Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Marcus Lemos 02/08/2012

Só um comentário
Recebi hoje minha cópia e estou muito ansioso para ler. Mas, já quero adiantar um comentário: essa edição está espetacular! O livro está lindo, capa dura, marcador, diagramação, qualidade do papel... do tipo que até pega com cuidado pra não estragar. Parabéns a Rocco.
Dany188 19/09/2012minha estante
Concordo com você. Está realmente lindo. De muito bom gosto!

Victor 20/09/2012minha estante
Estou muito ansioso para ler, o meu exemplar acaba de chegar, está show! Valeu cada centavo, capa dura, com a fita marcadora, diagramação .. conforme o Marcus já disse.. Realmente muito boa a edição da Rocco..

Ju 25/09/2012minha estante
Eu estava há tempos querendo ler "Os Pilares da Terra" e não havia me interessado muito pela edição em dois volumes. Essa nova edição da Rocco está linda e estou adorando (embora esteja ainda bem no inicio da leitura).

Eu ia esperar o "Inverno do Mundo" chegar para ler primeiro, mas não me contive.
Agora fico angustiada só de pensar que o livro vai chegar e ainda não terei terminado "Os Pilares da Terra" ;)

Thiago Ferreira 15/10/2012minha estante
Acabei de receber meu livro. Também estou muito ansioso pra começar a leitura. :D

Matheus C. 20/10/2012minha estante
Concordo plenamente com vc. A edição está impecável. Mas um problema que notei foi que, por ser a primeira edição, alguns erros de digitação e um de tradução que notei até agora (diversion traduzido como diversão, apesar de correto, mas deveria ser distração no caso) não foram revisados. Mas apesar disso são poucos,e na minha opinião não comprometem a leitura.

Paulo Sergio 02/11/2012minha estante
A minha edição acabou de chegar, comprei por um preço ótimo e nem acreditei quando vi a qualidade do livro, a diagramação, a capa dura e o marcador que fecha com a delicadeza e atenção da editora Rocco para com seus leitores.

Miocna 31/12/2012minha estante
Essa edição é muito linda mesmo.Estou com o maior cuidado aqui,acho que nem vou emprestar.

Allef 07/10/2013minha estante
comprei o livro já nesta edição especial, nunca li a história e estou super ansioso, um gostinho bom a cada virada de página, com certeza não emprestarei a ninguém - A Rocco podia fazer edições assim para Harry Potter e que pudessem ser vendidos separadamente e não somente em box para colecionadores que são bem caros :(

Camila Grotta 21/10/2013minha estante
Eu particularmente adoro o Ken Follett,já li dois de seus livros: Queda de gigantes e Inverno do mundo e simplesmente Amei, quero muito ler este, mas estou na duvida se começo por ele ou leio primeiro O Homem de São Petersburgo.

Igor Almeida 02/11/2013minha estante
No geral a edição ficou boa. Nada tenho a reclamar quanto a erros de escrita, mas no aspecto físico do livro a Rocco mantém seu legado: as letras do título simplesmente começaram a apagar precocemente. Se eu emprestar esse livro para 2 ou 3 pessoas, o título irá sumir... (Não, não é a primeira vez que acontece)

Fabi 25/01/2014minha estante
Lindo mesmo! Ganhei de presente e estou fascinada!

Mateus 13/05/2014minha estante
A edição está fora de série! Fantástica! e o livro é maravilhoso, um épico em todas as palavras!

Ana Paula 20/01/2015minha estante
Tb concordo contigo!!! Capa linda, capa dura. Da até medo de manusea-lo rsrs

Gabú 05/01/2016minha estante
Concordo!
As editoras deveriam produzir mais livros com essa qualidade!
Agora no fim do ano comprei a "Trilogia do Século", cada livro individual com o mesmo tamanho que este... prevejo que não vão aguentar muito tempo.

Cello 25/04/2016minha estante
Realmente. Quando recebi minha cópia nem acreditei, fiquei surpreso com tamanha qualidade. Que façam mais volumes como este!

skuser02844 09/05/2019minha estante
A edição é de cair o queixo mesmo, mas eu ainda nem li e o título na lobada já está sumindo

Patricia.Cunha 25/04/2020minha estante
Precisa ter muito talento para prender o leitor por mil páginas, com o mesmo entusiasmo da primeira

Flávia 20/01/2013

Tudo por uma catedral
O livro narra em terceira pessoa a história de vários personagens, entre eles Tom Construtor, o mestre pedreiro com seu sonho de construir uma catedral; Ellen, a misteriosa mãe que vive na floresta e seu filho Jack, com pouco tato social; Alfred e Martha, filhos de Tom, gênios opostos; Phillip, o monge que tem uma perspicácia imensa; Aliena e Richard, filhos do Conde de Shiring que aprenderão desde cedo a lidar com a maldade; William Hamleigh, ganancioso e impiedoso; Waleran, o bispo com suas próprias intenções. Ainda existe mais personagens com grande relevância, mas são tantos, que preferi conservar esses.

A história se passa no século XII, de 1135 a 1174, no meio de uma guerra pela sucessão ao poder na Inglaterra após a morte do rei Henrique I e, portanto mostra quase quarenta anos de vida dos personagens. Cada um tem seu objetivo a cumprir, seus desejos, mas as histórias entrelaçam-se em várias ocasiões, causando reações inesperadas.

