Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Atila.Carlos 27/05/2021

Genial
Ken Follett é um humano? Talvez essa seja a pergunta mais pertinente após essa leitura. Outras perguntas que ressoa em minha mente incontáveis vezes quando tenho contato com uma OBRA dessas é: como que alguém é capaz de escrever uma história dessas? Como seria a cabeça de uma pessoa dessas? Como que se desenvolve uma história dessas?

????

De fato essa história é genial nos mínimos detalhes. Li em duas semanas e acredito que tenha sido uma velocidade limite no que diz respeito ao ingerimento da história como um todo.
Olha, guardadas as minuciosas devidas proporções, algumas vezes essa leitura me vez lembrar da história de "Os miseráveis", do gênio Victor Hugo. Temas completamente diferentes, num contexto de época completamente diferentes, todavia com tamanho de obra parecidos, inúmeros personagens em montes e uma trama grandiosa.
Acho que vocês já entenderam onde eu quis chegar. Foi através de uma resenha no youtube que eu deixei a dúvida de lado e embarquei nessa história impecável, e espero que meu feedback possa também criar em você a curiosidade necessária para que embarque nos Pilares da terra!
Diego.Schlosser 27/05/2021minha estante
Agora sim que eu vou ler... Depois de acabar os que já comprei. Já ouvi falar muito bem desse livro.

Atila.Carlos 27/05/2021minha estante
Opa! Diego, não irá se arrepender. Pode me cobrar depois... Rs

Boa leitura, brother!

Eloisa 28/05/2021minha estante
Estava esperando a sua resenha para saber se colocava o ?preconceito? de lado haha. Entrando na minha lista de desejo agora.

Atila.Carlos 29/05/2021minha estante
Que legal, Eloisa! Não irá se arrepender da leitura quando a fizer.

Talia.Moniz 25/05/2021

Comecei sem quaiquer expectativa, mas acabei ele louca para ler os próximos. Ainda não consegui acabar a saga porque queria ler ela em formato físico

Vivi 25/05/2021

Novelão
O livro é extenso mas a história é bastante rica, o autor desenrola muito bem a trajetória dos personagens e com isso a leitura não fica entediante. Phillip, pra mim, foi o personagem mais cativante seguido por Jack. Levei quase quatro meses pra concluir essa leitura, mas tenho certeza que foi por ter lido no momento errado. Acontecem tantos infortúnios com os bonzinhos da história que em certo momento comecei a ficar impaciente, e tais infortúnios muitas vezes ocorreram mais por ingenuidade dos mocinhos do que pela astúcia dos violões. Senti falta da conclusão de alguns personagens que simplesmente desapareceram nos últimos capítulos e por isso não dei 5 estrelas, mas ainda assim, gostei bastante da da obra.

Tato 25/05/2021

Mas já?
Esse é um daqueles livros que por mais grande que seja ao fim dele você sente como se precisasse de mais.
É um livro maravilhoso, amo livros grandes, eles desenvolvem bem seus personagens, você se sente mais íntimo de cada um. Em nem um momento me senti aborrecido lendo, esse livro não tem enrolação, é ação e desenvolvimento o tempo todo. Simplesmente apaixonate! Achei o final um pouco apressado o autor poderia ter se demorado mais, eu queria mais tempo para me deliciar com a vingança de alguns personagens rsrs
Simplesmente incrível!

Bri 24/05/2021

Envolvente!
Os Pilares da Terra traz hitórias de vida muito empolgantes e que se cruzam de maneira surpreendente em torno da construção de uma Catedral. ??
eufernandafreitas 24/05/2021minha estante
????

Carine.Soares 21/05/2021

Não sei nem o que escrever desse livro...
É uma verdadeira obra de arte! Cada personagem...cada cena...cada momento...nossa ..foi tudo tão bem construído!
É um livro extenso, só lamento em não ter tido mais tempo para ter lido em menos tempo, mas mesmo assim, só tenho um conselho a dar:
Cada página vale o esforço! Simplesmente ele é perfeito ??
Já me sinto pressionada a ler as demais obras de Ken Follett que possuo em minha estante!?

Fat212 20/05/2021

Realeza e clero...
Esse ?casamento? que muda o destino de tanta gente. Poder x fé, será que existe uma fronteira entre tudo isso?

Dogui 19/05/2021

Os pilares da Terra
Quem gosta do tempo de castelos, monges, reis, bispos e padres. Brigas religiosas, brigas políticas, romance, violência no decorrer dos fatos e alguém com muita força pra chegar ao seu objetivo, vai gostar da leitura. Andamento ótimo, não cansa, não é chato, sendo um livro de quase 1000 páginas.

