Tony & Susan

Tony & Susan Austin Wright

Resenhas - Tony & Susan

MM 02/03/2019

Experiência interessante.
Algumas vezes, adaptações de livros para o cinema podem surpreender... Positivamente; é o caso de: "Animais noturnos", uma dessas boas surpresas, em minha opinião. Assisti ao filme antes de ler o livro e, confesso, gostei demais da versão cinematográfica. Não, pura e simplesmente, por se tratar de uma experiência audiovisual e, sim, pela forma como a história foi adaptada, roteirizada. São histórias semelhantes no contexto, mas, com personagens bem diferentes em suas versões. "Tony & Susan", não me decepcionou, pelo contrário; porém, o filme mexeu mais comigo, achei a adaptação da história muito mais tensa, angustiante, ágil, mais pungente. Com a leitura do livro tive que fazer o caminho oposto; redesenhar os personagens para adaptá-los ao roteiro do filme. Uma experiência bem interessante. Posso concluir que gostei de ambas, cada uma com o seu devido valor, mas, se tivesse que escolher a minha preferida, fico com a adaptação para o cinema.

Ariel 06/10/2018

O quão longe você está disposto a ir por uma vingança?
Tony e Susan definitivamente não é o melhor livro para se esperar um belo e feliz final.
É do tipo que vai te afundar nos pensamentos tristes e cruéis das mentes das personagens. Ele segue a linha de tempo entre duas personagens distintas em que as histórias contadas, mesmo que extremamente diferentes, se convergem e misturam. A impotência, o medo, a raiva, a confusão. São todos expostos ao leitor e vai lançando - história e leitor - para o fosso e, ao fim, você se encontra assim como as personagens. Questionando a si mesmo e as atitudes daqueles ao seu redor Questionando as relações que possui com as pessoas ao redor e, de certa forma, lhe alertando sobre o quão bem essas relações faz à você e aos outros. Tony e Susan deveria ser lido por mais pessoas.
Austin Wright deveria ser conhecido por muitos.

@bibliotecadaana 24/06/2018

Não funcionou pra mim.
"Tony Hastings notou a caverna onde sua esperança costumava ficar, fria, vazia, despojada, um vácuo de futuro, como se aqueles homens o tivessem ajudando a procurar algo que já não existia." _
Eu sempre tive a curiosidade de ler esse livro, mas tudo o que eu pensei que ele fosse, ele acabou não sendo.
_
Susan é casada tem três filhos e uma vida confortável, mas é surpreendida quando recebe o manuscrito de um livro do seu ex marido Edward.
Após pensar muito se leria ou não, pois o fim do casamento não foi muito amigável, e ela não sabe se quer voltar a pensar nisso, decide por fim ler.
A parti daí vamos acompanhar pensamentos de Susan sobre seu passado com Edward, seu presente com seu atual marido e filhos, e também a vida e pensamentos do personagem principal do manuscrito, Tony.
A história do manuscrito, é sobre Tony, um homem feliz que decide viajar à praia com sua mulher e sua única filha, mas no meio da viagem, acontece uma tragédia que vai mudar a vida de Tony,que fará ele repensar sua vida, e seus conceitos. E que também levará Susan a rever os seus.
_
? Parece confuso pra você? Pois pra mim foi.
Apesar do livro ser separado por partes, era muito difícil saber quando Susan estava pensando ou falando, era difícil se apegar a um tempo, fosse ele passado ou presente, pois era tudo muito misturado e confuso.
Sem contar que Tanto Susan quanto Tony, me pareceram personagens apáticos, e que não são capazes de decidir por si só.
O livro se tornou cansativo, e eu sofria só de pensar em voltar a leitura.
_
Mas como sempre digo, leia e tire suas próprias conclusões.

