Dagon

Dagon H. P. Lovecraft

Resenhas - Dagon

Vinícius 04/05/2024

Um pouco repetitivo
H.P. Lovecraft escreve muito bem, isso ninguém pode discordar, mas quando se trata das criaturas de suas histórias o "indescritivel" vira uma constante... funcionou num primeiro momento, mas depois pareceu preguiça ou dificuldade de descrever. Se não fosse pela playlist de H.P. Lovecraft no Spotify isso teria cortado minha vibe. Quero reler num futuro próximo, mas não me agradou muito apesar de achar seu terror algo único... até para os dias de hoje.

Helder Cavalcante 09/04/2024

Interessante
Está é a minha primeira leitura de Lovecraft. Gostei. Vou ler outros contos. Acho que vou gostar. Tem uma sutileza nos tratos com o irreal.
Adriel69 09/04/2024minha estante
O cara tinha as manhas.

Rodrigo1185 26/03/2024

4 anos mais ou menos pra ler esse livro quando começou a pandemia,perdi o foco,2023 voltei e parei no mesmo dia,aí resolvi ouvir um áudio book parei ?e finalmente hoje terminei

Wiven 30/01/2024

Perfeita e sombria ambientação do H.P. Lovercraft.
Esse foi meu segundo contato com a obra "Dagon", conheci este primeiramente pela plataforma de jogos STEAM, onde fiquei extremamente entretido e curioso quanto o que visualizava ao decorrer do jogo. Ironicamente, agora que li a obra original, posso afirmar que a escrita do Lovercraft consegue ser incrivelmente imersivo tanto quanto a mídia visual! A narração rica em suspense e ao mesmo tempo bem objetiva, juntamente da abundância de detalhes de cenário e paisagem nos faz se projetar no personagem principal e mergulhar de cabeça nas situações desconfortáveis, misteriosas, sujas e arrepiantes. Confesso não ser o maior admirador das obras do autor, porém é inegável o talento que o mesmo tinha e aplicava meticulosamente nos seus ensaios e histórias, e esta em um específico, não fica para trás nesse quesito. "Dagon" tem todos os elementos necessários para compor uma boa obra do Lovecraft, cenários fétidos, estranhos, sombrios, com cultos obscuros e seitas antigas a criaturas e deuses esquecidos, personagens confusos e angustiados e etc...
É uma leitura excelente, recomendo!

Pedro.Oliveira 01/10/2021

Intrigante
O conto é simples. Porém te dá a sensação de querer descobrir mais sobre a cultura envolta do monolito. Recomendo.

Carol 18/07/2021

Disney para adultos
Meus caros amigos leitores, vocês já assistiram A Pequena Sereia?

Sério, enquanto eu fazia a leitura eu só conseguia pensar algo como... Se A Pequena Sereia fosse escrita pelo Eric e ele tivesse mesmo se casado com a Úrsula, o texto seria mais ou menos isso mesmo.

Curto, rápido, imersivo e bem menos problemático que a maioria da escrita de Lovecraft.

Um bom passa tempo se você tem um tempinho livre e curto um terror, ou como melhor categorizado o horror cósmico.

Boa leitura!

Luciano Otaciano 01/10/2020

Livro maravilhoso!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Dagon, uma de suas obras primordiais, é um conto deveras curto – apenas seis páginas -, que conta a estória de um supervisor de carga que, na época da grande guerra, é aprisionado pelas forças alemãs. Por gentileza dos captores, o protagonista consegue fugir, ficando à deriva em alto mar, e utilizando de seu conhecimento de navegação para salvar sua pele. Então, como em um pesadelo, o cenário muda completamente, e um pântano negro e fétido é apresentado.
Partindo dessa premissa Lovecraft cria um conto envolvente e bastante sensorial.
Lovecraft, mesmo que um pouco prolixo, descreve a paisagem com perfeição. Desde a cor do lodo até o cheiro nauseante que paira sobre o ar, nos transporta para o ambiente degradante de sua estória, na visão do pobre homem que se vê atracado num inferno lamacento. Utilizando-se de sua principal artimanha, a falta de detalhes de certos elementos descritivos faz com que o leitor tome conhecimento da magnitude do terror. Afinal, o que é tão assustador a ponto de não poder ser descrito em palavras, em troca de sua saúde mental?
Assim como diversos autores de fantasia (J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, por exemplo), Lovecraft se utiliza de criaturas maravilhosas, tão sinistras quanto intrigantes. Seres mitológicos, deuses de outros universos, divindades terrestres e frutos de magia negra… Toda uma gama que, conto após conto, é inserido ao leitor, além de criar um vínculo com cada estória, unificando as dimensões literárias do autor. Dagon nos introduz ao primeiro ser místico deste vasto universo, nos preparando para o folclore que se ergue de povos antigos, tão antigos quanto o Homem de Neanderthal.
Depois de uma grande revelação, é colocado à prova se todo o ocorrido é real, ou apenas meras alucinações. A psique humana, sendo usada como um elemento chave para a narrativa, é tensa, quase sufocante. Questões são levantadas, a curiosidade cresce, e nota-se que o conto de introdução já nos envolve e puxa para dentro de um abismo sem fim, conhecido como curiosidade. “Seria tudo isso um sonho? Sonhos podem ser tão reais, a ponto de criar feridas tão profundas? O que é real? Posso confiar no que a minha mente cria?” Isto, caro leitor, cabe a você decidir… Se recomendo a obra? Claro que sim! Em resumo, Dagon é um conto muitíssimo bem escrito e elaborado de forma magistral. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Orfeu 03/07/2020

