ÉREBUS

ÉREBUS Luiz Cézar da Silva

Resenhas - ÉREBUS

leosilva 02/05/2015

Denso
O que vou escrever não é propriamente uma resenha porque não tenho tempo para elaborar um texto adequado. Por isso, vou apenas pontuar o que acredito ser importante para os futuros leitores:
1) O livro é de qualidade, muito bem escrito. Sua leitura, contudo, exige muita dedicação, pois é cansativo.
2) Os parágrafos são muito longos, e o excesso de descrições contribui para tornar o ritmo lento, quase parando em certos pontos. A história de forma geral não chamou minha atenção no começo, mas tudo se agiliza do meio para o final.
3) O autor tem perfeito domínio das técnicas de escrita, o que garante um texto bem dosado, polido e fechado como deve ser um romance. Contudo, parece faltar domínio no quesito cadência, de forma a prender o leitor à história.
4) O texto é didático em certas partes.
5) Falta empatia aos personagens - não me importava com o destino de nenhum deles, pois não me identifiquei.
6) O vício do excesso de listas de objetos permeia o texto; descrições desnecessárias. O capítulo 5, por exemplo, foi chato e desnecessário. Algumas descrições destoam o resto do texto.
7) Final pouco esperançoso.
Como disse antes, não é uma resenha, e o que é defeito para mim pode ser qualidade para outros. O autor pode crescer muito nos próximos livros.

TamiresCipriano 08/01/2014

Érebus
O livro conseguiu me surpreender, não esperava principalmente um fim daquele. Érebus é um livro de história sobrenatural, que mostra as outras características obscuras do homem e pode domar você, pelo menos no livro.

Ricardo era um homem comum, com mulher, família, amigo e um ótimo emprego. Mas tudo muda pelo que ele julga ser algo psicológico que acha de sua personalidade.

Ele não procurou ajuda quando podia nem mesmo a sua mulher, Mônica, ele deu ouvido.

"Foi muito estranho os últimos meses de relacionamento com Ricardo, sabe, ele estava muito diferente, ausente, descontrolado e às vezes insano em todos os sentidos.
pag 99"

Ricardo via coisas, ouvia vozes e estava descontrolado, até que Fausto (o outro lado de sua personalidade) toma o controle.
Fausto como sendo o outro lado de Ricardo, era perigoso, sem coração.

Do outro lado, temos o personagem Ângelo, que ama Diana e ganhou quinze minutos de fama após salvar uma garotinha chamada Ingrid, no parque de diversões.

Ângelo tem, ou pelo menos pensa que tem Déjà Vu por conseguir saber o que irá acontecer momentos depois, esconde o seu segredo tem um tempo até que Diana fica inquieta, ele decide contar.
Para mostrar que consegue estas "previsões", ele mostra a ela que logo irá acontecer um acidente e indica o local, acontece mesmo e ele explica a história a ela.

Claro que Ângelo adorava saber antes e salvar vidas, mas incomodava pelo fato de não saber direito o que se passava com ele e as vozes que ouvia em sua cabeça.

Tudo começa a esclarecer quando ele sonha todos os dias com uma mulher, se levanta e encontra uma sombra, algo nada natural que conversa com ele.

Ele e Ricardo passam pelo mesmo, mas Ângelo tem algo diferente.

"Quando finalmente abriu os olhos rapidamente e ergueu a cabeça foi surpreendido pelo que parecia ser um homem encostado nas paredes rochosas do corredor em frente; o homem trajava uma espécie de manto rasgado e tão negro quanto o restante do ambiente, usava uma máscara que tapava completamente o rosto, uma máscara também escura e sem detalhe algum, deixando visíveis apenas os lugares próprios para os olhos.
pag 141"

Fausto, o lado obscuro de Ricardo, acaba sendo insano também, procura por Mônica por achar que ela pode fazer com que ele suma e faz com que Ricardo volte novamente ao controle.
Mata Leonardo, o irmão de Mônica, depois consegue fazer com que ela visite a casa, por sorte, Ângelo teve a visão de que algo errado iria acontecer.

Infelizmente após salvar Mônica na casa do Ricardo, Fausto descobre onde ela estava escondida, na casa de Patrícia e Heloi, os pais de Ingrid.
Coisas estranhas acontecem na casa... Ângelo fica perturbado depois disso.

"Abaixou e recuperou do chão um daqueles retalhos negros, ficou desconcertado ao averiguar que não se tratava de um retalho de tecido como ele pensava ser, mas sim de uma pena preta, exatamente como a pena de um pássaro, um urubu talvez, media cerca de dez centímetros e era de um tom de preto vivo, quase reluzente; o chão estava repleto delas e muitas outras caiam sobre ele também. Era como ser alvo de uma daquelas chuvas de pétalas de rosa, porém não eram pétalas.
pág 280"

Ao encontra uma pena negra, ao qual vemos também na capa do livro, ele se depara com o verdadeiro lado obscuro e malvado, diz que ele é forte, muito melhor que Ricardo.

"_ Você será o meu arcanjo, o meu anjo, meu profeta, meu sacerdote, meu juiz e meu carrasco. Você será uma faísca do Caos, o braço da escuridão; o mensageiro da dor. O hospedeiro de Érebus.
284"
Você acreditaria que exista um lado negro assim? Deixaria tomar conta de você? Como agiria?

Eu nem acredito que passei um tempo sem ler, ao meio do ano quando não tinha muito tempo, percebi que precisaria de mais tempo para filtrar a história, precisava ler com mais calma. A leitura é muito boa, cheio de coisas sobrenaturais e suspense no ar.
O autor me surpreendeu é claro, ao fim, nem acreditei como acabou, gostaria de colocar o último quote que foi marcante, mas assim vocês conseguiriam pescar e saber rs.
Agora fico pensando, teria continuação? Tem jeito.

Os capítulos são um pouco extensos, coisa não muito boa para mim que só para de ler quando chego ao fim de um.
Os personagens alternavam dentro do próprio capítulo, incomodava às vezes porque enquanto estava no pensamento de um e focada no acontecimento, mudava, principalmente ao final quando Fausto e os outros personagens se depara com uma coisa sobrenatural na casa, foi marcante o capítulo.
O autor detalhou tudo na história fazendo com que o leitor tenha a ideia concreta do local e acontecimento ao longo da narrativa.

Luiz está de parabéns, pelo que vi ele adora escreve livros sobrenaturais, se puder, gostaria de ler as outras obras.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/01/resenha-erebus.html

Cézar Escritor 18/07/2011

Leia todo o livro GRATUITAMENTE no blog.
Olá pessoal! Sou o autor do livro ÉREBUS e reslovi colocar todo o conteúdo do livro em um blog para que qualquer pessoa possa ler tranguilamente.
Espero que gostem, pois o relato da trama acontece em alta velocidade.

Eis o endereço:
Well 11/10/2013minha estante
Paree que eh um livro interessante cara... Pela sinopse,me deu um ar meio sombrio e profundo ao mesmo tempo, que da vontade de ler o livro e saber seus misterios negros. Gostei!

Lano Andrado 20/12/2013minha estante
Gostei muito da sinopse, Cézar. Fico feliz por ver escritores da baixada ambientarem suas histórias nos lugares onde vivem. Também no meu próximo livro, uma sátira política, cito vários lugares da baixada. Vou ler Érebus assim que eu puder. Abraço e boa sorte.