A leitura é bastante fluida, o autor mantém um ritmo constante. No entanto, atém-se a numerosas descrições de construções, principalmente as catedrais, que naquela época tinham uma importância tamanha, e todos queriam construir a mais bela, a maior de todas. Acredito que isso seja, até certo ponto, relevante para o contexto, até para entendermos os sentimentos de alguns personagens, que estão diretamente envolvidos. Só que, o autor foi extremamente detalhista ao descrever como deveriam ser construídas: os planos, os desenhos, as plantas do projeto, o material utilizado, e os avanços na construção, as modificações. Achei muito enfadonho. Não sou arquiteta. Não tenho pretensões desse tipo. E acho que o autor deveria ter pensado nisso quando escreveu o livro. Algumas outras informações, como a disposição de casas de certas cidades, a forma dos quarteirões, as ruas foram relevantes para a ambientação e para alguns elementos que o autor mencionaria mais a frente. Mas as catedrais...

Excetuando-se essa parte, o livro surpreende a cada momento, eu nunca era capaz de prever algum acontecimento, e as coisas acontecem o tempo todo. Reviravoltas, traições, corrupção, é um prato cheio. Gosto bastante de um livro onde, com tantos personagens, o autor consegue criar tramas profundas para cada um. Ninguém fica como coadjuvante. E torna o livro mais emocionante! Imaginem poder ver quase meio século de vida de vários personagens, suas lutas, conquistas, perdas, decepções. Mas, não pensem que você observa uma rotina, um cotidiano, porque não. O autor conta apenas as partes emocionantes, mas sem comprometer o passar do tempo. E a história vai crescendo.

Recomendo este livro para quem gosta de romance histórico, que tem paciência de ler as descrições (ou faça como eu, que após certo ponto, passei a pular essas partes), e que goste de ver que nem tudo são flores, que os bonzinhos realmente penam, mas se recuperam (ou pelo menos, tentam). Aprendi bastante acerca daquela época, formas de sobrevivência, as profissões, a ambientação.

Gostei bastante dessa edição da Rocco, capa dura, com marcador fixado, folhas amarelas, abre em 180° perfeitamente. Diagramação boa. A letra poderia ser um pouquinho maior. Encontrei apenas um erro de digitação.

E o final do livro, simplesmente cinematográfico!

“Torturar um homem sem matá-lo era como arrancar a roupa de uma garota sem estuprá-la”
Gustavo 20/01/2013minha estante
Parabéns pela resenha, Flávia!
Pra quem se diz "amadora", vc parece uma "profissional" rsrs. Deu detalhes da história, do enredo, do livro... muito legal.

Um livro com 944 páginas não é pra qualquer um... rsrs

Nedina 20/01/2013minha estante
Parabéns pela resenha! Ficou ótima!
Romance histórico *.* Adoro!

LUA 20/01/2013minha estante
Adorei Flávia. É um prato cheio para mim que sou alucinada por romances históricos.Tenho a edição antiga dividida em 02 partes, mas quero muito essa nova.
A resenha me deu vontade de sair correndo e pegar os meus.

Flávia 20/01/2013minha estante
Ah, gente, que bom que gostaram! Ainda queria falar tanta coisa, mas vi que já estava ficando muito grande. Gustavo, foi muita inspiração mesmo, porque fiz de uma vez só.

É realmente um livro muito bonito!

LUA 20/01/2013minha estante
A resenha me deu vontade de sair correndo e pegar os meus.

Flávia 21/01/2013minha estante
Preciso consertar algo: o período inicia-se em 1123, e não em 1135. É porque na verdade essa primeira parte funciona como prólogo.

Hannah 21/01/2013minha estante
Flá, a resenha ficou ótima!! :))

Me animou a ler o livro q tá ¨pegando poeira¨ no tablet, hehehehhe

Eu vi essa edição nova na livraria e fiquei me coçando para não comprar, hehhehe. Tá tão bonita :)

Flávia 21/01/2013minha estante
Realmente, achei a edição uma graça. Eu sempre reparo no miolo, o quanto ele vai aguentar, ao ser manuseado,e este está perfeito.

Michelle Gimene 21/01/2013minha estante
Eu gosto de romances históricos, das traições e alianças, das mortes. A sua resenha dá até ânimo para encarar as 900 e tantas páginas. Mas detalhes arquitetônicos e plantas... deve ter sido barra, hein?

Flávia 21/01/2013minha estante
Eu já não sou fã de descrições, mas sei que são importantes e aceito. Mas neste livro, não gostei do exagero em relação às catedrais. Mas o resto é maravilhoso, e uma grande lição de História.

Indira 31/01/2013minha estante
Flávia, parabéns pela resenha!
Faz muuuito tempo que quero ler esse livro, estou tentando convencer meu marido a comprá-lo pra mim... rsrs. Adoro romances históricos e conheci este pela série (apesar de ter assistido poucos capítulos).
Fiquei com ainda mais vontade de ler! rs

Bjo.

Flávia 31/01/2013minha estante
Oi, Dih! Obrigada!! Vale muito a pena, viu? E essa edição é linda!
Beijos

Hester1 06/06/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha Flávia. Me incentivou bastante, pois estou lendo o livro e confesso que as vezes também dou uma importância menor a tantas descricoes. Mas no geral estou gostanto

Flávia 06/06/2014minha estante
Obrigada, Hester. É verdade, nem toda descrição me parece tão importante.

Geisiane 07/04/2015minha estante
Resenha perfeita!!! vc falou td q achei do livro!!! não é nada cansativo, pelo contrário, te surpreende a cada momento....a única parte cansativa realmente era a construção da catedral q era muito detalhada mas q assim como vc passei os olhos rápidos pq não sou arquiteta, rsrsrsrsr

Um dos melhores livros q j[a li, e q autor maravilhoso, linguagem fácil....perfeito!

Eude 15/05/2016minha estante
Este é só aperitivo, pois vou me esbaldar na trilogia do seculo

eufernandafreitas 21/03/2021

Fascinante
Comecei a ler esse livro sem nenhuma pretensão. Via muita gente lendo e elogiando e resolvi arriscar. E que grata surpresa tive; me fisgou logo nos primeiros capítulos. Agora posso dizer sem dúvida nenhuma que esse se tornou meu livro favorito.

