Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Bruno236 26/02/2024

Uma história emocionante sobre fuga e comunidade
O ser humano é um ser social.
Sobrevivemos construindo comunidades. Construindo uma rede de compartilhamento de idioma, símbolos, histórias, heróis, cultura.

Na modernidade o homem criou os estados-nações, no qual as comunidades habitam.

O livro Meninos sem Pátria, é um relato sobre a brutalidade que é ser afastado da sua nação.

Ricardo, Marcos e seus país são obrigados a fugir do Brasil por razões políticas.

O livro é uma obra infantojuvenil para apresentar o que foi a DITADURA de 1964.

Alex.Starick 04/02/2024

História escrita de forma simples e envolvente retratando a trajetóriae as dificuldades de Marcão e sua família que vivem exilados, apesar de simples o autor aborda temas importantes como perseguição política, os horrores da ditadura e a vida dos exilados através dessa história adolescente, classico da coleção vaga-lume ainda vale muito a leitura!

Raquel 07/01/2024

Dei cinco estrelas por causa da memória afetiva. E será assim com quase todos os livros da Coleção Vaga-lume que eu ler esse ano (minha meta é reler todos os livros da adolescência)

Gosto do jeito que o autor tratou os terríveis anos da Ditadura Militar no Brasil e América do Sul. E deu uma pincelada na vida dos exilados políticos e as consequências para suas famílias. Recomendo a (re)leitura.

- cris ! 12/12/2023

Reflexão maravilhosa trazida de maneira divertida de se ler
"Meninos sem Pátria" trás uma reflexão sobre exilados e refugiados, cujas dificuldades não se concentram apenas na saída de seu lar, mas também na vivência em seu novo lugar.

Nosso protagonista é filho mais velho de um jornalista, que continuava lutando pela verdade no Regime Militar Brasileiro. O livro acompanha não só a família, mas o amadurecimento do jovem e as dificuldades que enfrenta, principalmente sociais.

Adorei o livro, achei muito divertido de ler, apesar do conteúdo não ser lá "divertido", mas "triste". É loucura pensar que essas situações no nosso país não são tão antigas assim, e a pouco tempo várias pessoas passaram por dificuldades parecidas. E pior: passam ainda hoje, em todos os lugares do mundo.

Recomendo muito a leitura, vale a pena

Juliane4 03/12/2023

Meninos Sem Pátria não apenas proporciona uma narrativa envolvente, mas também busca transmitir uma mensagem sobre a importância da liberdade e dos direitos humanos.

Raphaella.Arruda 28/09/2023

Meninos sem pátria
Esse é um livro que geralmente eu não gosto, por ser um livro recomendado pela escola, mas a história é extremamente importante, além de ser atemporal(na minha opinião). Gostei! Recomendo só se você já tiver maturidade para entender esse assunto. Muito bom!

Tatasilva01 13/09/2023

Meninos sem prática
O livro retrata de uma forma compreensiva o que os exilados viveram no período de Ditadura militar no Brasil . Mostrando não só os problemas e dificuldades ,mas também o amor e amizade.

William LGZ 10/08/2023

Ótimo enredo com um final maravilhoso
Uma emocionante história baseada em acontecimentos reais que muito me surpreendeu por ter uma pegada diferente dos outros livros da coleção vagalume, trazendo um maior drama e personagens bem mais aprofundados do que de costume.

Mesmo tendo certos trechos que foram desinteressantes para mim, as reflexões atiçadas pela leitura e sua perfeita conclusão me agradaram demais. Recomendo sem pensar duas vezes pois vale total a pena!

Laura2393 03/07/2023

Ok
Um Dos livros da literatura brasileira que eu mais gosto, virou um livro de conforto para mim adoro?

Gui Silva Oliveira 01/07/2023

Meninos sem Pátria...
Meninos sem Pátria é um ótimo livro para entendermos o que os exilados viveram durante a Ditadura Militar: medo, angústia e a incerteza sobre a volta para o seu país.
O livro consegue nos fazer ter empatia por essas pessoas e nos faz entender a dor e sofrimento que elas tiveram que conviver enquanto fugiam para diversos países em busca da paz.

OtAvio129 11/06/2023

!!
O livro é muito legal! Consegue explicar um acontecimento do Brasil (a ditadura), com um enredo!!!!

fefe62 19/04/2023

Resenha Meninos sem Pátria
Meninos sem pátria é um livro que retrata de forma muito sucinta o que foi e como aconteceu a época de ditadura militar no Brasil. É escrito de uma forma leve e emocionante, não abordando só esse período turbulento, como problemas que uma pessoa que está refugiada e que passou por 3 países pode ter, como o preconceito, mas também o amor.

Henrique 12/01/2023

Meninos sem pátria
Um livro que trata bem a realidade dos exilados durante a ditadura militar, com um não tão bom mas cativante desenvolvimento romântico, na minha opinião,e com um desenvolvimento de personagens tão bom quanto.
Óbvio que o livro não é perfeito e peca em muitas coisas, mas no final acho ele muito bom e encantador, recomendo muito.