Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Joy 19/07/2022minha estante
Esse ponto das cenas de estupro é quase unânime entre os leitores. Também achei desnecessário.

Micaelle 19/07/2022minha estante
Sim. Acredito que pela primeira ter chocado muitos leitores, eles decidiram continuar incluindo para atrair o público que lia para se espantar. Igual aconteceu com It do Stephan King.

Cintia295 13/06/2022

Nossa que livro uma obra prima sem defeitos.
Fazia tempo que não pegava um livro e me marcasse tanto. Escrita fácil e fluída, apesar de algumas cenas bem pesadas e que dê alguns gatilhos em algumas pessoas.
Personagens muito bem desenvolvidos e nenhuma ponta solta.
Os vilões são vilões mesmo sem dó, fazem cada coisa por vingança, inveja, ciúmes, por ter sido humilhados, rejeitados.
E os "mocinhos" sempre tem algo a esconder, mas sempre tentam superar as tudo de ruins que lhes acontecem e não são poucas coisas.
Falar de alguns personagens que amei.
Aliena, Ellen, mulheres de personalidades fortes e muito a frente do seu tempo, guerreiras, não abaixa a cabeça, e fazem de tudo pela sua família.
Tom, Jack, Philip homens inteligente, enfrentam muitas batalhas, guerreiros, sonham alto e fazem por merecer.
Outros personagens que aparecem e são importantes para essa história é só ranço, raiva mesmo viu, mas só leiam para descobrir kkkk.
Enfim quero muito ler outros livros do autor, super indico quem gosta de romance histórico.
Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Que alegriaaaaaa que vc amou tb!!!!!!

Cintia295 13/06/2022minha estante
Favoritoooo

Allife 23/01/2021

Este foi o primeiro livro que li de Ken follet e tenho que admitir que ele é uma obra de arte, claramente entrou para lista dos favoritos. São tantas reviravoltas, tantos momentos que te prendem, o desenvolvimento dos personagens é tudo maravilhoso. Estou imprecionado com esse livro.
Lena 23/01/2021minha estante
Amo amo amo amo amo muito esse livro tambémmm

Allife 23/01/2021minha estante
Estou encantado com esse autor

Bual 01/05/2021

Desembarcando da Idade Média
A maior decepção do livro é que ele acaba ?

Que puta história! Que trama bem armada! Quantos personagens marcantes! Quantas viradas de mesa! Quanta imersão! Parece que eu acabei de voltar da idade média. Extremamente bem ambientado: background histórico real e um nível de detalhe que me fará olhar para uma igreja ou catedral de uma forma totalmente diferente ? além de um olhar diferente para a própria instituição igreja católica em si.

Olha, é tanta coisa que não dá pra resumir em um ponto focal. Mas se está buscando um romance histórico para ler, que fale sobre amor, poder, viradas de mesa, idade média, igreja católica, construção, sangue, guerra, política... recomendo esse, sem erro ? se tiver peito pra aguentar 940 páginas. Mas te garanto: não se arrependerá.
Guilherme.Oliveira 01/05/2021minha estante
Vai entrar pra lista... Vou ler "O voo da vespa" antes...

Bual 01/05/2021minha estante
Massa, Guilherme. Deve ser ótimo tbm.

Athos 02/02/2024

Muito prazer, Ken Follett
Grandiosa novela ambientada ao redor da construção de uma catedral em Kingsbridge.

Primeiro contato com Ken Follett e me agradou muito. A escrita prende, a história encanta, realmente te faz imergir no enredo. Me impressionou muito sua construção de personagens de forma que, quando parei para analisar, todos os personagens apresentavam suas peculiaridades, dores, personalidades, ou seja, únicos, o que enriqueceu de mais a experiência.

A história em si, apesar de parecer apenas a construção de uma catedral e os empecilhos no caminho, retrata diversas ideias/atitudes/ "lições" que permeiam a vida: dedicação, esforço, injustiça, perseverança, vingança, interesses, vaidade, inveja, poder, perdão...

Prior Phillip, que personagem! Sua trajetória, resiliência, inteligência, sagacidade e bondade. Manteve sua essência independente dos acontecimentos e fiel ao que acreditava ser verdadeiro e certo.

