The Year of Magical Thinking

The Year of Magical Thinking Joan Didion

Resenhas - The Year of Magical Thinking

Bia 26/02/2024

Essa sofreu mais que a Ju
Tinha muita vontade de ler algum livro dessa autora, mas não sei se essa foi a melhor escolha pra começar. Ele tem pontos positivos e negativos. De bom acho que a escrita é muito boa e bem bonita em alguns momentos. Além disso, é uma temática muito delicada, e ela trata o luto de uma forma muito real e vulnerável. Dá pra ver o quanto ela e o marido se amavam. Agora o que eu não gostei foi q em certos trechos ela coloca uns detalhes muito específicos, principalmente sobre questões de doença, e pra mim não tinha necessidade. Isso acabou deixando o ritmo de leitura meio lento e arrastado. Mas tenho vontade de ler outros livros da autora

fatimaria 23/01/2024

Apesar dos temas e reflexões incríveis sobre luto e etc, achei muito potencial desperdiçado. tinha imaginado mil maneiras diferentes em que esse ano de luto poderia ter sido abordado pela autora, e só me parece que ela escolheu a mais chata e sem graça alternativa possível.

além disso, tem tanta coisa jogada. citações aleatórias que não acrescentam nada, anedotas e histórias que também não adicionam uma molécula sequer de profundidade à trama.

gostei do que é proposto e em alguns momentos gostei da execução, mas não é nem de longe um livro sobre luto que eu recomendaria para alguém. nesse caso a jornada não valeu o destino.

ghost cookies 08/09/2023

"In a heartbeat. Or the absence of one."
"Life changes fast.
Life changes in the instant.
You sit down to dinner and life as you know it ends.
The question of self-pity."

Que livro sensível e incrível de tantas formas! Em The Year of Magical Thinking, Joan Didion, em uma tentativa de entender e racionalizar o ano mais desafiador da sua vida, escreve sobre os meses que se seguem após a morte do seu marido de décadas, John, e seus pensamentos "mágicos" de esperança de que ele voltaria e que ela poderia reverter todo o caos que sucedeu ao inverno de 2003. Assim como ocorre com alguém em um processo de luto, a narrativa vai e volta, presa entre passado e presente, com Didion repetindo as mesmas frases que insistem em voltar a sua mente e persegui-la, enquanto ela tenta, sozinha, apenas acompanhada pela escrita, processar todos os seus sentimentos, seu luto, sua vida, agora solitária. Perpetuamente retornando ao dia em que ele morreu ou a algum dia exatamente um ano atrás ou décadas antes, enquanto ela ainda o tinha, Joan é incapaz de esquecer, de deixar ir: ela continua voltando naquele instante onde tudo mudou. E é assim, revivendo o mesmo momento, selecionando e remoendo cada informação, que Joan Didion reconstrói para o leitor tudo o que aconteceu e pinta um retrato de amor, dor, casamento, vida e morte, enquanto ela própria tenta subjugar o luto e digerir todo o seu sofrimento e pesar.

"All year I have been keeping time by last year?s calendar: what were we doing on this day last year, where did we have dinner, is it the day a year ago we flew to Honolulu after Quintana?s wedding, is it the day a year ago we flew back from Paris, is it the day. I realized today for the first time that my memory of this day a year ago is a memory that does not involve John. This day a year ago was December 31, 2003. John did not see this day a year ago. John was dead."

Larissa1218 30/07/2023

?O ano do pensamento mágico? é uma exploração muito interessante do luto. A autora consegue colocar em palavras um pouco dos sentimentos que só quem perdeu alguém muito querido conhece. As outras partes, em que ela conta sobre acontecimentos mais cotidianos, são um pouco mais lentas, e por isso não consegui dar mais de 3 estrelas. Mas ainda recomendo bastante para quem quer ler sobre luto.

alex 02/05/2023

The Year of Magical Thinking
?I love you more than another day? ?

