O Reino de Mira

O Reino de Mira Mateus Lins

Resenhas - O Reino de Mira

Kaká 02/07/2023

Clichêzasso
Sinceramente a história poderia ser mais desenvolvida, mas ela é literalmente o clichê do clichê. Talvez porque ele tenha uma vibe mais de história infantil; talvez não tenha sido uma leitura para mim, agora. Se eu tivesse lido este livro quando criança iria amar, mas agora, não. O autor perdeu diversas oportunidades de desenvolver temas interessantes (superproteção dos pais da protagonista ou até mesmo ampliar a mensagem de busca insaciável de poder por parte da vilã da história), mas tudo bem. Razoável, eu diria.

Jacque 22/07/2020

Ótimo para quem está iniciando
É uma ótima historia e diria ate bem infantil. Eu acho uma ótima indicação para instigar crianças e pré-adolescentes a ler, se eu tivesse pegado esse livro quando era mais jovem com certeza ele me encantaria muito mais. Hoje em dia não faz muito meu estilo e achei bem clichê, mas como disse, é otimo para quem está iniciando, bem leve

Willa 09/06/2015

O Reino de Mira
Conheci o reino de mira no podcast O Drone Saltitante, do Igor e da Diana. Na ocasião, eles entrevistavam o próprio autor, Mateus Lins. Mesmo antes de ler a obra, ouvir de um jovem escritor que conseguira publicar sua obra de fantasia no brasil com apenas 16 anos, já é motivo de admiração e esperança num mercado literário que ainda engatinha na publicação de fantasia e ficção de autores nacionais.

Comprei no mesmo instante a obra e me deparei com uma historia simples e muito bem escrita. Já estou grandinho para histórias de princesas e bruxas, bem sei. Mas quando se escreve, você lê muito mais que a obra.

A narrativa é bem contemporânea, o que por um lado dialoga com os novos leitores, e por outro nos tira do clima fantástico, principalmente quando o autor usa de analogias pra nos aproximar da situação das personagens.

Somos apresentados a Mira, uma princesa que vive enclausurada em seu castelo e que encontra em Pedro - plebeu filho dum servidor do castelo - uma amizade sincera.
As coisas começam a mudar quando Elen, uma estrangeira, torna-se sua tutora. Com o tempo, a mulher se mostra como a verdadeira vilã da história, lançando a pobre menina mais seu fiel amigo, numa incrível jornada e, busca duma solução para salvar seu reino. Mais interessante que essa jornada é o desenrolar da relação entre Pedro e Mira, que nos leva a nostalgia do fim da infância.

site: http://www.willa.com.br/2015/06/O-reino-de-mira.html

Rogerio 17/02/2014

Um novo conto de fadas...
Como a frase acima já sugere, O Reino de Mira é realmente um conto de fadas com direito à princesa, reinos, seres mágicos, bruxa má e o famoso "Era uma vez". Devo confessar que inicialmente fiquei com o pé atrás, mas com o decorrer da leitura me deixei envolver pelos acontecimentos e me diverti, sim, no entanto eu esperava mais.

Mira é uma princesa de 9 anos que vivia "encastelada", a garota não poderia infringir os limites do castelo em hipótese alguma, mas essa proibição acabava por fazer a garota ter uma grande curiosidade de saber como era o mundo do lado de fora, como as pessoas viviam, e essas necessidades eram, de certa forma, supridas pela sua amizade com o garotinho Pedro, filho do homem que cuidava do transporte do lixo. Pedro sempre conseguia entrar no Reino com o pai o que ajudou-o a desenvolver uma forte relação com a Princesa Mira.

Como uma princesa, Mira precisava de um conselheiro, cargo que era ocupado por Chris. Um certo dia os Reis recebem uma mulher chamada Elen e anunciam que ela seria a nova Conselheira Real da princesa, o que deixa a menina desconfortável.

Elen logo conquistou todos no Reino, entretanto ela não conseguia convencer a jovem princesa de que era uma boa pessoa e Mira sentia que havia algo de errado.

Mira estava certa e com o passar do tempo, a história dá um salto de cerca de 7 anos, e todos descobrem que Elen é uma verdadeira bruxa com um plano macabro de dominar o Reino... Elen se rebela e se mostra sedenta para deter todo o poder que conseguir.