Ken Follett conquistou-me e coloco na lista sua trilogia "O Século" tão bem avaliada (se não melhor) quanto Os Pilares da Terra.

Elo 03/02/2024minha estante
a história parece ser muito boa e interessante, pela pequena quantidade de páginas que você me mandou deu para perceber que o personagem Phillip é realmente admirável. Como sempre você faz ótimas resenhas, amorzinho!?

Athos 03/02/2024minha estante
realmente, Phillip se destacou e outros que nem mandei trechos, como Jack, Tom e Aliena.
Obrigado pelo elogio e companhia, love ??

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Os pilares da terra, Ken Follett - Nota 10/10
Um dos meus romances históricos preferidos. O pano de fundo da narrativa é a Inglaterra medieval do século XII e a construção de uma catedral gótica. O autor nos mostra com o poder da Igreja - e o medo do divino - controlava a vida dos cidadãos. Intrigas políticas, os costumes da nobreza e o dia a dia da classe social mais baixa, responsável pela construção da catedral, também são temas abordados no livro. Os personagens são extremamente bem construídos e o leitor acaba se envolvendo muito com a trama! São quase mil páginas de leitura fluída, rica em história e muito intrigante...

site: https://www.instagram.com/book.ster
DeLCB 05/03/2020minha estante
Amo esse livro!!

Amanda 27/03/2020minha estante
Amo demais! Também é um livro que tem uma série de mesmo nome. Só tem no YouTube e eu amo!

Jenifer Tertuliano 16/05/2020

Extraordinário
Com uma excelência que se mantém durante os quase 35 ano que a história decorre, Pilares da Terra se tornou um dos meus livros preferidos da vida, sem dúvida nenhuma.
É absurdamente completo, não deixa arestas nem questões pendentes.
É duro de ser lido, pois alguns trechos são fortes e geram injúria e revolta.
Porém, existem trechos cheios de vitalidade e alegria, que inspiram esperança e moralidade, mostrando que a resiliência traz prosperidade, que a inteligência vence guerras e a sabedoria derruba reis.
Uma obra fantástica, que mudou o modo como vejo a a literatura e como avalio as minha leituras.
Fantástico. Extraordinário
Matildes 16/05/2020minha estante
Amo os livros desse autor

@injoyce_ 16/05/2020minha estante
Tenho a edição, ainda não li, já estava me preparando para ler, quando soube que ainda tem mais dois volumes. Só lerei quando compra-los, mas estou mt ansiosa.

Edy 11/04/2020

Maravilhoso!!!
Viajei no tempo lendo esse livro. Um dos mais ricos em detalhes sobre a vida medieval q já li. Tramas, vida na corte, nobreza, realeza, guerras, traições e uma construção épica nas mãos de um prior q tem valores firmes.
Izabela Ferreira Borges 11/04/2020minha estante
Li esse livro recentemente, fiquei besta em como a história é bem desenvolvida.

Edy 11/04/2020minha estante
Sim!! Maravilhosa!!

Hildeberto 12/09/2016

Século XII, Idade Média.

O rei da Inglaterra ainda é soberano sobre boa parte do território francês. Uma das monarquias mais fortes da cristandade sofre um forte abalo quando o rei Henrique I morre sem deixar herdeiros masculinos.

Instaura-se a guerra civil pelo trono entre sua filha Matilde e seu irmão Estevão.

Esse é o cenário do romance "Os Pilares da Terra", de Ken Follet, que se desenvolve entre os anos de 1123 e 1174. Romance histórico extenso, que requer bastante folêgo, sob esse pano de fundo aborda a construção da catedral de Kingsbridge. É a partir desse ponto que o autor desenvolve toda a trama.

Para isso, lança mão de diversos personagens. Philip e Waleran representam a Igreja Católica, no que há de melhor e de pior. William, Aliena e suas respectivas famílias representam a nobreza do reino, novamente pondo em contraste aspecto elogiosos com outros depreciativos. Tom, o Construtor, representa a plebe (ou, mais precisamente, uma classe média de artífices). Ellen e Jack, são os personagens que fogem do padrão usual, representando uma bruxa e um artista. Além disso. Aliena e Ellen são duas personagens que estabelecem a mulher como sujeitos ativos da história, indo de encontro a ideia estereotipada de que na Idade Média as mulheres eram apenas seres submissos.

