A arte da pontuação

A arte da pontuação Noah Lukeman

Resenhas - A arte da pontuação

Juliana Amaro 29/02/2024

Bom livro.
A pontuação pode ser vista muitas vezes apenas como os sinais de pausa em um texto. No entanto, autores criativos sabem que a função desses pontos, linhas e curvas são mais do que simples marcações. Quando bem empregada, a pontuação produz uma simbiose com a narração, o estilo, a perspectiva e até mesmo com o próprio enredo transformando a sonoridade do texto. Noah Lukeman, em A Arte da pontuação, apresenta maneiras inovadoras de utilizar estes sinais a partir de seus usos essenciais.

Felix 13/11/2014

Uma ótima surpresa!
Encontrei A arte da pontuação na Saraiva e comprei sem muita vontade. Achei que seria uma boa ideia comprá-lo por ser um estudante de Letras - seria mais uma livro da área para me ajudar na minha caminhada acadêmica - , mas não estava tão empolgado assim. Era para ser só mais uma aquisição de rotina. Fiquei totalmente eufórico quando descobri que se trata de uma obra para escritores em primeiro lugar - tenho tentado entender cada vez mais a arte de escrever. Então foi como ter ganhado um presente. Bem, no final das contas achei uma obra útil tanto para leigos como para estudantes e profissionais que lidam com a escrita. Certamente usarei em minhas futuras aulas!
Recomendo muito.
Observação:
É uma obra que fala da realidade do Inglês, portanto, nem tudo será possível aplicar ao Português. Mesmo assim, a aplicabilidade chega a 85%.
Esqueça conselhos gramaticais secos. A arte da pontuação se detém no uso estilístico da pontuação.
Escritores são o público alvo do livro, mas é útil para todo mundo.
Sua leitura vai melhorar horrores depois de ler A arte da pontuação.

Gostaria de saber se há obra igual feita por algum brasileiro. Acredito que não. Todas as outras que encontrei não passam de gramáticas direcionadas para o uso de pontuação. Igonoram o uso estilístico...quer dizer, até consideram, mas não da mesma maneira que esse livro faz. Até pensei em escrever a minha versão!
Patrícia 23/06/2016minha estante
Estou procurando um livro de pontuação e vi esse na Saraiva hoje. Não comprei justamente por tratar da realidade do inglês, como você disse.
Já se vai um ano e meio desde a sua resenha, maaaas.... fiquei curiosa para ler o livro Pequeno Manual de Pontuação em Português. Me parece que tem um pouco a ver com o que você disse a respeito do A Arte da Pontuação. Não posso dizer muito porque só li a sinopse.