Cobras em compota Índigo

Resenhas - Cobras em Compota

Tainá 16/12/2016

Descontraído, criativo e inteligente
Li pela primeira vez quando tinha 11 anos e decidi relê-lo agora com 20. Esses contos curtos da Índigo trazem à tona um monte de memórias da nossa própria infância, quando tínhamos crenças, pavores, encantamentos e viajávamos todo o tempo em imaginação. O grande diferencial é a personalidade inusitadíssima da Índigo que narra as mais bem humoradas e surpreendentes histórias e situações a partir de coisas totalmente corriqueiras, adicionando fatores de sua imaginação maravilhosa, de uma forma cômica e leve, mesmo aos assuntos um pouco mais pesados. Mistura situações da infância da autora com outras de sua vida adulta, em cujo cotidiano permanece a inventividade e humor. Pode-se perceber o humor mais ácido com certa criticidade em alguns trechos, o que enriqueceu a obra e o torna passível - propositalmente ou não - de muitas outras leituras em entrelinhas, que só as percebi nessa segunda leitura. Eu amei reler e recomendo para pessoas de qualquer idade.

Reno Martins 27/08/2014

Nada para apreender
Textos bem escritos. Alguns com senso de humor inusitado. É só.

Giselle.Zart 23/01/2014

Leveza ácida
Essa foi minha impressão ao fechar o livro.
Deixa aquela vontade de continuar lendo!
São pequenos contos, autorais, onde Índigo (pseudônimo da escritora), nos mostra a sua infância, seus traumas e pequenas felicidades.

Sara277 06/01/2014

O livro é composto por curtos contos que mostram o jeito de pensar que temos na infância, a enorme imaginação e inocência que temos nessa fase da nossa vida. Quando você ler, vai voltar a sua infância, e vai sorrir ao lembrar do jeito que pensava. É quase impossível não se identificar com os contos.
É bem curtinho, peguei na biblioteca da minha escola e li a metade no ônibus quando eu voltava do curso.

site: http://www.penseicliquei.blogspot.com

Gaby 04/08/2013

Minha resenha
O livro "Cobras em compota" é um conto. A autora desse livro é Paulista Índigo. O nome do título cobras em compota é uma memoria da escritora Paulista Índigo. Este livro conta varias histórias. Algumas histórias são da infância, época da imaginação desenfreada e de muitas descobertas; outras da vida adulta, tempo de experiência variadas e curiosas.
A história da cobras em compota: Quando eu era pequena, os vidros de maionese eram bem maiores. Não deviam existir colesterol naquela época, e é ai que começou o problema. Por serem vidros grandões, comportavam cobras enroladas dentro. No laboratório de ciência havia uma prateleira cheia deles.
Se não fosse por esses vidros de maionese, eu poderia ter ido melhor na matéria. Mas com eles ali, impossível. Eu só queria abri-los, meter a mão dentro e puxar uma cobra pelo pescoço. Eu a giraria no ar, feito laço de boiadeiro.
Passávamos de ano e elas ali, provocando. Nunca chegou a série certa para estuda-las. Lembro-me que, de vez enquanto, no meio da aula,alguma cobra de índole mais atrevida sibilava para mim. Eu ignorava.
Com o tempo aprendi que, caso abrisse um desses potes, ela pularia em mim, ficaria seus dois únicos dentes no meu pescoço e eu me transformaria numa delas. Eram todas alunas mal intencionadas. Neste livro abro alguns potes antigos.
Este livro é interessante, pois conta histórias que aconteceram realmente com a escritora desse livro. Neste livro o leitor pode encontrar histórias de travessuras de criança, medo, pesadelos, conversas imaginarias ,fantasia, etc.

emilhinha 07/03/2013minha estante
eu realmente amei tudo isso apessar de ser muio grande!!

Criss 30/12/2011

Cobras em Compota- Índigo
O livro “Cobras em Compota”, de Índigo, é uma obra literária destinada a qualquer idade. De maneira descontraída, a autora descreve cenas de infância sob a visão de uma criança, também cenas rotineiras. É um livro de fácil compreensão e muito cativante, que leva o leitor a ver-se em cada cena e rir-se de cada aventura da menina mais graciosa do mundo literário moderno.
“Cobras em compota” é, certamente, uma excelente alternativa para pais e pedagogos que desejam ver em suas crianças o gosto pela leitura, pois além de trazer uma linguagem simples e bastante prazerosa, a obra conta com a vantagem de ser “um conjunto” de pequenos textos (contos), o que permite maior compreensão, prazer e praticidade em lê-la.

tiffany martins 08/11/2011

Cobras em compota
Era uma menina que gostava de aventuras diferentes,uma história intereçante que, ela conta algumas histórias intereçantes como a ser curiosa e descobrir que o mundo não é só brincadeira. E sim é aventura e ajudar os outros. E conheçer a vida de criança.

Tayla Peicker 08/11/2011

priscilabonatto 22/08/2011

"Cobras em Compota" é uma graça!
(E isso é tudo.)

paloma 28/05/2011

Cobras em Compota
Eu ameeei o livro. Os contos são cativantes e a narrativa é fácil e envolvente. Apesar de alguns contos serem "sem noção" a primeira vista, depois de ler alguns vezes podemos perceber que há algum significado por trás dele.

Me lembra muito a magia de ser criança e a imaginação. Exemplos disso é em "Visão do Futuro", "Vingança da Lombriga", "Livros Pompom", "A necessidade de enfrentar o Bicho-Papão", "Cavalos marinhos e pelos pubianos", e entre outros. A imaginação corre a solta.

Muito bom, adorei.

will 21/04/2011

Bom para o cotidiano
Cobras em compota é aquele livro típico pra quem não tem muito tempo pra ler longos contos e quer viajar em histórias engraçadas ou não do dia a dia e se livrar do tédio.
Não garanto boas risadas,até porque isto varia do senso de humor de cada um.Porém, o livro me trouxe algumas boas lembranças e me causou aquele riso mais tímido.

Recomendo!!

Márcia 23/08/2009

Eu não gosto de crônicas...
... mas essas são tão especiais, tão delicadas que não tem como não se apaixonar. São simples, sutis, mas de uma beleza encantadora.
Cobras em Compotas é um dos poucos livros recomendados para qualquer idade, qualquer fase da vida. Não é nenhum fenômeno, nem é inesquecível, mas é agradável perder algum tempo com ele.
Craig 11/08/2009minha estante
Particularmente, não gostei da ultima cronica e a primeira que eu li, não achei nada produtiva, mas quem sabe essa não seja uma boa ?

monica 13/04/2011minha estante
EU GOSTEI MUITO DOS TEXTOS. EU TRABALHEI COM ELES COM MEUS ALUNOS EM SALA DE AULA E ELES FICARAM INTERESSADOS. PUDE CHAMAR A ATENÇÃO DA SALA. AI, FICA A DICA PARA PROFESSORES DE 3º E 4ºANO

Márcia 13/04/2011minha estante
que tenso O.O

Carol Moreira 17/04/2011minha estante
ta fazendo sucesso hein Márcia haha (:

Leticia 03/08/2013minha estante
eu já li esse livro é muito legal e eu gostei tanto que vou ler de novo e indicar para minhas amigas

pirulita 21/07/2009

gostei muito!!!é muito engraçado!!!pretendo ler mais livros da mesma autora!!!