É maravilhoso ver como uma história gigante em todos os sentidos consegue ligar tudo de forma perfeita. Os personagens são incríveis, a trama de cada um (e que depois vão se interligando) também é sensacional. Pra mim foi uma relação de amor e ódio, porque ao mesmo tempo em que ficava animada com um acontecimento, vinha outro logo depois e acabava com toda a expectativa de que no final tudo fosse acabar bem. Mas são justamente essas reviravoltas e suas consequências que fazem com que o esse livro seja incrível.

Nem tenho palavras pra qualificar o quanto eu me apaixonei por Os Pilares da Terra. É por essa e outras obras que eu sinto orgulho em fazer parte do universo da leitura.
gracireis 23/03/2021minha estante
Tenho vontade de ler, sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Agora só falta coragem pra começar.

eufernandafreitas 23/03/2021minha estante
Amiga, se você se identificar com o gênero tenho certeza de que ele vai te agradar e o número de páginas nem vai atrapalhar kkk

Tiago.Boaventura 28/03/2021minha estante
Gleica, você não vai se arrepender de dar uma chance para essa obra.

Tiago.Boaventura 28/03/2021minha estante
Fernanda, que bom que você gostou. Eu não mudaria nada nesse livro, nenhum final, nada.

gracireis 28/03/2021minha estante
Eu tenho vontade! O livro tem uma linguagem muito difícil de ler ou é tranquilo?

eufernandafreitas 28/03/2021minha estante
Gleica, a linguagem é ótima.

eufernandafreitas 28/03/2021minha estante
Tiago, eu amei, de verdade. Cada parte desse livro é maravilhosa, mesmo quando a gente acha que vai dar tudo errado.

Tiago.Boaventura 28/03/2021minha estante
Gleica, ler Ken Follet é muito fácil, não tem nada de linguagem complicada ou partes arrastadas. Ele consegue verdadeiramente te prender na história. As mil páginas vão passar voando, acredite.

Tiago.Boaventura 28/03/2021minha estante
Fernanda, exatamente isso, até nas partes ruins.

gracireis 28/03/2021minha estante
Vou colocar na minha meta, gente. Fiquei animada! ?

Tiago.Boaventura 28/03/2021minha estante
Depois conta como foi a experiência

Valesca.Castelani 06/08/2023

FASCINANTE
Que estória bem contada , onde tudo se encaixa, onde cada personagem aparece em algum momento pra fazer parte de um desfecho importante. Vilões odiosos. Heróis verdadeiros. E o mais importante pessoas imperfeitas , mas maravilhosas
Sem palavras a altura de fazer a resenha apaixonada que gostaria.
Fica aqui a perfeição em forma de livro
Pedro 06/08/2023minha estante
Uma das melhores leituras da minha vida. Uma verdadeira obra-prima!

Valesca.Castelani 06/08/2023minha estante
Olá leu a continuação?

Manuelle.Brandine 07/08/2023minha estante
É volume único?

Valesca.Castelani 07/08/2023minha estante
A história segue a continuação
Acho que uns 300 anos após
Tem alguns volumes
Não sei ao certo quantos

Oi, Valesca.
Ainda não li as continuações. Li outros livros do Follett, que também são excelentes. Mas eu já comprei as continuações.

Pedro 07/08/2023minha estante
Manuelle, existem algumas sequências, mas você pode ler de forma isolada. Não são sequências diretas. Pilares da Terra é a obra-prima do autor.

Que legal
Eu li a trilogia do século.
Ele é tremendo

Pedro 07/08/2023minha estante
Eu comprei Queda de Gigantes, o primeiro da Trilogia do Século, mas ainda não li.
Não sei se você já leu, mas eu recomendo demais Um Lugar Chamado Liberdade. É uma obra-prima do Follett.

Esse não li
Mas já vou colocar aqui mainha lista

Pedro 07/08/2023minha estante
É uma leitura maravilhosa.

Cripta Da Leitura 24/03/2021

Daquelas leituras que ficam para a vida...
Se eu pudesse eu daria mil estrelas!
E quem diria, pois o começo do livro eu não estava curtindo muito, nem os personagens, nem os acontecimentos, eu fiquei me perguntando se eu realmente eu iria gostar, mas como é um livro que muita gente ama, eu resolvi prosseguir, e depois eu entendi o por quê. Pra mim ele foi ficar realmente bom da página 100 em diante, mas depois disso eu não conseguia mais largar, tanto que mesmo sendo um calhamação, eu li super rápido, para o meu fluxo de leitura.

Sério gente, quem nunca leu, não se assustem com o tamanho, ou achando que a história é difícil, pois não é! É um livro maravilhoso que eu recomendo demais e está guardado no meu coração! Amei muito!
Drakomanth 24/03/2021minha estante
Perfeito ?

Laura 24/03/2021minha estante
Eu to com esse livro na prateleira faz uns 3 meses morrendo de de começar, por medo de n gostar

Drakomanth 24/03/2021minha estante
Lauritcha ? Me dá de presente ?

Laura 24/03/2021minha estante
Kakakakkakak vc ta me animando mais p ler

Cripta Da Leitura 24/03/2021minha estante
O meu já estava na estante há mais de um ano. Mas a melhor coisa que eu fiz foi finalmente perder o medo e pagar pra ler. Vale muito a pena!

Laura 24/03/2021minha estante
Vou fazer isso assim q terminar a saga q eu to lendo. Vc me animou

Cripta Da Leitura 24/03/2021minha estante
??

