Aventuras na História Nº 76 (Novembro de 2009)

Aventuras na História Nº 76 (Novembro de 2009) Abril

Resenhas - AVENTURAS NA HISTÓRIA nº 76

z..... 02/05/2020

Novembro de 2009
A reportagem de capa, sobre o Padre Cícero, é uma ilustração ao jogo de interesses escusos. Outrora condenado pela liderança católica, agora tem reavaliação para processos de beatificação e canonização.
Segundo o texto, foi excomungado por ter incentivado fanatismo, o que passou a ocorrer na visão de milagreiro que se espalhou quando certa beata teve a hóstia transformada em sangue.
Outro fator importante foi sua liderança de extrema popularidade e carisma, de grande influência política na região. O texto informa que Padre Cícero foi prefeito e vice-governador no Ceará.
Um e outro aspecto, no sentido prático, preocupou aos interesses da igreja, com desdobramentos que em verdade fugiam ou afetavam sua hierarquia. Afinal, lá em Roma que decidem e desejam ter o controle de quem é ou não é santo, não o povo, e tudo que se projeta fora dessa autoridade é condenado, principalmente pela perda de seguidores. Interesses como esse levaram a condenação e afastamento do padre de seu sacerdócio.
Hoje os interesses são outros e, conforme frase atribuída a bispo da região, "o padre Cícero é um antivírus contra os evangélicos". Esses são os interesses atuais.
Os romanos de hoje seguem os passos dos romanos do passado, absorvendo paganismo de prestígio popular para fortalecer seu domínio e interesses.
Se quisermos saber o que é desejo de Deus, só examinarmos os Evangelhos. Já dizia Jesus Cristo: "Examinai as escrituras, porque são elas que de mim testificam", em João 5:39.
Escrevi mais opinando do que reproduzindo a essência da reportagem. Cada um tem seu pensamento e isso foi o que a leitura instigou...

A revista citou a Bíblia na reportagem "Profissão: da vida" sobre a caracterização das prostitutas ao longo da história. Raabe foi citada e ela havia sido prostituta em Jericó.
Reportagem interessante, mas vou escrever devaneios...
Se lermos o capítulo 1 do Evangelho de Mateus vamos encontrar seu nome na genealogia de Jesus. Isso mesmo, ela é mencionada entre os ancestrais de Maria e José e o fato mostra a grandiosidade transformadora de Deus. Nessa genealogia encontramos referências a cinco mulheres e Raabe é uma delas. No contexto de época era desprezada por ter sido prostituta, por ser estrangeira e as mulheres não terem representatividade nos estudos genealógicos. Graças a Deus por seu grandioso amor transformador, de visão única para cada pessoa em grandioso plano!

Gostei também da seção "História ilustrada" com enfoque no muro de Berlim. Interessante os relatos das pessoas que se encontraram, dos dois lados, na queda do muro.
Uma mesma cidade, mas transformações profundas diferenciaram os cidadãos em pouco mais de duas décadas.

"Essa tal proclamação da República", de Edson Veiga, é obra que deixo em registro como desejo de leitura. Traz histórias pitorescas e curiosas sobre o fim da monarquia e estabelecimento republicano. É direcionada a jovens leitores, mas parece divertida para todos.

Leitura na quarentena...