Karine.Campos 08/05/2018

Assim que terminei de assistir a Animais Noturnos, eu soube que precisava ler Tony & Susan. O filme é muito visceral e eu precisava entender melhor aquela história.
De cara me encantei com proposta do autor de ter um livro dentro de outro livro, mas ao avançar na leitura o objetivo disso não ficou tão claro. A história do Tony tendo sua vida transformada em uma única noite é maravilhosa, mas não consegui sentir uma conexão entre seu personagem e a leitora Susan.
Durante toda a leitura o autor dá a entender que a história do Tony, seus anseios, medos e angústias, têm uma relação direta com a vida de Susan, mas, ao concluir o livro, não consegui entender por que a história dele causava tanta angústia a ela.
Contudo, o livro é muito bem-escrito, os personagens são profundos, sentimos a dor de Tony quando perde sua família e a raiva (até dele mesmo). Sentimos o incômodo de Susan durante toda a leitura de Animais Noturnos (o nome do livro). Os sentimentos dos personagens são tão profundos que, por diversas vezes, tive que parar a leitura para poder respirar, mas a falta de conexão entre Tony e Susan deixou um gostinho de decepção.
Apesar disso, recomendo a leitura. Talvez em outro momento eu consiga ler novamente o livro e ter a resposta que esperei durante todas as suas 354 páginas.

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura
LivMessias 21/05/2018minha estante
Ótima resenha, apesar do "gostinho de decepção".

Nathalia.Martins 11/04/2018

Ainda no aguardo...
Estou esperando chegar ainda o momento principal do livro, o clímax... faz tempo que não leio um livro ruim assim. Ele tem seus bons momentos, não posso negar. O autor também escreve bem, no entanto é uma história muito subjetiva, um pouco até sem pé nem cabeça. Isso para não falar do final patético. Enfim, sou defensora de que todo livro deve ser lido, mas este certamente não agradará a todo leitor.

Keyth 08/04/2018

Pense em um livro confuso...
É um livro que narra a história de outro livro. Extremamente confuso, quando tu pensa que vai entender algo, não entende. Quando pensa que vai acontecer algo que te faça entender, não acontece. Muitas interrogações na cabeça, em alguns momentos a história do livro se confunde com a história do livro que o livro conta.
Ta vendo?? É ruim até de explicar...se vc entendeu leia, caso não tenha entendido..não recomendo. #Infelizmente
OBS: já ouvi falar bem do filme. O nome do filme é "Animais noturnos", esse nome é o nome do livro que o livro conta.
Não sei se ajudei kkkkkkk é isso.

Isadora 28/01/2018

Um mergulho nos medos
Após 20 anos sem receber notícias do ex-marido, Susan recebe o manuscrito do romance escrito por ele. Sem muitas explicações, Edward pede que ela o leia, justificando que Susan sempre foi a melhor crítica. Ao conhecer a obra intitulada “Animais Noturnos”, Susan embarca em uma história de tragédia e vingança. Durante a leitura, ela revive o passado e lembra de emoções guardadas que não desejava rever.

É isso mesmo: há um livro dentro de um outro livro. Austin Wright nos presenteia com essa bela visita aos sentimentos obscuros que revelam a linha tênue entre o amor e o ódio. O livro do ex-marido de Susan narra a triste trajetória de Tony Hastings, professor de uma universidade que conhece o pior pesadelo em certa noite numa estrada, a caminho do local onde passaria as férias com a esposa e a filha.

Em “Tony & Susan”, o leitor acompanha a leitura feita por Susan de “Animais Noturnos”. Entre os capítulos, é contada aos poucos a história conturbada de Susan, Edward e Arnold – segundo e atual marido da protagonista. Ao avançar nos caminhos perigosos de Tony – protagonista do livro de Edward – Susan revê os próprios sentimentos.

“Tony e Susan” é uma obra instigante e apavorante, que desperta angústia e medo em Susan e no leitor desacostumado com histórias assim. Wright acerta na trama que se desenrola a partir da leitura de uma outra obra: é interessante compartilhar emoções com Susan e até mesmo discordar das interpretações – muito humanas – da protagonista.

“Animais Noturnos”, portanto, é um livro para leitores de estômagos fortes. Apesar da história de Susan e Edward ser comum, a de Tony é regada de violência e anarquia. Um dos pontos fortes de “Tony & Susan” é a tentativa de Susan de descobrir em quem o ex-marido se tornou e se, de alguma forma, a construção do personagem Tony e a trajetória dele têm algo a ver com ela ou com o que ela causou a Edward no passado.

