O Urso

O Urso Nicolau Liescov

Resenhas - O Urso

Ana 14/05/2022

Humor e Drama
O Urso e outras histórias com a tradução da maravilhosa Tatiana Belinky.
Virei fã de Tatiana quando li seu livro de memórias em 1997. Sua escrita é a coisa mais apaixonante!
Pena que ela nos deixou em 2013. Bem, vamos ao livro. São três longos contos do russo Nicolau Liescov, um autor do século 19.
Os contos presentes nessa edição da Scipione são :
1.O urso
2.A pulga de aço
3.A sentinela.
Difícil dizer qual dos três gostei mais, porém afirmo que o conto do urso, o primeiro, é lindo e emocionante e fala de como uma demonstração de afeto sincera pode amolecer o mais duro coração de pedra.
O segundo conto, A pulga de aço, é meio que uma sátira sobre os costumes de uma Rússia imperial, ainda predominantemente rural, supersticiosa e atrasada em relação ao restante da Europa, apesar de o nacionalismo russo ser muito difundido na época. Ah, e é um conto cheio de humor, mas o final é bem triste. Pobre artesão! Pelo tamanho, é quase uma novela, mas não achei arrastado. É uma escrita deliciosa.
O último conto, A sentinela, é triste pois mostra como muitas vezes uma boa ação pode acarretar uma punição severa. Uma tristeza!
Liescov mostra em suas histórias a faceta injusta de um mundo onde quem manda é quem mais pode. E quem tem juízo, obedece. Senão...
Livro perfeito.

amy.dunne 28/02/2021

Livro simples e interessante
Com uma escrita bem fluída, o livro é excelente para o público infantojuvenil, trazendo boas reflexões sociais.

Inlectus 18/04/2009

Divetido.
Leitura gradavel, que distrai bem.