Vida do viajante

Vida do viajante Dominique Dreyfus

Resenhas - Vida do Viajante: A Saga de Luiz Gonzaga

Rosana Silva 08/03/2022

Sangue de Nordestino
O livro Vida do viajante, trás uma narrativa de fácil compreensão, fluida e apaixonante. Embarcar na "aventura" de conhecer um pouco mais da vida do Seu Lua se torna um prazer inenarrável; uma leitura cheia de risos e surpresas (as vezes boas, as vezes ruim). Gonzaga era um homem de personalidade forte que lutava pelo que acreditava, e não largava uma ideia enquanto pudesse lutar a favor desta, por mais que as vezes fossem ideias absurdas e imprevisiveis; talvez por isso tenha conseguido ir muito além do que se esperava de um pobre, nordestino, negro. Enquanto "batia o pé" e não desistia das suas pretensões, as quais resolvia de forma inteligente, mas sempre de maneira respeitosa (por ser homem que acreditava na ordem, o que se pode perceber na sua relação com Santana, a quem botou abaixo vários noivados impensados de Gonzaga), conquistou o Brasil e o homem, rompendo com as barreiras, do preconceito contra a classe pobre, negra, rural, "subalterna" colocando todos pra dançar o Baião.

Helder 05/03/2022

Saber da música brasileira
O livro tem leitura agradável, segue a cronologia e proporciona uma imersão para o conhecimento da criação do gênero.
Durante a leitura, pausadamente, eu busquei ouvir as músicas; há citações com trechos de muitas canções, que ao ouvi-las acompanhado da leitura, me trouxe boa experiência, com retratos da minha infância em Pernambuco