"De novo Susan descobre em sua mente a varanda cercada por uma tela, a varanda da casa no Maine, a trilha e a escadinha de pedra perto do abrigo onde ficava a canoa, o pequeno cais com um resplendor de espelho à tarde, visto entre árvores. Morrendo, como sua mãe e seu pai. Como Bobby Andes. Como seu ciúme. Como a escrita de Edward. Como este livro". *Tony & Susan, p. 304

Mesmo sem Edward, em si, aparecer no enredo, é possível conhecer a personalidade do ex-marido de Susan a partir das lembranças dela. Se o autor de “Animais Noturnos” tivesse aparecido durante a leitura, talvez a obra perdesse essa impessoalidade que possui, afetando assim a crítica da protagonista e do próprio leitor.

A história em “Tony & Susan” é contada em terceira pessoa, por um narrador onisciente. A trama é pouco fluida: é preciso esforço para relacionar e, ao mesmo tempo, separar as histórias dentro da obra. A relação temporal do livro é truncada, já que a narrativa se passa no presente, mas visita o passado para revelar traços dos relacionamentos de Susan.
Esse livro de Austin Wright tem uma divisão incomum. Ele é dividido em “antes” e “depois”, três sessões de leituras e dois interlúdios. Os capítulos estão colocados dentro dessas divisões.

Austin Wright nasceu no estado de New York, em 1922. Apesar de ter se formado em geologia, ele foi mestre e Ph.D em literatura pela Universidade de Chicago. Se aposentou em 1993, após lecionar literatura por 23 anos na Universidade de Cincinnati. Além de “Tony & Susan”, ele escreveu outros seis romances e outras obras de não ficção. Wright morreu em 2003, com 80 anos.

Certamente, “Tony & Susan” é uma obra que agradará vários públicos, principalmente os amantes de romances urbanos ou naturalistas. A obra, sobretudo, reflete sobre as dificuldades e angústias de escritores. Para os leitores que gostam de um desafio, essa obra deve preencher o tempo livre de uma forma agradável.

Além de conferir a obra original, o leitor pode conhecer a adaptação para o cinema: intitulado "Animais Noturnos", o filme foi lançado em 2016 e tem como protagonistas Amy Adams e Jake Gyllenhaal, como Susan e Tony, respectivamente.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2017/05/resenha-tony-susan-austin-wright.html

Alessandra 16/01/2018

Uma Surpresa!!!!
Comecei a ler sem esperar nada... E não consegui mais soltar!!!!
Suspense, uma pitada de terror, tudo isso escrito de uma maneira muito inteligente! Adorei!!!

Sarah 23/12/2017

Decepcionante
Um sentimento que resume essa leitura é decepção, e também estou decepcionada por ter ficado decepcionada. Esse era um livro que eu esperava muito ler, expectativas demais, provavelmente foi esse o problema. Já tinha assistido alguns trechos do filme o que só fez com que eu ficasse mais animada pelo livro, mas, ou os dois são muito diferentes ou eu entendi tudo errado, porque esperava por algo completamente diferente.
Embora o livro seja muito bem escrito, a leitura não fluiu muito bem para mim, ela foi bem arrastada em varios momentos, não tinha muita motivação pra continuar, nos poucos momentos em que ficava animada, rapidamente já não estava mais.
A ideia de uma história dentro da outra é muito boa, a forma como ele trata o processo de leitura de Susan é interessante, mas, da mesma forma como Susan fala sobre o livro de Edward, não sei se todas as questões levantadas foram respondidas e, diferente dela, isso importa pra mim.
Pra mim, a questão central do livro foi a vida de Susan e como ela acabou se tornando uma mulher submissa ao marido de forma quase automática por mais que ela não quisesse bem isso, o que é uma questão bem interessante.
Mas foi uma leitura muito decepcionante, e acredito que não tenha sido só pelo excesso de expectativa.
Túlio 15/01/2018minha estante
Oi Sarah! Tava dando uma olhada nas resenhas desse livro. Entendi como você encara a história. Normal. Cada um interpreta de uma determinada forma... Não há unânimidade. Normal. Eu tbm quando li pela primeira vez fiquei super abalado. Achei o livro até "forte" em alguns trechos. Mas então reli mais duas vezes. É um grande livro, na minha humilde opinião. De forma geral não há salvação. Não há consolo. Nem mesmo para a "história dentro da história". Acho que isso é a impressão principal que o autor deseja transmitir. Impotência, falta de força perante a injustiça. E assim por diante... O que também se aplica a alguns tipos de relação/casamento, não acha? Para alguns é praticamente uma "luta". Enfim... Acho que vale uma releitura. Os diálogos são o ponto alto. São coloquiais... É de arrepiar o "Chefe? Chefe?..."

