Os Dragões de Titânia

Os Dragões de Titânia Renato Rodrigues

Resenhas - Os Dragões de Titânia

Psychobooks 18/02/2012

O livro traz a histórias de Tellus, um anão mal humorado, Cronus o elfo, Khosta o mago, Alambique o bêbado e tantos outros que foram se juntando ao longo da história, ligados por uma amizade e pelo destino. Todos lutem pelo mesmo ideal: para se manterem vivos e pelo fim da opressão e tirania do Barão Ricardus, governante da ilha de Argos.
A base do enredo usada pelo autor já não é novidade, mas o diferencial ficou por conta do desenvolvimento da história. Ela é divertida, leve.
Sabe aquela história: "Deu vontade de rir quando não podia"? Pois é exatamente o que o autor faz.
Certos pontos do livro me deixaram extremamente confusa, pois no meio de uma batalha, por exemplo, o autor se desviava do assunto, fazendo um gancho a uma situação que já aconteceu, como tais personagens se conheceram, ou quando aconteceu algo semelhante ao o que está sendo narrado no presente momento. Isso a meu ver dispersava a atenção da história presente e uma luta que era pra ter sido sensacional acabava perdendo um pouco do foco.
Em algumas partes não gostei muito da narração, que é feita em grande parte em primeira pessoa. Às vezes o narrador queria interagir com o leitor e se perdia em alguma divagação ou fazia um comentário que eu não julguei apropriado para o momento. Também fiquei na dúvida se o nome/apelido de alguns personagens foram uma homenagem ou uma sátira.
O livro é repleto de humor, aventura, magia e certo suspense, pra deixar o leitor com gostinho de quero mais aguardando a continuação.
A diagramação linda, sem falar nas ilustrações, mas tenho que confessar que não sou fã de folhas brancas.
Estou curiosa pela continuação e tenho que confessar que me afeiçoei bastante ao Tellus, gosto dos baixinhos mal humorado, me lembram alguém. (\o/)

Acesse:

Vanessa Meiser 11/01/2012

OS DRAGÕES DE TITÂNIA – A BATALHA DE ARGOS / RENATO RODRIGUES

Para comentar este livro, preciso dizer que a capa e a contra capa fazem todo o sentido na história, a princípio eu fiquei me perguntando o porquê de o Elfo bonito na capa ter uma cor e na contra capa ter outra cor, sendo que os dois são a mesma pessoa....mas lá no meio do livro acabei entendendo o motivo.
Aliás, a diagramação geral deste livro é deslumbrante, a capa como vocês podem ver é linda, dentro dele me deparei com ilustrações coloridas e muito bem feitas dos personagens principais da trama. Muito legal mesmo.
A história começa na Ilha de Argos, um pequeno pedaço de rocha dentro do Império de Titânia e se passa inicialmente no ano de 1001.
Em “Os Dragões de Titânia” temos heróis nada óbvios como, por exemplo, um anão mal humorado chamado Telus, um mago mais mal humorado ainda chamado Khosta e totalmente medroso que não pensa duas vezes antes de subir em árvores quando vê a coisa preta.
A turma toda é composta por Telus, Khosta, Galileia, Sylvester, Shokozug, Diane, Miranda, Alambique e Cronos.
O Elfo da capa é Cronos, um guerreiro destemido e obstinado a lutar pelo mesmo ideal de seus companheiros até que é surpreendido por um grande acontecimento que muda todo o curso da história pegando todos de surpresa, inclusive o leitor que fica ainda mais ávido por descobrir o motivo de tal mudança e se ela seguirá de determinada forma até o final do livro (lembrem que falei que a contra capa faz sentido na trama...).
O livro em minha opinião me deixou uma mensagem bem interessante, lá no longínquo ano de 1001, numa terra que talvez nem merecesse tanto esforço, este grupo de guerreiros se une para lutar contra um governo injusto e sujo enquanto que aqui hoje, 1011 anos de diferença, o que vemos por parte dos “guerreiros” contra governos igualmente (ou até mais) injustos? Xiiii viajei legal agora né, hiuahiua, mas é mais ou menos por aí mesmo, afinal é para isto que servem os livros, para nos proporcionar algum tipo de questionamento... Mesmo que a história seja de anões, magos, elfos, freiras, bêbados, armaduras fantasmas e muita magia negra.
Não posso deixar de falar no humor presente em cada página, eu dei muita risada durante a leitura, praticamente em cada frase uma ironia se faz presente, achei isto muito legal, o autor soube misturar fantasia com luta por idéias e acontecimentos cômicos em 247 páginas de muita diversão. Adorei!
Ah, antes que eu me esqueça, o livro terá continuação!

Diego Matos 09/01/2012

Bela Surpresa
Sabe quando você pega um livro e diz, a vou ler sem compromisso, afinal é da tematica que mais gosto, mas não vou criar grandes espectativas.
Bem, essa era a minha ideia quando comecei a ler o "Dragões de Titânia" e confesso que tive uma bela surpresa ao me aventurar por seu conteudo. Me deparie com uma narrativa viva e divertida. Com personagens hilarios por suas personalidades simples e marcantes. Me senti numa verdadeira mesa de RPG com as famosas dicussões de grupo e tiradas comicas que só aqueles que um dia rolaram um dado em uma seção de jogo podem detectar. O livro é muito prazeroso, sua narrativa é leve e satirica, não que faltem elementos dramaticos, mas o clima em torno do grupo de personagens nos deixa a vontade como se fossemos um dosm membros do grupo. Um otimo livro para quem gosta de fantasia e uma historia excelente para RPGistas que gostam de diversão em primeiro lugar. Renato valeu pelo excelente trabalho. Quando sai a continuação mesmo?
yla.cezar 10/01/2012minha estante
Diego, vc já me deixou com vontade de ler.

