Educação como prática da liberdade

Educação como prática da liberdade Paulo Freire

Resenhas - Educação como prática da liberdade

Giulia 09/02/2024

Sinto que preciso reler com mais calma, não consegui absorver bem o conteúdo do livro e acho que para a minha futura profissão isso é importante

Mateus 20/01/2024

Perfeito
"A ideia da liberdade só adquire plena significação quando comunga com a luta concreta dos homens por libertar-se"

Rodrigo1185 11/01/2024

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. À análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa".

A obra "Educação como Prática da Liberdade", escrita pelo patrono da Educação brasileira, Paulo Freire, em 1967, constitui uma obra seminal que aborda a preeminência da educação como instrumento emancipador em meio a uma sociedade em pleno processo de transição. Composto por quatro capítulos, o livro delibera sobre tópicos como a metamorfose da sociedade brasileira, a ausência de experiência democrática, o embate entre educação e massificação, e a urgência da conscientização. Destacam-se as diretrizes pedagógicas propostas por Freire, centradas no diálogo, na responsabilidade social e na fomentação de uma consciência crítica. O autor arremessa críticas à educação alienante e formula um método proativo, ilustrado pelos círculos de cultura, com o intuito de metamorfosear a realidade e fomentar a participação democrática. A obra, por conseguinte, afigura-se como leitura imprescindível para educadores e estudiosos interessados nas esferas educacionais, éticas e cidadãs.

Aline 26/12/2023

A educação é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem
Eu não sabia que ia ser tão bom. Todo professor deveria ler esse. Sempre soube que Paulo Freire é uma figura importantíssima para nossa educação, mas ver tanto conhecimento junto assim, ver sabedoria, ver que tudo que ele tá falando faz sentido, nossa, é bom demais. Óbvio que vou ler os outros livros.

Leandro.Souza 19/09/2023

Uma das obras fundamentais do pensamento freireano
Essa obra, assim como adiantei no título, pode ser uma das principais para aproximar-se dos conceitos e perspectivas contidas nas palavras de Paulo Freire e sua contribuição para a filosofia libertadora de educação.
Antes mesmo de ir ao clássico livro "Pedagogia do oprimido", a "Educação como prática da liberdade" pode agregar na aproximação do pensar do educador patrono da educação brasileira. Pois, alguns conceitos e reflexões irão amadurecer a partir deste escrito.

As primeiras partes que compõem a obra são valiosas, pois, ao introduzir o leitor à abordagem de Paulo de forma didática e contextualizada, o leitor se sente mais próximo do pensamento de Freire, além de motivado para compreender mais após o contato com esse ponto de partida.

A primeira parte é contextualizada para a época da escrita deste livro, mas arrisco a dizer que ainda se mantém atual pois, além de não estar distante o período de transição política do início do século XX, ainda estamos experimentando a chamada democracia burguesa que foi remodelada após a década de 1980.
O autor trabalha a ideia de sociedade em transição, exemplificando como uma sociedade alienada teme a liberdade (e a responsabilidade que dela emerge) e os tipos de consciência observados nessa sociedade: a consciência transitiva ingênua (mágica, sem criticidade, maleável às conformidades impostas pelas classes dominantes) e a consciência transitiva crítica (consciente de sua presença, interferência no mundo e conectada com a materialidade). Enquanto a consciência intransitiva é a consciência dominada ainda nos regimes fechados e autoritários (etapa prévia até a ascensão à transitividade ingênua).

Já no segundo capítulo, esse dispõe de reflexões sobre o local que suportam estas consciências: a sociedade. Freire estrutura uma caracterização acerca da nossa inexperiência democrática no contexto brasileiro. Para tanto, o autor retoma os diversos momentos da nossa história em que nossa vida em sociedade foi usurpada pela coroa portuguesa. É exposto que para nosso desenvolvimento, não tivemos a oportunidade de construir, em conjunto, uma sociedade historicamente nossa. As divisões de classes foram sacramentadas desde o início de forma muito extrema onde não haviam nem burgueses e pequenos burgueses até a proclamação da república. Nos foi dividido em senhores latifundiários de capitanias e o extremo oposto dos donos de terras e gente, os escravizados. Isso até os regimes que marcaram nossa história até a ditadura golpista de 1964 foram acontecimentos recentes e que não puderam aprofundar o povo na experiência democrática.

O capítulo 3, tratando da educação x massificação, elucida-nos sobre a necessidade de não ter uma sociedade apenas técnica, mas com uma educação que fundamente o povo e a sociedade como um todo para a mudança, leitura de mundo e soberania nacional na nossa produção e socialização das riquezas culturais, sociais e materiais. Aqui retomam os conceitos de transitividade ingênua, crítica e intransitividade, agora no enfoque da divisão de classes e da desmobilização sofrida entre as classes trabalhadoras em seus diferentes níveis. Comenta-se sobre o esvaziamento e negação cultural que está presente na educação destinada às classes populares e o alerta do quanto isso beneficia uma elite em detrimento do desenvolvimento social brasileiro.

