Maria Sabina

Maria Sabina Álvaro Estrada

Resenhas - A vida de Maria Sabina

Ângela 25/07/2011

Sabedoria e pureza de um mundo que já não existe
Maria Sabina foi uma curandeira mexicana, talvez última zeladora de um conhecimento que se diluiu no tempo.
Alguns fragmentos dessa sabedoria foram preservados neste livro rico e comovente, que mostra tanto o trabalho espiritual que ela realizava como xamã, poderosa e respeitada, quanto o sofrido cotidiano material e familiar, explorada até o fim de seus dias por filhos e netos parasitas ou alcóolatras, em contraste com o grande prestígio que alcançou, ainda em vida, por seu trabalho com o cogumelo Teonanácatl (Psilocybe Mexicana).
Uma verdadeira aula para quem procura entender o uso de enteógenos em contextos tradicionais, viagem xamânica, canalização de mensagens, função dos ícaros(canto), estruturas de pajelança, cosmovisão indígena sobre doença e cura, êxtase místico, medicina natural e muito mais.
Vale mais a pena que três teses de antropologia juntas, emocionante e didática como nenhum texto acadêmico conseguiria ser.
Uma das coisas que mais me encantaram foi o começo do livro, quando ela conta que quando era criança, ia pelos campos com a irmã procurar os cogumelos. Acontecia que ao final da tarde, o avô e a mãe as recolhiam dos campos e as levavam no colo para casa, às vezes aos risos, às vezes aos prantos, mas nunca as repreendiam por comer os "meninos santos". Pureza, é a única palavra que me ocorre para descrever.

Natalia 23/05/2014

Encantamento
Acabo de ler o livro e me sinto encantada pela Maria Sabina, uma mulher extremamente forte e humilde, na mesma proporção.
O autor conseguiu mostrar os dois lados da grande Sábia e é inevitável não se enternecer por ela.
O livro é delicado, o enredo é pesado e, ao final, me senti triste pelo desenrolar da história... Mas, sinceramente, recomendo a leitura, o livro é lindo!