O Burrinho Pedrês João Guimarães Rosa

Resenhas - O Burrinho Pedrês

Poesia na Alma 05/03/2024

Nunca simpatizei muito com esse burrinho, já tentei esse livro três vezes e não curto muito, quero que acabe logo...

Larissa Alves 15/02/2024

A escrita de Guimarães Rosa é um absurdo de beleza e complexidade. Escolhi um livro curtinho para lê-lo pela primeira vez, pois sabia que seria desafiador. A história trata basicamente de um grupo de vaqueiros conduzindo uma boiada, em que o burrinho pedrês do título é incluído por necessidade e acaba presenciando um acidente. A trama é simples, o brilho do livro é mesmo a escrita do autor, muito diferente de tudo que já li. As páginas finais são fascinantes, é impressionante ver a elegância com que Guimarães Rosa fala sobre um burrinho retornando ao seu curral.

It's Gi (Taylor's version) 26/01/2024

Burrinho subestimado
Eu achava que a história seria só do burrinho, mas é a história de um monte de vaqueiros chatos!
Achei uma leitura muito complexa e fiquei meio que esperando mais da história.

@eu_rafaelfa 31/05/2023

Ludibriado
Me senti enganado, queria saber a história do burrinho e acabei recebendo a história de um monte de boiadeiro. A história têm seu valor, mas o título deveria ser outro, até porque, o burrinho pouco aparece e quando "dá as caras" é sempre em tom contemplativo.

Bruankk 24/11/2022

Leitura bem curtinha, mas com uma lição de vida muito valiosa, prestem atenção!
Livro lido para o vest

Ed Carvalho 15/09/2022

Perfeito!
João Guimarães Rosa e Graciliano Ramos estão se tornando meus autores brasileiros favoritos. Quanto mais conheço suas obras, mais os admiro. Nesta história em particular, Rosa faz uma narrativa impecável. Eu sempre começo a leitura com estranheza e um pouco perdido, depois vou me habituando à narrativa e ao universo da história.

Rafaela.Fernanda 19/07/2022

O Burrinho Pedrês
Uma história curta e intensa.
A leitura é um pouco difícil por conta das palavras que são utilizadas, mas depois de um tempo você se acostuma e vai ficando mais fácil.

Ana 12/02/2022

O Burrinho Pedrês
Uma das minhas metas literárias desse ano é ler mais obras de autores nacionais, tanto por conta do vestibular quanto para conhecer a nossa maravilhosa literatura. Decidi conhecer e escrita de Guimarães Rosa com este conto. No início, a leitura foi complicada pois a escrita de Guimarães é bem diferente. Depois a leitura foi fluindo mais e por fim posso dizer que foi uma boa leitura. Acredito que tenha sido uma porta de entrada para conhecer as outras grandes obras do autor. :)

SueSouza 11/10/2021

Oi Pockets!

Espero que estejam bem. Hoje temos a indicação da história de o burrinho pedrês do nosso aclamado Guimarães Rosa, uma narrativa curta que fala sobre a jornada de um grupo de vaqueiros, onde entre eles está um burrinho (Sete de ouros) que é o orgulho de seu dono Saulo.

A história tem início narrando uma breve apresentação de onde veio sete de ouros e que fez muitos feitos, porém agora está velho e não lhe dão muita atenção, por acharem que ele não tem mais serventia, mas que provará seu valor até o final da jornada. Mas seu dono Major Saulo tem orgulho dele e que acredita que ele dar conta de acompanhar a transição da boiada de seu sítio para o arraial, mesmo sendo em um dia de névoa e chuva.

Sete de ouro terá que levar um dos vaqueiros e o sorteado é João nanico. Quando a comitiva vai saindo o autor faz uma apresentação de cada um dos personagens, suas qualidades e defeitos. Nessa jornada que dura apenas um dia, teremos a narrativa de vários “causos” pelos vaqueiros e sabemos o que cada um anda aprontando (parecem mais a chamadas Maria fifi, porque fofocam sobre a vida de todos), mas acaba sendo bem divertido.

É uma história breve em que o autor Guimarães Rosa se utiliza da fábula para falar sobre a esperteza e sabedoria da velhice, o quanto eles têm a ensinar mesmo não sendo bem visto e que suas experiências não tenham mais valor. Uma história regionalista.