Dany 30/07/2013minha estante
~Eu li os dois Dragões com uma fome dragonica! Mal posso esperar pela continuação, no livro três, a Dama da Montanha! *.*

Astropati 26/12/2011

Aventura, risadas e lágrimas.
Isso realmente acontece. O destino junta um grupo de pessoas lá pelos motivos dele e nós somos nada menos do que fios de cores distintas prontos para fazer um desenho muito maior do que nossos olhos conseguem ver. É assim que Telus, Khosta, Galiléia, Cronus e outros tantos que se juntam à aventura vão caminhando pela história bem amarradinha de Renato Rodrigues.
A jornada ganha valor maior do que o objetivo final - que é, inicialmente manter a pele intacta sobre o corpo. As maquinações do Barão Ricardus vão ficando claras ao mesmo tempo que as relações de amizade se estreitam. É uma aventura de fantasia medieval, sim. É uma história com um pano de fundo de com espadas se chocando contra escudos, sim. Como tem acontecido frequentemente, os dragões abrem suas asas sob os céus para adicionar tempero - mas são os valores que nos fazem virar a página. A busca pelo eterno amor, tão presente em obras contemporâneas, fica ofuscada pela compreensão paulatina das responsabilidades e recompensas da amizade - essa que ninguém buscou, mas que aconteceu de maneira espontânea, muitas vezes no pior momento possível.
Sim, eu adoro o autor - me processem. Resenha imparcial é com editores. Eu sou é tiete!

Karine Coelho 07/12/2011

Ave, Cronus!
E lá vamos nós para mais uma resenha de uma das aquisições da Bienal do Livro de 2011. Dessa vez, me aventurei num império grandioso chamado Titânia.

Eu estava desbravando ansiosa e deliciada os corredores do Riocentro quando, de repente, me deparei com uma fada. Uma fada? Sim. Uma bela fada que chamava a atenção, e que tirava fotos com várias pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes. A mítica criatura estava acompanhada de um simpático elfo de chapéu pontudo. Eu reparei tudo isso no estande da editora Escala, mas acho que o que realmente me chamou a atenção foi um certo elfo loiro que me encarava do alto de uma estante, na capa de um livro. Um elfo belíssimo, muito bem desenhado, que encarou com tanta seriedade e profundidade, que eu tive que pegar um daqueles exemplares para ver qual era a daquele ser misterioso que me encarava. Folheei rapidamente o exemplar e descobri que aquela era uma história bem do jeitinho que eu gostava, com elfos, dragões e feiticeiros. E anões, claro. Mas uma outra coisinha, no centro do livro, foi decisiva para a minha decisão de levá-lo para casa: várias ilustrações luxuosas dos personagens da história! Imagens caprichadas, num papel diferente, enfim, lindo. Estava lá, boquiaberta quando o simpático elfo veio falar comigo, e descobri ali que ele era o autor daquele livro. Seu nome era Renato Rodrigues. Depois de uma breve conversa (onde descobri que a fada era sua esposa, e que também era escritora) tiramos algumas fotos e o meu exemplar foi devidamente autografado. E agora que já acabei de lê-lo, escrevo aqui minhas impressões.

Bom, não vou dizer que o a história é diferente e criativa porque estaria mentindo. A história, os personagens, são exatamene os mesmos de centenas de livros desse gênero. Mas é claro que não existem livros iguais, e esse tem suas diferenças. E a maior delas está no humor. O livro faz rir. Todo ele, nos momentos mais críticos, nos mais leves, toda hora é hora de dar boas gargalhadas. Porém (sempre tem um), é que, por vezes, esse humor é muito atualizado. Uma coisa que eu já tinha visto em um outro livro, inclusive já tinha feito essa mesma crítica que estou fazendo agora, é que há um excesso, ou mesmo uma presença constante de gírias e expressões atuais. Ás vezes, o livro parece uma sátira dos livros do gênero. Não sei se foi essa a intenção do autor, mas foi o que me pareceu em alguns momentos. Outra coisa que me incomodou foi o começo. A explicação da história em flashbacks me deixou muito confusa, eu fiquei o livro inteiro sem saber direito com todas aquelas pessoas se encontraram. Mas, fora isso, é uma bela história, com ação, mistérios (que inclusive ficaram por desvendar, o que dá um gostinho de quero mais irresistível), magia, aventura... Um prato cheio pra quem gosta de leitura leve, boas gargalhadas descompromissadas e histórias de fantasia. E personagens apaixonantes também, não posso me esquecer deles! E que venha a continuação dessa saga, com novos rumos e novas situações.
RenatoRodrigues 08/12/2011minha estante
Ulha, a primeira resenha do Skoob! Obrigado, Karine!