Ca Agulhari @literario_universo 20/12/2017

Odiei.
Premissa legal. Livro sem pé nem cabeça. Não tem sentido nenhum, você chega ao final e fica tipo "ué?" e sentindo que perdeu um tempo enorme da sua vida. Tá esperando uma história brilhante? Não vai achar. E ah, o manuscrito precisa melhorar MUITO, precisa de muita revisão. Edward não é tudo que ele achava como escritor. Susan estava certa.

Maria Clara 11/11/2017

Susan Morrow, a protagonista de "Tony & Susan", do norteamericano Austin Wright, tem uma vida tranquila. Dedicada a cuidar da família e da casa, ela vive com os três filhos e o marido e não tem muitas emoções além da rotina doméstica. Isso muda, porém, ao receber uma encomenda do ex-marido: escritor, Edward lhe envia a primeira versão de um livro e pede que ela o leia.

A partir daí, Susan começa a dedicar suas noites à leitura do romance "Animais Noturnos". A obra de Edward conta a história de Tony Hastings, um homem que vê a esposa e a filha serem sequestradas durante uma viagem de férias. Sem conseguir defendê-las, ele passa o resto da vida tentando lidar com a violência que a família sofreu nas mãos dos bandidos que encontrou na estrada.

Enquanto Susan acompanha a história de Tony, ela relembra seu relacionamento com Edward – desde a adolescência, quando se conheceram, até os acontecimentos que culminaram com o divórcio. Incomodada por ter recebido o livro, ela continua a leitura por pressentir um objetivo oculto: ela acredita que Edward tinha algum tipo de recado para passar a ela por meio do romance.

"Tony & Susan" oferece uma narrativa dentro de outra: o leitor não só lê a história de Susan, como também lê a história de Tony enquanto ela é lida por Susan. Ao mesmo tempo em que acompanhamos as desventuras do homem que sofre por se afastar da família e as reflexões de uma mulher sobre seu primeiro casamento, acompanhamos a opinião e as reações desta mulher ao livro que lemos com ela.

O resultado é quase um exercício de metalinguagem: o leitor se percebe analisando a própria condição de leitor, já que todos os acontecimentos do romance são provenientes das sessões de leitura de Susan. Isso é melhor demonstrado nos trechos de maior violência ou impacto de "Animais Noturnos": logo que uma novidade no enredo criado por Edward desperta uma reação no leitor, a mesma é anunciada por Susan, que reflete sobre o livro do ex-marido a cada novo capítulo.

Embora essa seja uma característica interessante de "Tony & Susan" – e, talvez, seu ponto alto –, o livro possui ritmo lento e a condução da história principal se torna um pouco monótona. A trama protagonizada por Tony oferece boas oportunidades de pensar sobre a coragem de defender aqueles a quem se ama e o ponto em que justiça e vingança se confundem. O enredo que acompanha Susan, porém, parece carecer de mais informações. Ela sente que está deixando algo passar enquanto lê o livro de Edward, e isso faz com que ela – e o leitor – entrem em um estado de incômodo contínuo.