Em um momento de sorte Mira escapa das "garras" da Bruxa e recorre, fora do Reino, ao seu amigo Pedro. Juntos, os dois seguirão uma jornada perigosa e cheia de aventura pela Floresta dos Quatro Ventos em busca de uma forma de enfrentar a poderosa Bruxa Elen.

site: http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-reino-de-mira.html

silvanasartori 03/02/2014

‘’Um imenso castelo, pertencente à família real, ficava centralizado em meio às demais construções. Dotado de um luxo glamoroso mostrava-se, de forma inquestionável, a melhor moradia da região. Um muro enorme o envolvia, separando os seus grandiosos e encantadores jardins do restante do reino’’

‘’Lucas e Elisabeth eram adorados por seus súditos, considerados um casal soberanamente perfeito para administrar o reino, e ambos tinham uma única filha, linda e encantadora’’

Em um enorme castelo vivia uma linda princesa chamada Mira que desde muito cedo já tinha suas responsabilidades, pois um dia ela ocuparia o lugar de sua mãe Elisabeth como futura Rainha, e por isso, tinha que se comportar e obedecer aos conselheiros reais, mas acima de tudo, obedecer sempre as ordens de seus pais.
Só que apesar de tudo isso, ela era uma menina muito sonhadora, sempre teve vontade de sair dos muros do castelo para saber como era o mundo do lado de fora, mas ela sabia que somente Pedro, o seu melhor amigo, poderia lhe contar, pois ele sim, poderia lhe descrever exatamente como era o lugar, até porque ele vivia no vilarejo e sempre passava no castelo com o seu pai para recolher o lixo.

‘’Mira sonhava sempre com o que havia do outro lado dos muros do castelo. Havia noites em que ela se pegava olhando a janela, observando o movimento das nuvens encobrir a lua, tentando imaginar como seriam as pessoas, suas vidas, as lojas e também as casas do vilarejo’’

‘’Um pouco de sua curiosidade era satisfeita por seu amigo, Pedro, morador do vilarejo, que nas horas vagas conseguia entrar nos campos do castelo com seu pai, que trabalhava com o transporte do lixo.
Mira e Pedro brincava de tudo quanto podiam’’

Com essa oportunidade, Pedro e Mira sempre passavam muito tempo conversando e brincando. Conheciam-se desde criança, mas os pais de Mira nem tinham conhecimento de sua amizade com Pedro, e por isso, eles se encontravam sempre as escondidas nos jardins do castelo.

Mira nem imaginava que sua vida estava para mudar naquele dia, porque seu pai e sua mãe queriam falar com ela no jantar sobre a moça que seria sua conselheira real.

‘’Ao lado de Elisabeth havia uma mulher, trajando um vestido preto igual aos usados em cerimônias fúnebres, também ocupando um assento. À primeira vista Mira não gostara muito da mulher. Era séria, fria e tinha um aterrorizante olhar que lembrava à princesa os vilões de historinhas infantis’’

O nome de sua conselheira era Elen e que para Mira era apenas uma estranha e sentia que havia algo errado e que não queria de nenhuma forma ter ela como sua conselheira, pois não confiava nela.
Tentou até mesmo convencer os seus pais de que não precisava dela, mas para nada adiantou sua insistência, pois de um jeito ou de outro, ela teria que aceitar e sem reclamar.

‘’- Mira, Elen vai ser sua conselheira, e isso é tudo! – a rainha falou como um ultimato. – Dê uma chance a ela, permita que se conheçam. – insistiu.
A princesinha achou melhor ficar calada, e assim fez. ’’

‘’Os pais dela tentavam fazer a cabeça da filha para aceitar Elen, mas Mira tinha uma personalidade forte e não deixaria se convencer por palavras seria necessário mais do que isso para Elen a conquistar’’

Mas Mira em uma noite ouviu barulhos estranhos no corredor do Castelo e viu que era Elen indo para algum lugar , e então, resolveu aproveitar a oportunidade e descobrir se encontrava algo de errado entrando em seu quarto, mas assim que entrou e viu a prateleira cheia de livros de bruxaria, ela percebeu que sua conselheira na verdade era uma Bruxa e que ela havia enfeitiçado todos do castelo para que ela fosse aceita.