Tiago.Boaventura 02/04/2021minha estante
Esse livro é realmente maravilhoso. Eu não mudaria nada na história, nenhuma vírgula sequer. Perfeito.

Cripta Da Leitura 02/04/2021minha estante
Eu achei o começo meio apressado com aquele romance do Tom com a Elen... Tanto que eu estava com um pé atrás no começo, com medo de não gostar. Mas foi só isso! Depois que o prior Philip entrou na história, o livro começou a me pegar totalmente. Por fim, eu também achei perfeito! Amei tudo!

Neto Murracho 23/12/2022

Que livro !!!
Uma leitura que te leva a sempre querer ler mais algumas páginas, em momento algum se torna cansativa e com varias reviravoltas.
E quando você acha que a história está se encaminhando para o final, aparece mais coisas para enriquecer essa aventura.
Pedro 23/12/2022minha estante
Gostou do William Hamleigh? Kkkk

Neto Murracho 24/12/2022minha estante
Oh carinha insuportável !!!

Pedro 24/12/2022minha estante
Um dos melhores vilões que eu já vi. O cara era um desgraçado.

Erilane.Rocha 27/12/2022minha estante
Ahhh, quero ler

Pedro 27/12/2022minha estante
Se você gosta de Ken Follett, você precisa ler Pilares da Terra, Erilane. É uma verdadeira obra-prima da literatura. Eu o considero um dos melhores livros que li na minha vida.

Neto Murracho 28/12/2022minha estante
Realmente é muito bom, era para ser o meu primeiro livro do Follett, mas acabei pegando Queda de gigantes achei que era o primeiro de todos... é o primeiro de uma trilogia que tem tudo para ser ótima

Neto Murracho 28/12/2022minha estante
Como pilares da terra !!!

Erilane.Rocha 28/12/2022minha estante
Vou ler sim, com certeza.

Doug 06/01/2023minha estante
Eu também fiquei com vontade de ler agora.

Mylena.Esteves 29/05/2022

Simplesmente maravilhoso!
Melhor livro que li em 2022 até agora! Sem palavras. Fiquei imaginando esse livro como uma série o tempo todo. Não pensei que fosse amar tanto, apesar de amar história e saber que seria um assunto apaixonante para mim. A forma que Fallett constrói os personagens, a forma como ele monta a história misturando vários elementos que amo... Não conseguia parar de ler!!! ?
GiB@ 11/06/2022minha estante
Ola Mylena,

Existe uma miniserie em 12 capitulos, com grandes atores, feita em 2010.

Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Sério???? OMG, obrigada!! Vou pesquisar!!!!

GiB@ 13/06/2022minha estante
baixei o torrent dela. Se souber usar te mando o arquivo e vc baixa a serie. Maratonei ela no final de semana. Nao li o livro mas gostei da serie. A produção é barata mas é emocionante. Vi claramente que o R.R.Martim fez plagio de Pilares da Terra para criar Game of Thrones.

meu email gibagw@gmail.com
telefone (43) 999538888

sao 8 capitulos, nao 12

Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Achei no YouTube!!!!

otimo. Aproveito ;-)

Vanessa.Pitsch 14/07/2012

Os pilares da Terra
O sonho da construção de uma catedral gótica na Inglaterra no século XII. Um livro muito envolvente que remonta toda uma época medieval e dá uma aula de história da arte, onde se pode ver todos os ensinamentos de arquitetura em uma época sem escolas de construção. Falando assim, pode parecer que é um livro chato, mas não!
Os personagens principais variam, fazendo com que todos sejam protagonistas. A história sofre reviravoltas e seus personagens te conquistam a cada página!
Muito recomendado!
Jamilton.Feitosa 23/07/2012minha estante
Nossa esse livro deve ser um verdadeiro desafio. Quase mil páginas.
Amo histórias medievais.

Vanessa.Pitsch 23/07/2012minha estante
Jamilton Jr... Vale a pena!

Manini 26/07/2012minha estante
O Conteudo é o mesmo não é? de do de dois Volumes, para o volume unico, e qual valeria mais a pena?

Vanessa.Pitsch 26/07/2012minha estante
Manini, o livro tem que ser lido inteiro e na ordem... Acredito que terem feito em dois volumes foi só para diminuir o tamanho e facilitar o manuseio...

Manini 04/08/2012minha estante
huum, eu vi ele na Livraria Leitura, essa edição única é linda, capa dura, com a fitinha de cetim, muito bonito o livro, vou comprar ele, no começo do ano que vem. Valeu Vanessa.

Leonardo Zanon 13/08/2012minha estante
Vanessa, fiquei espantado com as criticas positivas a respeito de todas as obras de Ken Follet. Resolvi começar a ler seus livros, o ideal é começar por Pilares da Terra?
Abraço

Gustavo Mahler 25/10/2012minha estante
Recebi o meu hj e estou ansioso pra ler. Pelos comentários de vcs... promete! ts

Beca 30/08/2017minha estante
Aaaah que spoiler! :(

Beca 30/08/2017minha estante
Nossa me ferrei ñ tinha visto o nome spoiler ? ñ acredito que o Tom vai morrer ?

Dani Naza 06/09/2017minha estante
eita, me desculpe. Sim, ele morre, mas vá com calma que tem muita água debaixo da ponte até lá rs

Beca 07/09/2017minha estante
Dei uma parada no livro pq tava em época de provas, li hoje a morte do Tom, por pouco ñ chorei ? kkkkkk

Dani Naza 20/09/2017minha estante
é realmente muito triste, nos pega de surpresa né?