Com esse enredo e esses personagens principais, muita coisa acontece durante os 51 anos da narrativa. Com sua leitura, é possível imaginar um cenário medieval de forma realística e conhecer os diversos aspectos do período de forma lúdica. A edição da Editora Rocco é impecável, com capa dura, papel muito agradável para a leitura, boa diagramação, etc. Tudo isso torna o livro bastante interessante. A forma de escrita de Ken Follet também é bastante agradável.

Mas, embora considere que os aspectos positivos são superiores aos negativos, não poderia deixar de expor alguns pontos que não me agradaram. O primeiro diz respeito ao estilo da narrativa. Todo o livro é escrito com uma narrativa em terceira pessoal. Não tenho nenhum problema específico com isso, mas acho que tal escolha prejudicou o desenvolvimento do livro, o que nos leva ao segundo ponto de crítica, que diz respeito as personagens.

Embora tenha desenvolvido diversas personagens interessantes e tentado estabelecer uma personalidade peculiar para cada uma, o autor fracassa quando se trata de profundidade. Talvez tenha sido o aspecto que mais me decepcionou no livro, pois considerando a extensão da obra, esperava que cada personagem fosse mais bem desenvolvida. Porém, o autor apenas usa adjetivos para descreve-las (por exemplo: Philipe era inteligente; Ellen, misteriosa; William, violento; etc) e a partir daí cria uma série de fatos para corresponder a essa descrição. O efeito colateral disto é que todos os personagens se tornam monolíticos, sendo ou do bem ou do mal, o que ao meu ver os deixa bastante rasos (talvez, e não muito seguramente, William seja uma exceção). Mas o pior de tudo, o que me remete a crítica da narração em terceira pessoa, é que embora ele alterne a centralidade da narrativa entre os personagens, Follet não esboça uma mínima mudança na forma como escreve os capítulos. Ou seja, tanto para os "mocinhos" como para os "vilões" ele escreve da mesma forma, mudando apenas os acontecimentos (mocinhos fazem coisas boas - sempre - e vilões fazem coisas más - sempre). Isto é uma fraqueza muita grande do livro.

Por fim, minha terceira e última crítica diz respeito sobre a extensão do livro. Nenhum problema que o livro tenha 942 páginas, pelo contrário, é louvável em um mercado editorial que preza por livros menores e mais vendáveis. Porém, em algumas partes, Follet adotou um esquema de "encher linguiça". Alguns capítulos são extremamente enfadonhos e, de certo modo, desnecessários. Poderiam ter sido suprimidos sem prejuízo a estória. Visto que ele não quis se aprofundar muito nos personagens, talvez desse até uma maior dinamicidade no livro. Sem essas partes "desnecessárias", o livro permaneceria com umas 700 páginas. Se não fosse pela parte final, eu lhe teria dado menos estrelas.

E, não como crítica, mas como acréscimo ao que eu disse antes, as cenas de sexo são ridículas.

Embora esta resenha tenha se dedicado mais as críticas do que aos elogios, considero "Os Pilares da Terra" um bom livro. Por sua extensão, talvez não seja para todos os públicos e gostos. Mas a história é interessante, o autor escreve de forma aprazível, pode-se aprender muita coisa sobre a idade média, a Igreja Católica, a formação da monarquia Inglesa, etc... Como fã do gênero, aconselharia o livros para outros amantes de romances históricos e da Idade Média. E para uma pessoa curiosa, por que não? Afinal de contas, com todos os seus defeitos "Os Pilares da Terra" ainda é um livro muito superior a boa parte das publicações de ficção existente. Mas é um livro para quem tem paciência. Aqueles que se identificarem com isso, não se arrependerão se fizerem a leitura, pois ela é bastante prazerosa (tirando algumas partes meio tediosas, é claro).
Luna 08/03/2017minha estante
undefined

Dani Naza 05/06/2017minha estante
adorei a resenha

Wania Cris 29/09/2021

Tava com tempo o Follett...
Inglaterra, meados do século XII. Em uma terra abalada por sangrentas batalhas pela sucessão ao trono de Henrique I, um homem luta contra tudo e todos para levar a cabo a minuciosa construção de uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Ao redor da igreja e de seus personagens, forma-se um mosaico de um tempo conturbado, varrido por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural.

