Aventuras na História Nº 40 (Dezembro de 2006)

Aventuras na História Nº 40 (Dezembro de 2006) Editora Abril

Resenhas - Aventuras na História - nº 40

z..... 15/08/2019

Dezembro de 2006
No "Dito e Feito", a origem da expressão "acabar em pizza", sinônimo de impunidade. Segundo o texto, teve origem na década de 1960, quando ocorreu certa desavença entre dirigentes do Palmeiras. Como a reunião se estendeu por horas, a fome apertou e a turma foi para uma pizzaria onde, regados a vinho (e o que será mesmo que comeram, hein?) as desavenças foram resolvidas. No outro dia deu no jornal: crise no Palmeiras termina em pizza.
Essa história teve personagem cujos nomes a revista relata, mas isso não me interessa e registro apenas o ocorrido.

Outra nota histórica que curti, a origem dos restaurantes. No século 18, na França, restaurantes eram locais relacionados à saúde, em que era servido caldo revigorante (restaurante) para os combalidos. Até que alguém teve a ideia de servir outras coisas também e, pronto, a moda pegou e restaurante passou a ter o significado que conhecemos.

"Por que a sede do cristianismo está em Roma e não em Jerusalém?" - Em verdade, leia-se catolicismo, e não me convenci com a resposta da revista, justificando que Jerusalém foi celeiro de confusão e destruída em dois momentos pelos romanos.
Acredito que, mais que isso, houve interesses escusos que invadiram a liderança da igreja, que foi manipulada e desfigurada da mensagem original anunciada por Jesus. A sede do império romano foi também a sede do catolicismo e, a serviço de césar, tornou-se ferramenta ideológica para seus interesses. Muito do que chegou até nós como cristianismo nasceu desse momento em diante, não do Evangelho originalmente anunciado por Jesus.

A reportagem de capa destaca Jesus no plano humano e isso causa espanto para muitos nos exemplos de sua simplicidade, que também abrange aspectos como ter tido irmãos. Isso mesmo! O Novo Testamento tem várias referências e deixo uma para quem quiser ler e colocar em paralelo: João 3:16 e Lucas 2:7 (quem é unigênito e quem é primogênito?). Outra abordagem interessante é que não nasceu no ano 1 como acreditam. A razão é a seguinte (a revista não menciona): como poderia ter nascido nesse ano se Herodes morreu aproximadamente no século 3 a.C? Portanto, Jesus nasceu entre 5 e 6 a.C, calculando-se dois anos antes da morte do tirano.
Se nossa geração lesse mais a Bíblia Sagrada, não ia engolir tanta heresia como empurram hoje sobre Jesus (no cristianismo em termos gerais).
A reportagem é interessante, mas também, sutilmente, se afasta da mensagem bíblica, colocando esta num plano propositalmente construído para validar Jesus como Cristo (como se não fosse e determinado nessa condição por manipulação).
Leiamos mais a Bíblia Sagrada, em fé e amor, que o Senhor Jesus se revelará a todos que Dele se aproximarem.

A edição iniciou uma série nova nos infográficos, sobre as "Sete Maravilhas do Mundo Antigo" (é a mesma que foi publicada em "Mundo Estranho").
O tema foi o "Colossos de Rodes". Alguns registros básicos: foi construído no século 3 a.C (pelos gregos da ilha de Rodes, em homenagem ao deus Hélios) e ficou de pé por menos de 60 anos, tombando pela ação de um terremoto.

Curiosa também a origem do Zé Carioca. Foi baseada em um músico (José Oliveira), que era paulista e dublou o papagaio no "Alô, amigos!" e "Você já foi à Bahia?" (onde aparece tocando). A curiosidade maior é o porquê da criação do personagem: atendimento aos interesses americanos em manter política de boa vizinhança nas Américas, instigando empatia e adesão à sua ideologia.

Emocionante a entrevista do casal judeu que se conheceu e apaixonou na terrível situação do campo de Auchwitz.

Olha quem voltou! A sátira mordaz nos quadrinhos de Fernando Gonsales, hilária na brincadeira com Hamurabi (aquele do código do olho por olho...). Fala sério!