Lidia 28/09/2017minha estante
Me deu muita raiva daquele filho dele ...... O carinha nojento kkkkk

Dani Naza 02/10/2017minha estante
Odiei ele também

Lu 18/03/2018

Virei a última das 941 páginas de "Os pilares da terra" com aquela sensação de quem passou por uma longa jornada, e com vontade de voltar ao início e tentar capitar alguns detalhes que eu provavelmente deixei para passar. Mas a sensação, no geral, é que aquela história estava completa.

E que história. Follett cria uma verdadeira tapeçaria, entremeando a vida de sues personagens com a da vila de Kingsbridge e a própria história da Inglaterra e a Idade Média. Esses dois últimos elementos são, praticamente, personagens. Nunca vi um autor que esmiuçasse detalhes históricos tão bem. Sinceramente, todo professor de História deveria começar o ensino da Idade Média lendo o prólogo desse livro. Eu me senti no século XII.

Em termos narrativos, eu levei um tempo para me adaptar ao estilo analítico e um pouco mais lento do Tio Ken. Comparada à narrativa ágil de Bernard Cornwell, por exemplo, os primeiros dois ou três capítulos foram difíceis de ler. Mas o esforço valeu a pena.

Como você pode perceber, "Pilares" tem muitos méritos, mas o que ele tem de melhor é a construção de seus personagens.... e também um ponto fraco. Se o escritor brilha em personagens como Tom Construtor, o prior Phillip, William Hamleigh e em cada uma de suas fabulosas personagens femininas (sem elas, a história não passaria do primeiro capítulo, sério.), cada um com seus defeitos, virtudes, escolhas erradas e acertos.... a história enfraquece quando foca em Waleran Jack.

Sim, Jack. Eu o achei fraquíssimo. Interessante no início e em certos pontos, mas extremamente bizarro e mal construídos em outros. Dá para perceber isso quando ele interage com personagens que não são de seu círculo e o autor tem que dar uma "força" elogiando o rapaz a troco de nada. Talvez parte da culpa seja minha. Follett o descreve quase como um Jaime Fraser em beleza, e eu só conseguia ver o Eddie Redmayne, ou seja, bonito, mas não exatamente um "homão".

É justamente por causa de Jack que a história dá uma desandada lá pelo terço final, quando ela sai de seu ciclo solução-problema-solução. Até a história voltar a engrenar foram uns dois capítulos bem chatinhos. Fascinantes, mas chatinhos. Foi por isso que perdeu meia estrela.

Eu poderia continuar a resenha por mais uns três ou quatro parágrafos, mas vou acabar dando spoiler e eu não gosto de escrever resenhas assim. Vou dizer o seguinte: é um livro fantástico, ainda que não perfeito. É um livro grande e grandioso, por vezes, cansativo. Mas eu tiraria algumas semanas para conhecer seus personagens, torcer por eles, sofrer com eles, vê-los dançar a caminho do abismo...e , quem sabe? Talvez me contar o que achou.

Recomendado!
Márcia Naur 20/03/2018minha estante
AmeiAmei sua resenha Lu! Amo o tio Ken;-)

Lu 20/03/2018minha estante
Obrigada, Márcia! Que bom que você gostou. Eu precisei de um tempinho para conseguir condensar tudo o que eu senti ao ler.

Márcia Naur 21/03/2018minha estante
Ken é magnífico ;-)

Lu 21/03/2018minha estante

Henrique225 24/07/2018minha estante
Excelente resenha!
Não concordo muito com relação a Jack, mas você descreveu muito bem o livro!

Lu 12/08/2018minha estante
@Henrique: Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

Simone de Cássia 30/11/2016

Inesquecível!!
Não dá pra tentar descrever esse livro em poucas palavras; é preciso que seja lido pra que o frisson domine e a gente consiga assimilar a emoção que ele gera. Claro, é preciso, antes de tudo, ser do tipo que adora viajar nas épocas remotas, principalmente na era medieval...Mas, depois que se dá a partida, impossível se deter...Ken Follett consegue o que poucos tentam: prender a atenção do leitor em quase mil páginas, sem que você queira se desligar um instante que seja. Os personagens criam mundos à parte que vão se entrelaçando e formando uma complexa rede de intrigas e perseguições, assim como superações e vitórias. Enfim, livro fantástico" Nota "I" de inesquecível!!!
Claudia Cordeiro 30/11/2016minha estante
Tem uma minissérie, eu recomendo tb Simone!........

Simone de Cássia 30/11/2016minha estante
A bibliotecária da Fundação (onde peguei esse livro) me sugeriu tbm... Vou assistir sim, eu amei!!! Obrigada, Cláudia! Bjo

Claudia Cordeiro 30/11/2016minha estante
Tb recomendo A Catedral do Mar, se vc não leu ainda. É na mesma linha desse, eu AMEI!!!

Simone de Cássia 30/11/2016minha estante
Acabou de entrar pra minha lista de "desejados"!!! Obrigada, viu?! Bjo

Claudia Cordeiro 30/11/2016minha estante
Imagine! pena que não tenho ele mais!!! bj

Helder 30/11/2016minha estante
Vi que vc ,marcou Mundo Sem Fim. É meio continuação e meio repeteco deste aqui. Muito bom tb. Sou fã de Ken Follet. Procure os mais antigos tb, tipo o Buraco da Agulha e os novos calhamaços que começam com Queda de Gigantes. O cara é incrível. E a serie de Pilares da Terra tem no Netflix.

Rodrigo Thadeu 05/08/2021

Que livro incrível!
Esse livro estava meio "esquecido" na minha estando, provavelmente pelo seu tamanho "intimidador" de pouco mais de 900 páginas...

Porém o assunto me fascinava, por se tratar de um livro de época, com muitas referencias históricas, um autor que admiro e uma capa linda...