Parece interessante e tinha tudo pra ser mesmo, mas não consegui me conectar com personagem nenhuma! Mesmo as mais promissoras se tornaram mais do mesmo, perdidas no loop infinito que é essa trama.

Se apertar muito, termino por dar 2,5 estrelas e ainda fica bem pago...
Haddie 29/09/2021minha estante
Quero ler esse! Só assisti a minissérie ?

Wania Cris 29/09/2021minha estante
É uma estória grandiosa. Não funcionou muito bem pra mim, mas desejo que seja fantástica pra ti.

Lanny 16/09/2022

Justifica o título de Clássico
Gostei muito da história, dos personagens, da narrativa e do desfecho dos 🤬 #$%!& que eram ruins a troco de nada.

Só faltou o bispo se ferrar um pouquinho mais. Mas tudo bem. William se ferrou de vermelho, branco e azul, então tá legal.

Me animei a ler outras obras do Ken Follet, mas devo escolher com cautela
Cris.Aguiar 18/09/2022minha estante
Vai para Mundo Sem Fim!!!

Depois pegue a trilogia do Século

Lanny 18/09/2022minha estante
Vou procurar a sinopse. Obrigada

Rafa 04/11/2021

Magnífico
A construção da história é repleta de personagens marcantes, com uma trama bem costurada e ambientação primorosa. Apesar de contar com mais de 900 páginas, em momento algum a leitura torna-se maçante, pelo contrário.
Roberta 16/11/2021minha estante
Quero ler?

Rafa 17/11/2021minha estante
Vale a pena as quase 1.000 páginas. Mto bom! ???

Suzi 06/10/2019

Que livro!!!
Sem palavras para descrever o quanto gostei desse livro!! O autor te envolve de um modo que você se sente ali, vivendo e participando dos momentos como um personagem.

A história central se baseia na construção de uma igreja e nos vários núcleos de personagens gravitando em volta com seus sonhos, conspirações, intrigas pessoais e políticas. Numa época onde impera a lei do mais esperto, do mais forte e de quem tem mais influência.

Se preparem para grandes emoções. Foram muitas como raiva, aflição, tristeza, revolta, alívio, ternura etc.
Vivi.Montarde 07/10/2019minha estante
Tb amei esse livro! ? um dos meus preferidos. Li já faz uns 10 anos, mas lembro de muita coisa, muitos detalhes, de tanto que me marcou na época.

Suzi 08/10/2019minha estante
Muito bom mesmo né? Agora estou lendo O mundo sem fim. Quero ler tudo dele rs.

Lari 11/12/2009

Estou pasma. Estupefata. Aturdida. Assombrada.

Sem palavras para descrever esta história.

Ken Follett tem uma mente brilhante; não compreendo como alguém poderia ter criado uma história tão assustadoramente perfeita. E sua curiosidade para saber o que acontecerá começa na primeira linha, literalmente.

É incrível como ele coloca os fatos para nós, gerando um grande impacto, e depois a explicação vem como peça de um quebra-cabeça, você ainda mais chocado - ou por não ter pensado naquela solução ou porque ela é tão perfeitamente elaborada que te deixa extasiado.

É incrível também a capacidade do escritor de criar personagens tão sólidos, reais. Entre os personagens, o que eu mais gostei foi o Jack *-*. Quando criança, era um garoto meio esquisito, diferente, porém esperto. Mas quando ele cresce, torna-se um rapaz esbelto, cativante, apaixonante, corajoso, e destaca-se por sua inteligência, esperteza, humildade.

A história toda é feita de revoltas, traição entre reinados, famílias, ódio e amor entre todos os personagens, justiça, como também, injustiça durante a Idade Média européia.

É interessante como a história começa e termina; começa com um fato e termina com a explicação deste.

Só quem leu pode dizer o quanto a história é boa !

Quero reler estes dois livros mais para frente. Vai deixar saudade...!
Têco 02/10/2012minha estante
De uma leitura garantida ficou ainda mais expectada! Valeu!

Guy 29/03/2016minha estante
Gostei do seu posicionamento e corroboro pois já o início do livro é intrigante. Vale sua opinião também para a trilogia que começa pela Queda de Gigantes do mesmo autor. Valeu.