01/09/2016

Esclarecimentos sobre mundo espiritual
Maravilhoso. Extraordinário. Sintetiza de maneira esclarecedora tudo a respeito de forças malignas que nos cercam e tentam tirar nossa graça. Vai fundo em questões que muito a acreditam serem tranquilas, porém vivem no engano de satanás.

Julslimas 14/03/2024

Como pode alguém que se diz temente a Deus só falar de diabo
Achei esse livro um desperdício do meu dinheiro e do MEU tempo como leitora... pensei que fosse ver algo além do que se passa na mente de um intolerante religioso, algo que justificasse a sua intolerância ou não sei...
Ler um livro que as palavras chave são: demônio, diabo, Satanás.
Vou procurar outros autores intolerantes religiosos para ler. Edir Macedo é um d... que extorque dinheiro de outras pessoas usando a palavra de Deus ou você mero mortal acha que esse cara enricou do NADA???
Ele diz que o candomblé e a Umbanda são coisas do demônio, o demônio na minha concepção É ELE.
COMO PODE UM LIVRO DESSES ESTAR A VENDA PARA QUEM QUISER COMPRAR???
Não sou a favor da censura, mas esse livro ULTRAPRASSOU TODOS OS LIMITES E EU NEM TERMINEI ELE.
Obs: parei o livro no capítulo 9, porque NÃO AGUENTEI.

Dands 09/10/2022

Leia Deuteronômio 32:16-18
Já estava há um certo tempo ansiosa para adquirir o livro e agora após sua leitura eu estou mais que satisfeita.
(Não irei colocar sentimentalismo nesta resenha) O livro foi escrito por um Bispo Cristão e todas as experiências que ele teve com as outras religiões, não vi em nenhum momento alguma ofensa as outras religiões, nem direta nem indiretamente, ele apenas colocou o seu ponto de vista como cristão. Então querido leitor, não se deixe levar por resenhas que dissimulam confusão, e nem se deixe levar por esta resenha, cada um precisa ter sua experiência pessoal com o livro e tirar suas próprias conclusões.

Felipe1503 09/08/2023

Tão fortalecedor quanto da primeira vez
Faz treze anos desde que li Orixás, Caboclos e guias pela primeira vez, e, agora com uma mente mais forte, o livro foi ainda mais enriquecedor. Eu sei que muitos não gostam da pessoa do bispo Macedo, mas nos dias atuais, poucos homens de Deus são tão experimentados nas lutas espirituais quanto ele. Então deixe o seu preconceito de lado e aprenda com quem já teve que lutar (e ainda luta) contra o inferno.

Edilson 20/12/2016

INTERESSANTE
O livro mostra á luz do protestantismo, quem são as entidades cultuadas nas religiões afro-brasileiras e seus pseudos efeitos a quem participa de tais rituais ou cultos. A leitura serve como conhecimento do ponto de vista da demonização de tudo que é contrário ao cristianismo, ou seja, até que ponto o que não é cristão é do demônio? Para a visão que possuía das coisas na época, foi bem edificante, mas ainda bem que vi através de estudos que nossa visão deve ser bem mais ampla sobre o que é: bem ou mal, de Deus ou do Demônio.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Eles misturam exus com demônios, não dá pra entender o pq disso ?

Thaís 28/06/2015

Orixás, Caboclos & Guias
Achei o livro com pouco embasamento e meio sensacionalista. Ele basicamente fala a mesma coisa o tempo todo, alegando que as entidades do espiritismo são demônios.
Sempre procuro saber mais sobre esse assunto, assim como sobre qualquer outra religião, contudo, acho o assunto muito complexo e mesmo depois de conversar diversas vezes sobre isso, mantenho-me sem opinião definida.
Para quem tem interesse em conhecer o espiritismo de verdade, acredito que esse não seja um bom livro, pois para tal propósito seria mais adequado um livro escrito por quem segue a religião.

FLEMIMN 28/04/2024

O livro parece ser unilateral, com uma narrativa que reflete apenas a visão do autor, sem a inclusão de entrevistas ou outras perspectivas. É possível que tenha sido publicado devido ao autor ser proprietário da editora, o que levanta questões sobre a imparcialidade e diversidade de pontos de vista na obra.

Bruna.Ribeiro 23/11/2023

Discriminatório
O livro traz uma visão extremamente pertubadora doque significa as religiões afrodescendentes.
Cada religião tem sua doutrina e objetivos, eu fazer prevalecer a minha diminuindo outras simplesmente baseando-se no que acredito é intolerância religiosa.
Ele explica como cada religião funciona e seus deuses, porém usa fatos NÃO comprovados de que o que eles seguem é do "MAL".
O fato de não acreditar é aceitável porque é o mínimo que como seres humanos devemos fazer, mas a partir do momento que crítico alguém baseado em minha fé diferente da dele e negando que existam outras me torna intolerante e preconceituoso.
Acredito que outros livros possam ter uma visão mais objetiva e ética sobre outras religiões sem envolver o rebaixamento da mesma.

Kay 16/04/2022

Esclarecedor
Incrível a forma com que o bispo esclarece os estigmas que temos dentro da nossa religião e ensina a não comprar umas com as outras. Amei