Areias negras...
Genial como sempre!! Dagon, como um dos contos mais famosos do autor, está a grandeza do gênero de horror. Os outros contos do livro não são ruins: principalmente o pântano lunar.

Joseph 14/12/2018

Assustado.
Foi quando a busca pelos presentes de aniversário da minha amiga que, um simpático atendente da livraria chamou minha atenção ao perguntar sobre H.P. Lovecraft, o nome não me era estranho e o mesmo que perguntará trouxe "dagon" para mim. O livro não saia da minha faixa de pensamentos, mesmo tendo outros que poderia ler, eu o abri e comecei a desfrutar daquilo que parecia "explodir minha mente" - palavras do mesmo atendente.

Dagon é uma coletânea com oito contos sombrios, malignos, apavorantes, de arrepiar, eu poderia colocar mais palavras ou simplesmente acresentar um eficaz "etc". Mas não consigo, esse livro é tão mais do que isso. Lovecraft foi simplesmente incrível no que fez com essa obra. Imagino o que as mentes atuais fariam ao encontrar esse ou outros livros do autor. Sem sombra de dúvidas, sentiriam medo, paixão e remorso. O desejo apavorante de querer acabar com ele o mais rápido possivel ao mesmo tempo que saboreá cada palavra que o faz temer ao final e querer evita-lo.

@ale_raposo 11/01/2018

Interessante.
Bem escrito,o conto te prende do início ao fim.

Coruja 31/01/2016

Nada como começar o dia com imagens horripilantes e descrições de fedor de peixe em decomposição. Sério, isso é excelente para abrir o apetite para o café da manhã, Lulu...

Enfim... Em Dagon, Lovecraft condensa vários dos elementos que o tornaram célebre – o terror mais sugerido que descrito, terror esse ligado ao mar e ilhas misteriosas, terror que leva o narrado à loucura. Há aqui o vislumbre de uma sociedade marinha (e devo dizer que a versão lovecraftiana de ‘sereias’ não é nem um pouco sedutora), que cultura alguma criatura ainda mais monstruosa nas abissais profundezas.

A desesperança do narrador alimenta a certeza de que algo está vindo em direção à humanidade e, quando chegar, estaremos ridiculamente despreparados...

Vinicyus B 05/06/2013

Meu primeiro Lovecraft
Demorei -muito- para terminar de ler este livro, foram 5 meses de leitura para conseguir completar a leitura desta coletânea de contos, e tenho impressão de que A Sombra sobre Innsmouth, conto que encerra o livro, foi o que mais me custou a ler. Confesso também que deixava sempre a leitura para o leito de minha cama e sempre era derrotado pelo sono, mas não sei se posso dizer que era o livro que o atraía.
O TERROR EMBOSCADO conto composto de capítulos, o livor inicia com um conto sobre monstros, diferente do que eu oi=uvia falar ser a especialidade de Lovecraft. Nota 3/5
DAGON as lembranças de um náufrago, agora temos o medo psicológico que tanto me prometeram. Nota 4/5
ARTHUR JERMYN perturbador. Nota 5/5
O TEMPLO outra maneira de perturbação. Nota 5/5
O PÂNTANO LUNAR uma história fantástica, me pegou de surpresa 2/5
O INOMINÁVEL um conto sobre o próprio medo. Nota 4/5
O INTRUSO muito divertido, com um plot twist. Nota 4/3
A SOMBRA SOBRE INNSMOUTH da 1º à 3º parte é muito cansativo, o quarto capítulo é de tirar o fôlego, mas o ritmo torna a cair no arremate final. Nota 3/5

