Tormentos Ocasionais

Tormentos Ocasionais Bernadette Lyra

Resenhas - Tormentos Ocasionais

Grace @arteaoseuredor 02/05/2021

?Tormentos Ocasionais, de Bernadette Lyra
?Bernadette Lyra, nasceu em Conceição da Barra, Espírito Santo, em 1938. Formada em Letras, especializou-se em cinema e fez pós-doutorado na Sorbonne, em Paris. Ficcionista premiada, tem trabalhos publicados em antologias, jornais e revistas no país e no exterior.
?Primerio contato que tive com a escritora, um livro bem diferente, apesar de curto, ele exige que seja lido com calma, fiquei confusa algumas vezes na leitura, o que exigiu que eu relesse algumas partes. A história tem um narrador sem nome, que em nenhum momento fica definido se é homem ou mulher, a escritora fez de propósito, achei interessante, ele/ela relembra fatos de seu passado, onde predomina amor e desejos.
?Das três formas de desespero: o desespero que é inconsciente, o que é consciente manifestado como fraqueza, o que é consciente expresso em bravata, era aí neste último que eu me encaixava, sempre me encaixei...?
?A memória é uma flor amarela. A memória é uma flor amarela espalmada entre duas camadas de páginas de um livro.?