Filosofias da Afirmação e da Negação

Filosofias da Afirmação e da Negação Mário Ferreira dos Santos

Resenhas - Filosofias da afirmação e da negação

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 02/06/2023

Em "Filosofias da Afirmação e da Negação", o filósofo Mário Ferreira dos Santos apresenta uma série de diálogos acerca dos grandes temas da filosofia, tais como: a validez do conhecimento, o Ser, as formas e a matéria, entre outros.

Nesse sentido, pretende o filósofo contrapor as filosofias negativas e niilistas de nosso tempo (como as correntes relativistas, céticas, idealistas e semelhantes) às filosofias positivas de outrora, isto é, as filosofias que afirmavam a validez objetiva do conhecimento (da abstração formal, por exemplo) e da realidade ontológica das coisas.

Dessa maneira, descreve o autor que "a miséria intelectual de nossa época chama-se niilismo", pois "o homem é hoje buscador do nada. Um negador de si mesmo, e de tudo. Mas essa negação o angustia. Angustia-se de não ser" (p. 14). Logo, sua obra é uma tentativa de enfrentar as filosofias niilistas que proliferam em nossa época, as quais negam o ser, a transcendência e a existência de razões e coisas fora da mente humana.

Nesse mesmo espírito, pontua outro filósofo que a derrota do niilismo só será possível "por meio da recuperação de ideais e de valores supremos, e a supressão do ateísmo" (REALE, p.13). Portanto, como conclui Mário Ferreira, não deve o sincero buscador da verdade esmorecer diante da maré niilista, mas desafiá-la como um rochedo.

Romeu Felix 21/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O autor apresenta uma análise comparativa de diferentes correntes filosóficas e suas posições acerca da afirmação e negação.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, intitulada "As Filosofias da Afirmação", o autor explora as correntes filosóficas que afirmam a existência de algo ou de um princípio fundamental. Nessa parte, são abordados temas como a filosofia da natureza, a ontologia e a metafísica. O autor apresenta argumentos que fundamentam a afirmação da existência de um mundo exterior ao sujeito, a existência de um Ser Supremo e a importância do ser humano em relação ao mundo.

Na segunda parte, "As Filosofias da Negação", o autor explora as correntes filosóficas que negam a existência de algo ou de um princípio fundamental. Nessa parte, são abordados temas como o ceticismo, o agnosticismo e o ateísmo. O autor apresenta argumentos que fundamentam a negação da existência de um mundo exterior ao sujeito, a inexistência de um Ser Supremo e a relatividade do ser humano em relação ao mundo.

Ao longo do livro, o autor faz diversas referências a outros filósofos e correntes filosóficas, apresentando suas ideias e criticando pontos de vista que considera equivocados. O livro apresenta uma linguagem clara e acessível, tornando a leitura agradável e compreensível para leitores de diferentes níveis de conhecimento em filosofia.

"Filosofias da Afirmação e da Negação" é uma obra que contribui para o entendimento de diferentes correntes filosóficas e para o debate acerca das posições que afirmam ou negam a existência de algo ou de um princípio fundamental. A obra é indicada para estudantes e pesquisadores de filosofia, bem como para leitores interessados em questões filosóficas e suas implicações na vida cotidiana.

Sobre a segunda leitura:

Introdução ao livro e ao autor
Breve biografia de Mário Ferreira dos Santos
Contexto histórico e filosófico em que o livro foi escrito
Apresentação do conteúdo e da estrutura da obra
Filosofia da afirmação
Definição e características da filosofia da afirmação
Principais representantes, correntes e escolas de pensamento da filosofia da afirmação
Análise crítica da filosofia da afirmação, incluindo seus pontos fortes e fracos
Filosofia da negação
Definição e características da filosofia da negação
Principais representantes, correntes e escolas de pensamento da filosofia da negação
Análise crítica da filosofia da negação, incluindo seus pontos fortes e fracos
Confronto entre a afirmação e a negação
Análise comparativa entre as duas filosofias, com destaque para as diferenças fundamentais entre elas
Discussão sobre a relação entre a afirmação e a negação, e a possibilidade de uma síntese ou conciliação entre ambas
Considerações finais
Reflexões sobre a importância e a relevância da filosofia da afirmação e da negação na contemporaneidade
Perspectivas para o desenvolvimento da filosofia em um mundo cada vez mais complexo e pluralista
Encerramento da obra e conclusões do autor.
Referências bibliográficas
Lista de obras citadas pelo autor ao longo do livro.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Mário Ferreira dos Santos neste livro busca, por meio de diálogos um tanto platônicos, afirmar a filosofia positiva, contra as filosofias negativas que tanto assolam o mundo moderno e como profeticamente previu Nietzsche.

Os capítulos são divididos em temas, na qual são desenvolvidos por conversas entre alguns personagens. Cada personagem representa uma postura filosófica, onde temos principalmente Pitágoras que é a representação do próprio autor e Josias que é a representação do ceticismo e do relativismo completo.

Segundo o autor, existem duas maneiras de filosofar: uma positiva e outra negativa. A primeira busca afirmações e coloca positividades, e sobre elas erige o edifício de uma construção filosófica segura. A segunda posição predica a negação, a ausência de qualquer base suficiente. E é aqui que encontramos o contraste entre os principais personagens e os pontos de vista do qual os temas vão se desenvolvendo.

O propósito de Mário é criticar a trindade de nosso tempo: o Ceticismo, Relativismo e o Niilismo. Faz isso por meio do exame de suas raízes mais longínquas, mostrando suas fragilidades e até mesmo suas contradições.

site: https://www.instagram.com/leredespertar/