O livro tem um início incrível. As personagens, que não são poucas, crescem muito ao longo da desenrolar da história. Por sinal, é daqueles livros que te fazem amar e odiar determinadas personagens. Isso é incrível!

Muitas reviravoltas, jogos políticos, traições por parte daqueles que lutam por poder, cargos e vantagens, sejam leigos ou religiosos...

Livro muito envolvente e com final incrível.

Ótima leitura!
GiSB 19/03/2022minha estante
Vi a série de TV sobre o livro.

Rodrigo Thadeu 19/03/2022minha estante
Não achei a série... tem o mesmo nome?

GiSB 20/03/2022minha estante
Eu creio que seja uma série homônima ao livro, produzida pela BBC, mas posso estar me confundindo com outra série, essa espanhola, chamada catedral del mar, cujo assunto é também a construção de catedrais e igrejas na alta idade média.

GiSB 20/03/2022minha estante
Uma série em 8 episódios. No elenco estão Donald Sutherland, Ian mcshane, Matthew macfadyen, entre outros. Minissérie de produção em 2010. Acho que tem em DVD. Em streaming não conheço serviço que a disponibilize.

GiSB 20/03/2022minha estante
Vi as duas, a inglesa e a espanhola. Adoro o tema idade média e história universal.

Felipe Rocha 13/04/2020

Prepare-se
Eu com a minha mania de conhecer os autores pelos seus livros enormes e não me arrependo, assim como fiz com o King e agora com Follett.
Tenha em mente que você vai encontrar para cada um acontecimento cinco infelicidades, o que me fez ficar p da vida mas que também me deu motivo pra continuar a história (o que para muitos já é um motivo pra desistir)
A escrita e como a história decorre é muito boa, acabei não sentindo as páginas passarem.
A evolução dos personagens é bem interessante, como a Aliena, que assim como todos os outros personagens, sofrem. Tom, Jack, Philip, Aliena e cia me marcaram muito.
Um ponto negativo é que o autor meio que esquece os outros personagens no churrasco enquanto vemos um pov de alguém, aí justamente quando já estava cheio do personagem ele finaliza o capítulo e nos apresenta outro personagem e as coisas voltam ao normal . Acho que ele tem um dom sobre isso kkkk.
Torça para que o seu personagem fique bem até o final e que a justiça seja feita, porque por se passar no sec 12 vemos que o poder e sua posição na realeza e na igreja interferem muito nas decisões e o quão podre elas eram e meio que ainda são.
Então recomendo muito a leitura e espero que você sofra assim como eu sofri.
Maya 13/04/2020minha estante
Quero muito ler esse livro ?

Felipe Rocha 13/04/2020minha estante
Tenho certeza que vai gostar!

Katieli Piazzoli 05/06/2020minha estante
Muita gente dá 5 estrelas pra esse livro!! Comprei ansiosa pra começar já *-*

Maya 06/06/2020minha estante
Estou terminando, Amando demais

Felipe Rocha 06/06/2020minha estante
Não tem como não amar

jota 07/06/2022

BOM: literatura de entretenimento bastante eficiente, criada para deixar o leitor viciado na narrativa
Lido entre 08 de maio e 05 de junho de 2022.
Avaliação da leitura: 3,7/5,0

Esse não é o tipo de narrativa que costumo ler com frequência, embora eu seja um leitor eclético, então todos os gêneros literários são bem-vindos. Importa a identificação, a empatia que vai ocorrer ou não entre leitor e livro durante a leitura. Valeu a pena ler o primeiro livro da trilogia Os Pilares da Terra, que leva o mesmo título do volume publicado pela primeira vez em 1989? Foi quase um mês dedicado ao livro de Ken Follett, entre outras leituras mais curtas, mas valeu a pena, claro. Com algumas ressalvas, porém....

Ficção histórica passada na Inglaterra medieval, de enorme sucesso, com milhões de exemplares vendidos mundo afora, o volume traz inúmeras subtramas decorrentes da trama principal, centrada na construção de uma catedral gótica, trabalho que durou longos anos e enfrentou dificuldades, disputas, percalços, rixas, traições, inveja... Desfilam aqui inúmeros personagens: reis, damas, cavaleiros, monges, bispos, arcebispos, construtores, pedreiros, artesãos etc. Eles circulam por igrejas, mosteiros, catedrais, castelos, cidades muradas, florestas, pedreiras, plantações etc. -- em infindáveis descrições desses ambientes algumas vezes.

Temos sangrentas cenas de batalhas, outras cenas referentes os trabalhos rotineiros daqueles tempos (como a criação de ovelhas para o comércio da lã), outras ainda permeadas de luxúria e sexo -- incluindo um violento estupro (e qual estupro não é violento?), mas me refiro ao da personagem Aliena, que seu irmão Richard, um menino ainda, foi forçado a testemunhar, além de perder um pedaço de uma orelha, cortada pelos estupradores --, muitas páginas dedicadas às intrigas eclesiásticas (o poder religioso era tão forte ou mais do que o político) e disputas palacianas (reinava a anarquia então), testemunhamos um incêndio devastador praticado por um garoto e muitos outros episódios marcantes.

A ação é sempre contínua, parece que estamos assistindo a um filme de aventuras atrás de outro, porque as cenas são imagéticas, vão se desenrolando em frente aos nossos olhos sem parar, claramente. Eu ficava pensando em quantas produções cinematográficas poderiam ser geradas a partir das histórias imaginadas pela eficiente escrita de Follett. Sobre seu livro li a opinião de diversos leitores no Brasil e no exterior e a imensa maioria apreciou o livro praticamente sem restrições. Alguns afirmam que Os Pilares da Terra é o livro que mais apreciaram ler entre todos os que tiveram em mãos até agora, outros pensam em relê-lo algum dia, outros ainda acharam tudo ótimo, altamente excitante, não conseguiam parar de ler etc.