Becca 18/05/2021

Impossível parar de ler
Quando eu comecei a ler esse livro, achei que fosse ser complicado, mas é impossível parar de ler.

Wellington 14/05/2021

Os Pilares da Terra – 7,5
Esse gigante me prendeu do começo ao fim. No início senti que levaria nota dez, mas me frustrei durante o trajeto; é para masoquistas. Explicarei.

Num resumo preguiçoso, Os Pilares da Terra é o meio termo entre Game of Thrones e O Nome da Rosa. Possui cenário medieval (a história começa no ano 1123), descrições nojentas de estupros e outras violências, disputas de poder, vários protagonistas com capítulos dedicados às suas perspectivas; religião como temática importante, amostras soltas de passagens da Bíblia, rotina monástica, uma ou outra questão teológica.

Porém, tudo é mantido por argamassa fina; aqueles livros são melhores. Aqui os protagonistas são variados e geram reações violentas no leitor, mas ninguém me gerou grande admiração – Aliena chegou perto e não conseguiu. As descrições são nojentas e desnecessárias, facilmente servem de gatilho. As temáticas religiosas são presentes e às vezes interessantes, ao mesmo tempo em que é tudo ocultado por picuinhas e joguinhos de poder; personagens que poderiam ser interessantes se perdem na torrencial. Cadê Martha e Ellen, cadê Johnny Oito Pence? Cadê os monges mais velhos e sábios, cadê o antigo priorado? Todos perdidos, como lágrimas na chuva. Alguns são citados uma vez e nunca mais. Outros personagens vazios ganham holofote; fica só uma podridão de egos. E o final é desapontador, mesmo que coerente com a narrativa; foi apressado e cansado. Parece até que o autor se cansou junto comigo.

Não quero ser demasiado negativo, mas a edição da Rocco contém vários erros. William vira WiIliam, há parágrafos juntos numa mesma linha, perspectivas de personagens se alteram sem aviso, não há notas explicativas a respeito dos aparatos medievais, o espaçamento entre linhas é curto, as letras são pequenas. A textura é uma delicinha e paguei barato com desconto, mas gostaria de um trabalho melhor de revisão.

Aos pontos positivos: a sinopse vende mal o livro; é mais do que um pedreiro que quer construir uma igreja, é o retrato fiel de uma era conturbada, cheia de nuances e profundidade. Colore muito bem a vida medieval inglesa. Depois que pesquisei alguns nomes, começou a fazer sentido o cenário retratado; as cidades parecem vivas, a rotina das pessoas verídica, o contexto realista. Creio ser esse o grande mérito da obra: fidelidade medieval. E se os personagens me geraram extrema revolta, significa que foram bem escritos. Se me prendi do começo ao fim, foi pelo desejo de justiça. Passei raiva; tive raiva do autor também. Quem gosta de sofrer, é só ler Os Pilares da Terra.

Fiquei com um grande sentimento de: “só isso?”. Quase mil páginas que acabei de ler, e o calor já se esvaiu. Os poucos momentos belos são irremediavelmente manchados pela pequenez mesquinha do contexto. Como alguns deles se tornaram quem são? Por que o mal era tão facilmente praticado? Eu não sei. Não foi contado. Sim, havia covardia, ganância e cretinice; sim, a violência era o zeitgeist da época; mas isso é pouco. E o que aconteceu com aqueles poucos por quem me afeiçoei? Não sei. Ao mesmo tempo em que não senti uma escrita prolixa, também não parece que li tanta coisa assim. É como uma linda pintura sem alma.

thirdozinho 13/05/2021

livro honesto
vamos ser direto ao ponto.

estava esperando algo no padrão das Crônicas de Gelo e Fogo e fiquei decepcionado por isso. as tramas políticas são fracas e os personagens (principalmente os vilões) são profundos como uma poça d'água. sério. muitas vezes o livro parecia Tom e Jerry, com o vilão perseguindo os bonzinhos sem parar, entrando numa atrapalhada e perdendo.

ainda assim, o livro é agradável. o autor tem uma boa dinâmica e apesar de extenso o livro não é entediante (só quando o autor divaga sobre as arquiteturas das igrejas que, convenhamos, quase ninguém liga). ainda, os personagens principais são interessantes e nos dá vontade de torcer pelos mesmos. Follett consegue construir bem a ambientação do período e mostrar o papel da Igreja.

de forma geral, é um bom livro mas não espere nada muito complexo ou genial.

Cris 11/05/2021

Romance medieval
A história central é sobre a construção de uma catedral, os principais personagens envolvidos e como a trama se desenvolve. Escrita leve apesar de ter mais de 1.000 páginas e não ser cansativo. Foi meu primeiro livro do Ken Follett e adorei.