A forma de escrever de Lovecraft é muito peculiar com seus textos em primeira pessoa que narram um tema como sendo uma carta ou um diário. no mais, sem comparações injustas, prefiro o terror de Allan Poe, pois em minha experiência -curta- com essa literatura, os textos de Poe me deixaram perturbado, enquanto os de Lovecraft apenas impressionado.
; danie 26/07/2017minha estante
Interessante é que estou na mesma. Terminei de ler o terceiro conto(até agora meu preferido).. na cama. Hahahahah
Gostei de Dagon e não lembro do primeiro, pois faz muitos meses que guardei esse livro e hoje resolvi tirá-lo da estante e retomar a leitura.
Sempre tive vontade de ler Lovecraft, mas me deparei com uma narrativa bem ruim e que não conseguiu me manter presa. Fiquei bem chateada, porém estou dando a chance a essa experiência, já que conversei com uns amigos e eles acabaram concordando que a narrativa do Lovecraft é péssima, apesar de sua originalidade sem igual para época. Continuarei a leitura para conhecer melhor o mundo lovecraftiano e poder tirar minhas conclusões.

; danie 26/07/2017minha estante
Sobre a tua observação do terror não tê-lo assustado, tem que ver que não é um autor recente. Acredito que na época deve ter chocado bastante. Hahaha

AleixoItalo 26/07/2010

Howard Phillips Lovecraft, é um dos maiores escritores da Literatura clássica de horror, e acabou influenciando vários nomes da literatura como : Stephen King, Robert E. Howard, Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, entre outros, sendo ele próprio influenciado por um dos pais da literatura gótica: Edgar Allan Poe. Lovecraft criou um estilo próprio de literatura: goticismo misturado com ficção científica, tudo isso ambientado numa mitologia criada por ele próprio, conhecida como os Mitos de Cthullu.
Uma constante na obra de Lovecraft, é o horror inonimável: criaturas tão horrendas e grotescas, que não podem ser descritas com palavras; e a loucura: quase todos os protagonistas das histórias, se encontram em estado de loucura iminente, a um passo da perdição. Lovecraft conseguiu dessa forma cravar seu nome na história da literatura, de onde não deve sair nunca mais.
A mitologia de Craftiniana, prega que a Terra foi habitada a milhares de anos, por criaturas conhecidas como Os Antigos, que foram embora da Terra, mas devem voltar em breve para retomar seu lugar, e já se acham presentes entre nós. Em Dagon, encontramos 8 contos, que se baseiam nisso, e apresentam uma outra raça presente no mundo: Os Profundos, uma raça humanóide anfíbia, que mora sob as águas do oceano, e vivem alheios a presença dos Antigos, seu principal deus é Dagon, mas sobre ele não se sabe muita coisa.

O Medo à Espreita
Conta a história, de uma espécie de demônio que é invocado sempre pelos sons dos relâmpagos.
Dagon
Narra o encontro de um marinheiro, com o Deus Dagon.
Arthur Jermyn
Sobre um historiador, que sempre escutou as histórias de seu avô, sobre uma tribo simiesca perdida no interior do Congo, e enlouquece depois que recebe um caixão com um conteúdo peculiar.
O Templo
A Narrativa sobre um submarino, que tem contato com a possível Atlântida submersa. O único sobrevivente, começa a ter vislumbres de luzes, e vozes, e começa a ser atraído pelas ruínas.
O Pântano Lunar
Conta a história de um fidalgo que compra uma mansão as beiras de um pântano, e resolve drena-lo. Mas o pântano, parece ser habitado por uma raça anfíbia adoradora da lua.
O Inonimável
Conta a história de dois amigos escritores, que conversam sobre horrores na presença de uma lápide singular. Um cético, e outro que jura que já teve contato com uma coisa bizarra, e promete provar para o amigo.
O Intruso
O protagonista narra sua vida solitária, e sozinha no mundo, descrevendo o seu primeiro contato com a humanidade e com o horror existente no mundo.
A Sombra sobre Innsmouth
O mais longo dos contos do livro. A narrativa, de como uma cidade normal, foi transformada, em algo sinistro e sombrio, depois do contato de seu povo, com uma raça submarina.
cid 01/05/2013minha estante
Gostei muito de conhecer os oitos contos desse livro. Ótima resenha

SERGIO 04/12/2015minha estante
Já estou com medo de ler

Raphael 16/02/2010

Contos reunidos e seus nomes originais.
O Medo a Espreita (The lurking fear)
Dagon (Dagon)
Arthur Jeremy (Arthur Jermyn)
O Templo (The Temple)
O Pantono Luar (The moon-bog)
O Inominável (The Unnamable)
O Intruso (The Outsider)
A Sombra sobre Innsmouth(The shadow over Innsmouth)