Mas há também uma minoria que se entusiasmou apenas de início -- porque o autor começa deixando o leitor intrigado com os acontecimentos que precedem e culminam no enforcamento de um homem – que pode ser inocente -- sobre o qual se sabe muito pouco e menos ainda sobre o motivo de estar sendo punido com uma morte tão cruel. E também há uma mulher misteriosa e uma criança, possivelmente o filho de ambos, que deverá ter importante papel na história, assim como ela --, leitores que depois perderam o entusiasmo com tantas reviravoltas que a narrativa apresenta e a quantidade de personagens e suas histórias a seguir. O que transformou a ideia central da construção da catedral num enorme painel a exigir muitas páginas de leitura. Bem, é preciso levar isso em conta também...

Ken Follett é um autor que eu conhecia de nome; há muito tempo, numa madrugada vi na televisão um filme adaptado de sua obra homônima A Chave de Rebecca (1980), que me pareceu muito bom. Mas nunca havia lido nada dele por certas divergências de ordem estética, literárias mesmo que mantenho, as tais ressalvas lá do início. É claro que quem carrega certa bagagem literária não vai colocar o livro dele no mesmo balaio com clássicos como Crime e Castigo (Dostoievski), A Montanha Mágica (Thomas Mann), Germinal (Emile Zola), Ilusões Perdidas (Balzac), O Nome da Rosa (Umberto Eco) etc. Porque os livros de Follett, mesmo que tragam diversas informações, foram escritos basicamente para entreter, e não há nenhum mal nisso, claro.

No caso dele, assim como de outros autores tão diversos como Stephen King, Scott Turrow, Dan Brown, Philip Pullman etc., a atividade de escrever parece adquirir uma dimensão quase industrial, de produção em série, se é que isso seja possível. Esses autores são todos respeitáveis, como diria Jonathan Franzen (pelo menos em relação a King e Turrow, conforme ele escreveu em Como Ficar Sozinho, Companhia das Letras, 2012), mas seus contratos editoriais devem falar bem mais alto do que a dita arte que praticam, a literária (ainda pensando como Franzen).

Li de Noah Gordon, O Físico e O Último Judeu, livros que apreciei bastante, exemplos de literatura de entretenimento com bastante qualidade. Li ainda vários John Grisham, outro grande criador de best sellers e até mesmo achei ótimo seu livro de contos Caminhos da Lei. Mas continuando e ressalvando: mesmo com todas as suas qualidades, Os Pilares da Terra, não proporciona o mesmo prazer estético e literário que envolve um leitor que tenha em mãos, por exemplo, O Nome da Rosa, a obra-prima do italiano Umberto Eco. Uma narrativa que também se passa na Idade Média, mas em outro contexto.

Vejamos um resumo do livro, que se passa em sete dias apenas, o mesmo tempo da criação do mundo conforme a tradição cristã: “O ano é 1327. Os beneditinos de uma rica abadia italiana são suspeitos de heresia, e o irmão William de Baskerville chega para investigar. Quando sua delicada missão é subitamente ofuscada por sete mortes bizarras, o irmão William se torna detetive. Suas ferramentas são a lógica de Aristóteles, a teologia de Tomás de Aquino, os insights empíricos de Roger Bacon -- todos aguçados ao extremo por um humor irônico e uma curiosidade feroz.” Citei parte da sinopse do Goodreads, por preguiça mesmo e também porque li o livro há vários anos, não me lembro dele com tanta clareza, mas o essencial está aí. Comparando, pois: em Follett não há, como há em Eco, a profundidade de pensamento, lances filosóficos, background histórico profundo, frases memoráveis para marcar nossa memória etc.

Isso diferencia bastante os livros de um e outro autor. Numa brincadeira, posso dizer que O Nome da Rosa é complexo, um livro cabeça, enquanto que Os Pilares da Terra não é um romance apenas cabeça, também é tronco e membros, mas tudo decepado, com muito sangue escorrendo pelas partes. O Nome da Rosa foi parar na lista do jornal francês Le Monde dos cem melhores livros do século XX (ocupa o 14º. posto). Umberto Eco (1932-2016), seu autor, não foi apenas um escritor respeitado, também um ensaísta e professor na Universidade de Bolonha. Em suma: Eco era um intelectual. Ken Follett é um escritor muito bem sucedido, construtor de tramas eficientes, um grande vendedor de livros, criador de best sellers como poucos.

Os episódios narrados em Os Pilares da Terra, se não dizem tanta coisa ao intelecto quanto Crime e Castigo ou O Nome da Rosa, é porque Follett trabalha principalmente com as emoções do leitor. Inegavelmente, por outro lado, nos deixam interessados em muitas coisas -- por exemplo, era um hábito então tomar cerveja no desjejum, como até as crianças faziam? --, nos deixam em suspense também, torcendo para o monge Philip, desejando o castigo ou até a morte dos personagens maus -- o boçal William de Hamleigh, para ficar apenas com um, é cruel ao extremo, nos faz querer sua morte inúmeras vezes, mas habilmente Follet a deixa para o final, claro --, acompanhamos com apreensão a saga familiar de Tom Construtor, por vezes nos comovendo, como quando do nascimento de Jonathan e a morte de Agnes, sua mãe, além de outros episódios interessantes, muitos.

Haveria outras coisas mais para dizer, mas o fato é que minha avaliação da leitura que fiz de Os Pilares da Terra, embora não tenha sido excepcional, ao menos foi muito boa. Estou avaliando minha leitura da narrativa, como o livro me bateu, como atingiu meu intelecto, coisas assim, não a obra em si, apreciada por milhões de leitores desde sua publicação. Isso posto, quero finalizar com algo mais substancioso, mencionando o autor de um dos livros de ficção científica que mais apreciei (e nem gosto tanto assim do gênero): Ray Bradbury (1920-2012), do inesquecível Fahrenheit 451, originalmente lançado em 1953.

