O Capital

O Capital Karl Marx

Resenhas - Os Economistas Marx

Karla Borba 27/12/2021

A exploração passando debaixo do seu nariz e você nem se deu conta
Depois de ler meu primeiro texto de Marx tomei coragem e me debrucei sobre O Capital, e não me arrependi. A notícia ruim é que é um texto difícil, a notícia boa é que somente os 4, 5 primeiros capítulos que são assim, depois a coisa melhora, ou a gente que se acostuma com a forma como ele escreve, ainda não entendi bem qual dos dois acontece, rs.
Como todo trabalho do Marx eu defendo que todos que se interessem por Economia, Ciências Sociais e Políticas deve ser lido, se possível relido e revisitado.
O Capital então é, mais do que qualquer outro escrito dele, a obra fundamental que trará conceitos básicos para entender o capitalismo, pois Marx estuda o capitalismo, é importante que se destaque isso. O desenvolvimento de suas teses advém da crítica a esse sistema e a sua lógica de exploração como forma de manutenção dos trabalhadores subjugados e iludidos por expectativas irrealizáveis de riqueza e sucesso.
Conhecê-las e se apropriar delas como instrumento de luta individual e coletiva é um caminho para um futuro sustentável, de vida e não de morte para a humanidade toda e não somente para alguns.

Nanda 18/10/2020

Releitura
Amei reler essa parte da obra, irei proseguir com a leitura do segundo tópico
Essa edição é muito boa, a tradução é uma das melhores que já vi e possui notas, o que facilita a compreensão da obra

O método de abstração de Marx é muito bom para compreender o capitalismo, para alguns pode parecer chato iniciar essa análise pela particula mais simples e ir tornando complexo. Porém, eu adorei muito entender cada ponto do autor através de um estudo mais debruçado sobre a obra.