Publicado em 1993, "Tony & Susan" chegou aos cinemas em janeiro de 2017, com o nome "Animais noturnos". Dirigida por Tom Ford, a adaptação é estrelada por Amy Adams e Jake Gyllenhaal e foi indicado ao Oscar em oito categorias: melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, edição, design de produção, edição de som e mixagem de som.

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2017/02/resenha-tony-susan.html

Cyn | @booksdacyn 03/11/2017

Vamos ao filme...
Ganhei esse livro ano passado, já havia lido algumas resenhas por alto e verificado algumas avaliações. Recentemente um amigo me indicou o filme "Animais Noturnos" e quando descobri que era originado pelo livro fiquei empolgada.

Quando Susan começa embarcar na estória do Tony comecei a me empolgar pelo caminho trilhado, depois ao desenrolar fui percebendo que os personagens não tinham nenhuma personalidade que me prendiam. O Tony apesar da situação pela qual passou e os outros personagens do livro escrito pelo Edward não tiveram nenhum atrativo.
A estória e os pensamentos da Susan se confundem aos do personagem do livro.

Sinceramente, achei um livro cansativo e que perdeu a linha no decorrer, esperava mais principalmente pelo início tão trágico.

Agora esperarei alguns dias para poder assistir ao filme sem comparar. Creio que em película será muito mais interessante.

site: http://instagram.com/books_dabethy

GeL 06/10/2017

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Tony e Susan foi um livro que comprei na bienal de 2013 ou 2015 numa promoção bem boa e acabei deixando o tempo passar sem ler, recentemente ele foi o escolhido para a leitura do mês das GeLs e fui com bastante sede ao livro porque esperava um suspense grandioso rsrs.

Tudo estava indo muito bem, história fluindo, narrativa sagaz e inteligente. Eu sentia que o livro ia em um crescente e me preparava para um desfecho no mínimo digno! E, bom...

O livro conta a história de Susan, uma professora universitária casada com um médico e mãe de três filhos. Ela vive uma vida normal e no mínimo monótona, um dia ela recebe o manuscrito do livro de seu primeiro marido com uma nota da atual esposa dele pedindo que ela leia e faça comentários, pois Edward, seu primeiro marido, valorizava muito a opinião dela.

Os dias passam e Susan esquece do manuscrito, até descobrir que Edward estaria na cidade e que ele provavelmente iria querer conversar sobre o livro pessoalmente, nossa protagonista então se debruça sobre o livro e começa a conhecer a história de Tony em Animais Noturnos.

Ao longo da leitura de Animais Noturnos, Susan faz diversas reflexões sobre sua vida, seu relacionamento com o atual marido, como seu casamento com Edward chegou ao fim e o que a levou a ser a pessoa que é. Eu gostei disso, achei interessante e a história do passado da Susan me deixava muito curiosa, mas o que me ganhou nela foram as análises e comentários sobre Animais Noturnos. A cada pausa na leitura, Susan media a escrita de Edward, suas decisões e o que aquilo dizia sobre o homem com quem um dia ela foi casada. Adorei isso!

Sobre Animais Noturnos, eu achei um livro genial! Tony está viajando com sua esposa e filha para o chalé da família, quando uma tragédia se abate sobre eles. A personagem Tony começa como um homem correto, que segue a justiça, um professor que jamais imaginaria que algo de ruim pudesse acontecer com ele, até que acontece e isso o transforma. Não quero entrar em detalhes para não ter spoilers aqui, mas eu gostei demais da história do começo ao fim.

Aí voltamos para Tony e Susan e o meu desagrado... Eu esperava muito mais, eu sentia a cada página virada a sensação de que algo grande aconteceria e ao final, puft! Nada! Aí me perguntei “será que entendi ou esse livro é muito pretensioso?” ou pior ainda, será que eu esperava demais de uma obra que tinha outra proposta? Sinceramente ainda não tenho respostas para essas perguntas, mas a leitura foi muito prazerosa e fica aqui a minha indicação.

Mas fica a dica, não espere muito do livro...

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/09/resenha-201-tony-e-susan.html

Barbara Lima 06/10/2017

Esperava mais...

Mas fica a dica, não espere muito do livro...