Confesso que não sabia, mas essa breve história é uma introdução a obra Sagarana do autor.

Eu tive a oportunidade de fazer essa leitura pela @tocalivros, onde a narração está maravilhosa, as partes das canções são perfeitas. E também pode ser lido em físico, pois essa obra e sagarana está disponível pela @globaleditora.

Agora me contem, já leram algo do autor?

#culturapocket #books #oburrinhopedres #guimaraesrosa #globaleditora #audiolivro #tocalivros #tockers2021 #lcagenciacomunicacao #literaturabrasileira #autornacional

Betânia 20/09/2021

O burrinho pedrês
A leitura da obra me trouxe lembranças sobre as histórias da minha própria família com os casos da terra, os vaqueiros e suas jornadas. A forma como João Guimarães Rosa escreve é encantadora. O burrinho conquista o leitor. Belíssimo livro!

Elineuza.Crescencio 10/10/2019

Término da leitura: 10/09/2019
Ano da primeira Publicação: 1946
Ediouro Publicações
Edição: 3ª 2012 RJ

O autor: Mineiro nascido em Cordisburgo em 1908. Guimarães Rosa morre três dias após tomar posse na Academia Brasileira de Letras em 1967.

A obra: Novela do livro de Contos Sagarana publicado pela primeira vez em 1946, narra a vida de vaqueiros transportando o gado através do sertão mineiro e durante esses dias de transporte a narrativa das lendas e seus costumes para minimizar as dificuldades durante o percurso.

Considerações: 1. O formato da narrativa se torna denso pelo linguajar próprio da região e em alguns momentos até de difícil compreensão.
2. É divertido apreciar os temores de cada um dos vaqueiros deles.
3. Triste saber que muitos vaqueiros não sabiam ler na época da narrativa e que ainda no século atual muitos continuam sem serem alfabetizados.

z..... 22/05/2019

Simpatizei com o título e imaginei obra divertida, com humor e aventura. Minha expectativa no inicio da leitura...
Surpresas! Boa leitura, de fato, mas por outros motivos.
O conto faz parte da obra 'Sagarana', de Guimarães Rosa, e o direcionamento é ilustração da vida dos vaqueiros em Minas Gerais, com dramas desse contexto, apontados como reais nas informações do livro.

Em linhas gerais, acompanhamos o transporte de uma boiada, onde são contadas histórias testemunhadas pelos vaqueiros, como a do boi Calandu (brabo que só! chegando a enfrentar onça e causar desgraça ao filho de um fazendeiro) e do menino triste na boiada (onde ocorre a sensibilização do boi no entendimento do vaqueiro, desenrolando-se em... como potencializam as tristezas).

E o burrinho? Ah, está acompanhando essa boiada também, no seu 'ínfimo papel de simples mortal'... O leitor fica sabendo que há uma rusga entre dois vaqueiros, coisa de disputa por mulher, caminhando para insidioso acerto de contas. É aí que o Sete-de-Ouros, o singelo burrinho, projeta-se nessa história, como parte do plano (em expectativa ao trágico), mas se transforma em metáfora à experiência, ao traquejo, à sabedoria na vida, às melhores escolhas, em momento em que tinha sido subestimado e o trágico previsto se transforma num perigo a todos.
Acredito que essa é a principal impressão provocada por Guimarães Rosa.

E eu julgando já pela capa, o burrinho e o livro...

Enfim, obra que você pode ver essas coisas, ou também não curtir e passar em branco...

Tabata 21/07/2017

Leitura de encantamento com um acentuado tom mistico e uma petica mítica. Com uma linguagem regional muito prazerosa.

Jaqueline.Ferraz 30/07/2016

Muito mais que o burrinho.
É um conto curtinho que vai falando da terrinha, sua histórias gostosas , os causos do sertão.
Muito gostoso e a escrita, parece que eu estava ouvindo o conto.ser narrado naquele sotaque gostoso.

Velton 05/07/2012

Atenção
Chamam no de burro porém é um animal atencioso capaz de reconhecer o perigo mas não foi capaz de evitar uma grande tragedia saiu com a vida devendo pagar sua sina.Eles são mais que cavalos ou bovinos são frutos originários da combinação expostos como aberrações charmosas e elegantes.