‘’Os olhares curiosos e atentos de Mira investigavam as estantes, e espantaram-se com o que viram: livros de bruxaria e frascos com as coisas mais grotescas dentro. Cada um carregava um nome esquisito escrito em um rótulo amarelado, em uma língua que Mira nunca havia visto anteriormente.
Uma vassoura encostava-se próxima às estantes. Outros objetos que só eram possíveis ver em rituais de magia negra enchia o quarto. Mira era envolvida por um medo que nunca sentira antes. ’’

E o pior ainda estava por vim, pois Elen queria conseguir a qualquer custo o poder no Reino de Mira e então aprisionou seus pais e Cris que também era conselheiro e que tentou salvá-los, mas apenas Mira conseguiu fugir da prisão.
O único lugar que ela pensou em ir buscar ajuda foi na casa de seu amigo Pedro no vilarejo além dos muros do castelo.
Assim que o encontrou, contou tudo que havia acontecido e então o pai de Pedro lhes disse:

‘’ – Neste momento não é seguro ficar no reino, principalmente para você, Alteza. Aconselho irem até a Floresta dos Quatro Ventos e encontrarem Septimus, ele é m druida e um velho amigo meu, saberá o que fazer. Agora vocês devem ir. – Apontou para a porta do quarto.’’

Então Mira e Pedro vão em busca de ajuda correndo em direção da floresta.
Assim que começa a jornada em busca do druida, eles vão encontrando pelo caminho criaturas nunca vistas por eles: Ninfas, Unicórnios e um enorme Dragão que irão aparecendo durante as páginas e conquistando o leitor a cada momento.

Minha Opinião:

Primeiramente tenho que dizer antes de qualquer coisa que eu AMEI a história desse livro, pois sua obra possui uma narrativa muito envolvente e que vai te prendendo na história de uma maneira incrível.
Os lugares e os personagens que o autor criou foram de uma criatividade MAGNIFICA e nem sei na verdade o que dizer, porque eu fiquei extremamente encantada e fascinada com tudo que eu li.

Os personagens são muito envolventes e muito cativantes.
Você irá se encantar a cada página dessa história sem sombras de dúvidas.
Ainda mais para quem gosta de uma ótima Aventura/Fantasia, aconselho que tenha essa obra em sua estante, porque é um livro que também pode ser lido repetidas vezes de tão gostoso que ele é.

Quanto a sua diagramação, sinceramente eu achei a capa DESLUMBRANTE, me chamou bastante atenção , e por isso, tenho que parabenizar a Modo Editora pelo seu belo trabalho. Eu aplaudo de pé pelas artes e principalmente pela criatividade de quem cria essas coisas MARAVILHOSAS para nós leitores.
Também não posso deixar de citar aqui que o conteúdo por si só é muito importante e por isso, posso dizer que é ainda melhor para quem ainda não teve a oportunidade de ler.

As Fontes do livro são muito boas e contém páginas amareladas facilitando bastante a minha leitura durante as páginas. Simplesmente todos os envolvidos na criação dessa obra tá de PARABÉNS !!

Para encerrar, gostaria de agradecer o Autor Mateus Lins pela amizade e também pela confiança que depositou em mim mandando essa sua linda obra para que eu pudesse me aventurar pelo Reino de Mira e dizer também que fiquei ENCANTADA demais com essa história e torço para que tenha uma continuação, mas se não tiver, da mesma maneira eu INDICO esse livro, pois além dos meus 5 Corações meu amigo, sua obra foi diretamente FAVORITADO por mim !! OBRIGADA e meus PARABÉNS!!

SUCESSO NA SUA CAMINHADA E CRIE MAIS LIVROS DE FANTASIA PARA NÓS LEITORES VIU ??!!

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

RUDY 22/09/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Lucas e Elizabeth eram os reis do reino que tinha o mesmo nome da filhas dele: Mira.

Mira tinha muitas obrigações e responsabilidade aos 9 anos e seu maior sonho era sair através dos muros do castelo e conhecer o mundo.

Ganhou uma Conselheira chamada Elen e também uma bruxa. A princípio Mira não aceitava bem a presença e os conselhos de Ele, entretanto, com o passar dos anos, aprendeu a conviver com ela.

Pedro é o melhor amigo de Mira. Um plebeu que mora no vilarejo e entra no castelo com seu pai, que trabalha transportando o lixo do castelo.

Mira espera ansiosamente o dia do lixo ser levado, pois pode passar um tempo com Pedro.