Fahrenheit 451 é uma distopia em que bombeiros queimam livros, entre outras coisas; os personagens vivem numa sociedade totalitária, controlada ferreamente pelo Estado, onde os livros são proibidos porque fazem as pessoas desenvolver o senso crítico, questionar o sistema e assim derrubar ditaduras. Essa ideia desenvolvida por Bradbury dialoga com a de outro autor, o poeta russo naturalizado americano, Joseph Brodsky (1940-1996) que (não sei se influenciado ou não pelo livro de Bradbury) registrou anos depois: “Existem crimes piores do que queimar livros. Um deles é não lê-los.” Bem profundo isso, hein?

Desse modo, e voltando ao livro de Follett, seu asqueroso personagem William de Hamleigh, marcado por infinita ignorância e crueldade, queimava cidades, não livros, que eram raros na época em que se passa a narrativa, mas certamente o faria se tivesse a oportunidade. É isso, então. Agora resta ler Mundo Sem Fim e Coluna de Fogo, respectivamente os volumes II e III da Trilogia Kingsbridge - Os Pilares da Terra. Mas não tão já.
Paulo Sousa 09/06/2022minha estante
Tomara que essas palavras sejam para dizer que o livro é, sim, bom, apesar de concordar que não se compara a Crime e castigo, até pq a pegada dinâmica é isso mesmo, como uma película sendo desenrolada?.hehehe?.abraços, meu amigo!

jota 09/06/2022minha estante
Sim, o livro é bom, mas penso que com menos descrições ficaria bastante melhor, mais enxuto; capítulos longos me causam desconforto metal, entenda se puder (rs, rs, rs). Ah, quando escrevi "outros [leitores] pensam em relê-lo algum dia", foi em sua homenagem, conforme você escreveu quando iniciei a leitura em 08 de maio. Falando em filme, vi depois a série de 2010 para tevê (tem no Youtube), que compactou muito bem o livro e gostei.

jota 09/06/2022minha estante
Sim, o livro é bom, mas penso que com menos descrições ficaria bastante melhor, mais enxuto; capítulos longos me causam desconforto mental, entenda se puder (rs, rs, rs). Ah, quando escrevi "outros [leitores] pensam em relê-lo algum dia", foi em sua homenagem, conforme você escreveu quando iniciei a leitura em 08 de maio. Falando em filme, vi depois a série de 2010 para tevê (tem no Youtube), que compactou muito bem o livro e gostei.

Paulo Sousa 11/06/2022minha estante
Pois é, pretendo reler, mas não agora. Talvez qdo já estiver funcionalmente livre de meu labor, qdo os dias irão correr livres, vagos e afoitos?hehehe?prossigamos!

jota 11/06/2022minha estante
Que assim seja!

Thiago275 12/02/2013

Sabe quando você vai com muita sede ao pote? Então, acho que foi mais ou menos isso que aconteceu entre mim e este livro.
Todo mundo falando bem, conhecidos e desconhecidos, uma série mundialmente famosa, com certeza seria um livro espetacular, não é? Em termos...
Bem, minha impressão sobre o livro foi que faltou alguma coisa... Talvez um pouco mais de suspense, um pouco mais do elemento inesperado, que faz você virar páginas e páginas sem perceber.
A ambientação medieval está perfeita, hábitos, vocabulário, pensamento, e toda a influência que a igreja tinha naqueles tempos estão muito bem caracterizados.
Mas, infelizmente, a história não me prendeu um momento sequer.
O início é muito bom, com todos os acontecimentos e os debates sobre quem será o novo prior, a linha de pensamento é sensacional.
Porém, achei que o autor se perdeu no meio da história, misturando um romance "mamão com açúcar" de uma mulher loucamente apaixonada a procura do pai do seu filho com acontecimentos históricos e políticos que estavam sacudindo a Inglaterra.
Também chegou um ponto em que eu não aguentava mais as peripécias do Bispo Waleran para derrotar o Prior Phillip. A cada capítulo ele inventava uma coisa diferente, que só de imaginar, já cansava.
Enfim, é um bom livro, mas por todos os comentários e resenhas que já tinha lido, esperava bem mais dele.

Obs.: Se realmente aconteciam casos como o de Aliena e Jack naquela época, a Igreja era bem mais tolerante do que os livros de história nos fazem pensar. Fica a reflexão.
Flávia 18/02/2013minha estante
Huahuahua, também não aguentava mais as armações de Waleran.

Flávio 11/06/2013minha estante
ufa... já estava sentindo-me um E.T. Também tive as mesmas impressões que você. Durante a leitura fiquei até meio angustiado, porque não senti o deslumbre que a maioria dos leitores menciona.

Rubio 03/08/2014minha estante
concordo amigo ... o livro é bom ... mas não excelente como a maioria aqui diz ...

danterraman 26/11/2014minha estante
É épico! Gosto bastante, mas, ao contrário de você, eu me desenvolvi melhor no final do livro. Falando de maldades, além de Waleran, não devemos nos esquecer do insuportável do William Hamleigh, ele não deixa a coitada da Aliena em paz um momento sequer e achei a morte dele muito fraquinha pelo tanto de maldades que ele fez, mas ainda assim, o livro é bom, não podemos negar! Recomendo a trilogia "O Século". Essa sim, eu consegui devorar. Pena que ainda não encontrei o terceiro volume ("Eternidade por um Fio"), mas por "Queda de Gigantes" e "Inverno do Mundo" eu já sou fascinado.