O último capítulo, o 4, além de trazer as raízes da metodologia adotada por Freire em seu percurso, também trata de exemplos sobre a aplicação da alfabetização nas perspectivas libertadoras de educação. A importância dos temas geradores, as fichas de descoberta e a interação com a política do ato de educar.

Este livro é maravilhoso, espero que chegue para muitos leitos entusiastas de uma sociedade criticamente pensante e atuante!

Leonardo798 28/07/2023

Essencial para os pedagogos.
Este livro é uma obra indispensável para refletirmos a educação brasileira em muitos aspectos. Primeiramente, devemos colocar o homem como ser atuante nos processos históricos e econômicos e não como mero ser observador, engessado em sua existência. Para Paulo Freire, o Brasil (diga-se, a elite brasileira) nunca pôs o pobre em seu planejamento, e por isso, é subdesenvolvido. O medo de que os menos favorecidos economicamente tenham acesso ao senso crítico não permite que as elites democratizem a educação. Para a altas classes, o acesso ao voto só deve ser permitido para quem é letrado. Mas isso se faz uma contradição, pois quem exclui os pobres da educação é a própria elite. Portanto, o Brasil passaria a ser uma democracia parcial, pois excluiria parte de seu povo.
Este livro deve ser visitado de tempos em tempos, pois é uma obra que abre a mente de todos os pedagogos no sentido da democratização do saber.

Aline.Armond 12/06/2023

Importante
Esse livro é um pouco mais complexo do que outro que li de Paulo Freire, mas o conteúdo é mt importante. Isso pq é aqui que ele vai explicar como funcionou seu método de alfabetização. Necessário não apenas para profissionais da educação, mas pra todos que pensam uma sociedade com mais participação popular.

Nath 08/03/2023

Educação como Prática da Liberdade
Uma riqueza muito grande enquanto educadora em formação poder ler esse livro. Freire é atemporal ao explanar como a educação é algo que molda a sociedade em que vivemos, por isso é essencial que saibamos se estamos projetando ela para tornar pessoas tecnicistas, analfabetas funcionais e sem nenhum senso crítico ou lutando para fazer o contrário: cidadãos. Leitura obrigatória para todos da educação.

Arylkitty 15/01/2023

Autor mais que essencial
Sou estudante de Pedagogia e é impossível passar pela graduação sem ler Paulo Freire. Essa foi minha primeira obra dele, e agora é posso compreender o peso desse nome para a educação brasileira. Traz á tona as raízes problemáticas do nosso país, nossas origens fundadas de passividade que refletem até hoje no nosso modo de vida e, principalmente, na educação. Entender o funcionamento da nossa sociedade se faz necessário pra compreender a proposta metodológica de Freire, que além de alfabetizar, buscava politizar o povo.
Leitura mais que necessária pra qualquer estudante da área, é minha primeira de muitas!!

Weslley 08/12/2022

Incrível
Não há muito o que se falar de Paulo Freire que já não tenha sido dito. Livro sensacional, uma primeira experiência ótima. Vale a pena dedicar um tempo e mergulhar nessa leitura.

Matheus 26/10/2022

Educação como prática de liberdade e cultura
O livro trata sobre a educação como prática política para efetivação da liberdade. Liberdade que busca a criticidade e reflexão sobre a condição social dos sujeitos em processo de alfabetização, em que a cultura exerce papel fundamental nas relações tecidas em contexto educativo. Desse modo, a partir de um discurso dialógico, o autor tece reflexões conceituais e métodos de alfabetização, baseado em palavras geradores encontradas a partir de investigação socioantropológica. A obra é uma leitura fundamental para a área de Pedagogia e outros interessados a alfabetização na perspectiva freireana.

Fabricio.Macedo 24/01/2022

Os livros do Paulo Freire têm que ser relidos sempre. Eles deixam esse convite. Não posso deixar de registrar minha admiração por esse saber profético do Paulo Freire. Neste livro é possível ver a atual educação brasileira. Só para dar um exemplo, observem o quanto a venda de cartilhas e livros de caligrafia cresceu nos últimos 5 anos? Um retorno ao mecanicismo, ao tecnicismo e menos pensar, refletir... menos agir. Enfim, eis a Nação brasileira em seus momentos de transição. Continuamos em tempos de luta por uma EDUCAÇÃO para a LIBERDADE!

trice 16/01/2022

Conhecimento é poder.
Conhecimento é poder!
Educação é liberdade!
E Paulo Freire? me inspirou!
Essa foi minha primeira leitura pedagógica e eu amo como essa leitura foi fluída, simples, de fácil compreensão e contextualizada.
Ansiosa para terminar outros livros desse incrível autor.

Celina 31/12/2021

Educar para entender
Educar com o intuito de ensinar a pensar criticamente, que livro perfeito.
Obrigada, Mestre Freire por nos guiar nesse caminho!
Livro perfeito para quem quer mais saber a importância da educação para a sociedade.

Jão louiz 08/09/2021

Livro fantástico, Paulo Freire abre a cabeça do leitor e aponta uma técnica inovadora, que não só educa como letra uma cidade inteira de analfabetos. Que seus ensinamentos sejam postos em prática o mais rápido possível !