Sete anos se passaram e inesperadamente toda a história de Mira e seu reino muda e ela se vê obrigada a embarcar em uma aventura perigosa para salvá-lo, ao lado de Pedro.Vai então realizar seu sonho e sair do palácio para transcorrer uma jornada fantástica, onde tudo é possível.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/09/resenha-33-o-reino-de-mira-literatura.html
Michelle 13/11/2022minha estante
bem diferente

Beatriz Gosmin 05/11/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
A história do livro se passa num lugar mágico, típico de histórias de contos de fadas: com castelos (monarquia), florestas, seres místicos.

De início nos deparamos com uma jovem princesa de 9 anos, Mira, que vive com seus pais em seu maravilhoso castelo que se encontra no meio da floresta dos Quatro Ventos, esta desconhecida pela maioria dos habitantes do reino uma vez que este é circulado por um muro protetor.

Por ser tão protegido, o reino sempre fora um lugar pacífico, e todos que moravam ali gostavam de seus reis (pois eram muito bons) e da vida que levavam. Porém, uma curiosa mulher chega ao reino e as coisas começam a tomar outros rumos.

Mira, já com a idade de ganhar uma conselheira própria, recebe o tal presente de seus pais: Elen. Porém, a menina sente que há algo de errado, e no começo não aceita bem a nova ‘amiga’. Então, Mira acaba descobrindo que Elen é uma bruxa, mas como seus pais não a ouviram e como Elen disse que não faria nada (e por esta até ter lhe dado um presente), Mira resolveu deixar tudo transcorrer normalmente, mas sempre ficando de olho em sua nova conselheira.

Sete anos se passam, e mesmo Mira tendo agora 16 anos, ela não tem uma vida muito diferente da de antigamente: era proíbida a sua saída do território do castelo, tinha obrigações de princesa a cumprir, ficava lembrando seus súditos de que não precisavam se curvar para ela, enfim, era uma vida meio monótona e sem ação para Mira. Porém, seu grande amigo de infância filho do coletor de lixo do castelo, Pedro, sempre vinha lhe visitar, desde quando eram pequeninos. Dia de lixo era dia de ver Pedro, e estes eram os melhores dias para a princesa.

Em um certo dia porém, tudo sofre uma reviravolta: Elen deixa sua máscara cair e usando seus poderes dá início (de forma mais violenta) a sua busca desenfreada por poder onde tomaria todo o reino só para ela.

Na confusão onde os pais de Mira foram presos, esta consegue fugir para fora do território do castelo, indo para a casa de Pedro (que fora 1 vez escondido) buscar ajuda. Então os dois recebem um conselho de Davi, pai de Pedro e antigo viajante da floresta dos Quatro Ventos: “Procurem o Druida Septimus”. Então, Pedro armado de uma espada que seu pai lhe dera, foge com Mira para fora do reino, para dentro da desconhecida floresta em busca de Septimus, a única esperança dos dois e de todo o reino.

" Mira se sentia como em uma das histórias que costumava ler quando era criança. Dias atrás estava tudo bem, então repentinamente uma bruxa muda a sua vida e a coloca em uma aventura que nunca imaginara para si, nem nos seus sonhos mais loucos e profundos, isso era insanamente real. - pg 91 "

Comecei a ler o livro sem esperar muito, afinal, não podemos esperar uma obra perfeita e digna de best seller vinda de um autor iniciante. Já havia lido outros livros de autores iniciantes e dentre eles, este foi um dos que mais me surpreendeu. Positivamente!

O ponto mais positivo na narrativa do Lins sem dúvidas é a sua descrição dos lugares. Eu amo florestas e criaturas mágicas, e o Lins descreve tudo com muito carinho, calmamente e de forma clara, fazendo-nos imaginar com facilidade toda a cena.

A história também é bem criativa, mas acho que por ela ter sido preparada de início para um público infantil (uhum!), algumas cenas – as de batalha – foram como posso dizer, mais amenas.

E outra coisa que eu não compreendia muito bem era o fato de Mira e Pedro ficarem na corda bamba em relação ao que estava acontecendo. No começo Mira parecia ser a medrosa e Pedro o que apoiava e agia. Depois era Mira a corajosa e a que comandava, e Pedro era o que sentia mais medo em relação aos acontecimentos. Se bem que isso manteve um certo equilibrio emocional entre os dois, favorecendo o crescimento do afeto entre eles ♥ .

Mas no todo o livro me surpreendeu, em momento algum achei a história maçante apesar da simplicidade da mesma, e o final foi bem satisfatório. Para um autor iniciante devo dizer: Lins, você tem muito talento!

E já estou com saudades dos personagens. :(

Ver post original da resenha: