Do Sexo à Supraconsciência

Do Sexo à Supraconsciência Osho

Resenhas - Do Sexo à Supraconsciência

GiihZagatto 13/10/2021

questionamentos interessantes e necessários.
O livro é composto por discursos de Osho que foram palestrados em 4 dias seguidos, deixando-nos com 4 discursos.

O começo é fonte de muita clareza e abre portas a diversas reflexões sobre nosso eu para depois questionar nosso eu em relação ao sexo, religião e a vida.

"Se princípios enganadores são repetidos e reiterados por séculos, falhamos em ver as fraudes básicas que existem por trás dos conceitos originais."

Osho discorre sobre como a religião fez com que nossa relação com a sexualidade se tornasse doentia e, assim, transformou nossa relação com as pessoas em algo doentio, também. Ao proibir e falar que o sexo é algo pecaminoso, tudo sobre ele se torna muito mais interessante. No entanto, tudo se torna distante, sem informação, vazio de qualquer sentido.

Há, de fato, falas elucidativas quanto ao assunto. Porém, em seu quarto e último discurso, Osho fala que uma mulher apenas se realizará ao ter um filho e faz uma crítica quanto às que não querem ter. Sem dúvida foi decepcionante para mim, mesmo sabendo o contexto de sua fala. A totalidade da felicidade que alguém pode sentir não se dá ao gerar alguém.

De qualquer maneira, vale à pena ver um ponto de vista diferente e é possível se libertar de pensamentos equivocados quanto à sexualidade humana, se o filtro for bem usado.

O propósito de fazer com que as pessoas entendam a necessidade de se falar sobre isso é bem cumprido, em meu ponto de vista.