Meu primeiro livro da Joan Didion. Eu não tinha a menor ideia sobre o que era quando comecei a ler. Olhando o título, pensei que ia ser uma leitura leve, inspiradora e reflexiva. Não estava esperando uma perspectiva sobre luto e perda. Foi um pouco difícil de ler por que perdi pessoas recentemente, mas a honestidade e profundidade com que Didion escreve realmente me tocou.

Mayara 15/04/2023

O título no Brasil é a tradução do título original em seu todo " O ano do pensamento mágico", no qual a autora escreve sobre a perda de seu marido e o luto que segue.
Joan Didion tem uma escrita muito clara e tocante, neste livro ela reflete tanto sobre seu luto e mescla momentos de sua vida, suas memórias.
Apesar de descrever especificamente o luto que sentiu após seu marido falecer, ainda assim acredito que ressoa a qualquer pessoa que passou por um luto de um ente querido, assim como ela mesmo cita no livro que só saberá o que é isso, até passar por isso.

leo 17/01/2023

como bem já dito, joan didion concentra esforço em palavras que versam sobre a dor de uma mulher enlutada e que enfrenta muitos outros dilemas. em um tom autobiográfico, a grande jornalista estaduniense parece narrar viagens ao redor do mundo e dias na encantadora manhattan ao lado de sua família. ainda acho que seja sobre ir além de um novo gênero literário ou uma escrita contundente, acho que didion percorre os caminhos tortuosos de um luto permeado por ervas daninhas e espinhos. acho que seja sobre a imersão em lapsos não temporários de memórias com seu marido e com sua filha em sepse no hospital. é um relato de autarcia e comedimento mesmo com um punhado enfiado em seu peito. vale a pena!!!!!

@buenos_livros 09/12/2022

The Year of Magical Thinking - Joan Didion ??
?A single person is missing for you, and the whole world is empty.?
. 92/2022
. The Year of Magical Thinking (2005)
. Joan Didion ??
. Memórias | 5h05m | Audiobook
. Narração: Barbara Caruso
. Um retrato íntimo sobre o luto com um arco principal muito forte, mas infelizmente não funcionou para mim. O livro é aclamado e inegavelmente bem construído, mas a verdade é que achei chatíssimo. A autora entra no que ela própria chama de ?vortex? da memória, o livro fica muito descritivo, nomes, lugares, histórias que não se conectam com a narrativa principal? Acabei me desconectando e simplesmente torcendo para acabar logo.
. ????

Taiane60 23/11/2022

"O Ano do Pensamento Mágico" escrito por Joan Didion, é um livro sobre luto e luta. A autora precisa lidar com o recente falecimento do marido e a constante doença de sua filha. A autora descreve com profundidade seus pensamentos, após o falecimento do marido, mesmo com a consciência de que muitos não sejam racionais. Didion ainda teve que lidar com a doença da filha, o que atrasou seu processo de luto. O livro é importante para entendermos que cada pessoa enfrenta o luto de uma maneira diferente e em tempos diferentes.

Amanda 14/08/2022

ah, joan!
Ler esse livro depois da morte dela foi uma experiência a parte. Eu já tinha livro 'o álbum branco' e a atmosfera desse é totalmente diferente. Eu não sou uma pessoa que conviveu muito com o luto, então em muitas partes eu me senti mais reflexiva do que identificada. É um livro com muitas faces, com momentos muito emocionantes e belas frases, que foram recortes da vida dessa família. Sobre a nota, eu não gosto de julgar livros de não-ficção principalmente que falem da vida de alguém, mas também não gosto de deixar sem nota. Então, sempre uso a nomenclatura que o skoob usa, e o livro foi um livro bom para mim. Nada mais, nada menos.

Fernanda 09/06/2022

?As it was in the beginning, is now and ever shall be?
Íntimo, intenso e penoso.

Impossível dar notas pra um livro tão cheio de verdade, carregado de intimidade e sentimento.

Dispensa comentários e avaliações. O ano do pensamento mágico simplesmente é como deveria ser e não poderia ser outro.