A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

linedslima 30/04/2024

Minha vida se divide agora antes e depois desse livro, eu estou totalmente sem reação, nunca nenhum livro tinha sido tão impactante dessa maneira específica pra mim

carlos 30/04/2024

Triste Macabea
Cara que leitura forte, de primeira achei bem lento o ritmo da Clarisse e do tal narrador da história que mostrava o quanto a personagem era ?insignificante? mas depois percebi com o desenrolar da história o motivo dessa explicitação. Foi muito triste conhecer a história da Macabea, como ela se enxergava, como foi ensinada a se enxergar e como ela era influenciada por qualquer um.
A Clarisse soube trazer de uma forma tão crua essa história que chegou a doer.
mila 05/05/2024minha estante
??????

AnneXavier 30/04/2024

?(?) estou me interessando terrivelmente por fatos: fatos são pedras duras. Não há como fugir. Fatos são palavras ditas pelo mundo.?

Y.R 30/04/2024

A hora da estrela
A hora da estrela é um romance que conta a história Macabéa. Uma jovem que se muda para o Rio de Janeiro com sua tia.

Achei interessante o livro abordar a imigração nordestina com a cidade grande, e apesar de não conseguir me conectar com os personagens, é uma leitura que recomendo pra quem ainda não leu.

Não dei uma nota mais alta, pois o livro me prendeu apenas no final, e ainda assim, criei uma espectativa muito alta em que não foi cumprida.

Emma32 30/04/2024

Demorei, demorei muito para ler, não pela escrita da Clarice ser ruim ou algo do tipo, mas sim por ela conseguir te deixar paralisado tentando entender o que você leu.
Primeiro livro que li da Clarice e me apaixonei pela escrita dela.

Miih 30/04/2024

Sublime!
Minha primeira vez lembro Clarice e meu Deus! Que experiência! A escrita dela é fascinate, te pega nos mínimos detalhes.
Ler Clarice é um marco, uma necessidade, leiam Clarice!

Rute31 30/04/2024

Escolhi A Hora da Estrela como o primeiro livro do Noturno Clube de Leitura porque o título combina (vemos estrelas à noite), porque há anos Macabéa me vinha só em flashs (li esse livro há anos, não entendi muita coisa) e porque queria começar o clube com um autor ou autora brasileira (embora não tenha nascido no Brasil, era este o país de Clarice).

Esse livro me fez pensar em outros livros. Lembrei do que li recentemente, do que li há muito tempo, enquanto me ocupava dessa moça, datilógrafa, virgem e que gosta de Coca Cola.

As reflexões do narrador, seus frequentes esquecimentos de dizer, sua mania quase absurda de se contrapor frequentemente à personagem, o medo recorrente que a história não entregasse a promessa da expectativa. Elementos que poderiam deixar qualquer leitor maluco se não fosse ela, se não fosse no fundo mais Clarice que Rodrigo, é claro.

Reencontrei Macabéa e nisso me ocorreu que a luminosidade do futuro e das estrelas, dos santos e poetas - depende unicamente de um golpe de sorte. De um sim. Porque, afinal de contas, tudo no mundo começou com um sim.

O primeiro encontro do clube vai ser online, pra participar tem o link na bio do insta @bibliotecadarute. Vamos ter um encontro presencial também, combinadinho depois.

Esthe 30/04/2024

A Hora da Estrela
Uma das diversas obras que podemos ver a genialidade de Clarice Lispector.
A Hora da Estrela, é um romance publicado em 1977, tempos antes da morte de Clarice, como uma verdadeira despedida e um "último grito" ao mundo deixado por ela.
Desde o início da leitura é perceptível elementos postos por ela que tornam o romance autobiográfico, com a nítida expressão de sentimentos e pensamentos pessoais da autora, os quais, durante a narrativa acabam muitas vezes levando-a a contradições e inseguranças. Fato esse, leva a alguns leitores a acharem a leitura e escrita cansativa e pobre respectivamente. Entretanto, esse é o fator chave que torna a história tão marcante e profunda.
O modo como Clarice encontrava formas de desabafo através da escrita e maneiras de expressar tudo o que perturbava-lhe a mente faz com que as histórias sejam um tanto quanto íntimas de um modo não vulgarizado de sua solitude.
De uma maneira linda, a história de Macabéa, expressa a vida de muitas nordestinas, mas sem deixar de lado a pureza de menina da personagem, demonstrando ao mesmo tempo força, luta, sonhos, amores e inseguranças pelo preconceito e discriminação que o mundo proporciona a nós mulheres, nordestinas e fora dos padrões de uma sociedade idealizada com estigmas e rótulos.

Alrosa 30/04/2024

Confesso que comecei esse, depois de dez anos tentando ler, detestando o narrador, mas que conforme a história se desenrola, consegui entender as nuances da história. E não há o que contestar, é uma obra-prima. Viva Clarice!

Matareli 29/04/2024

Entediante, mas forte
Este livro é, de certa forma, um pouco chato e repetitivo ao meu ver (ao menos, é curto). Entretanto, traz tanto a autora dentro de si que acaba tornando-se interessante; ainda mais pela história de Macabea e sua realidade, seu ponto de vista. Acho que é de certa forma, uma obra marcante.

julia 29/04/2024

É tempos de morango
Foi minha primeira vez lendo Clarice Lispector e só posso dizer que foi uma experiência muito interessante e profunda. Clarice não é para se entender, é para sentir. Mesmo sendo um livro curto é difícil ler rápido, tudo aqui tem que ser digerido e apreciado com calma, tem muito significado por trás.